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Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção correta acerca da função social e política da escola, segundo Durkheim.
A formação do intelectual orgânico é a função da escola, que é um espaço de luta pela hegemonia da sociedade.
A escola reproduz as relações de exploração da sociedade capitalista e é considerada um aparelho ideológico do Estado.
A formação de trabalhadores mais qualificados para o desenvolvimento econômico da sociedade é a função primordial da escola.
A escola tem a função de contribuir para a adaptação dos indivíduos à sociedade por meio da transmissão de valores dominantes.
Para os autores, esse fato ilustra a existência de
conflito religioso.
diversidade religiosa.
intolerância religiosa.
divergência entre cultos.
disputas religiosas.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Uma escola pública de ensino fundamental está passando por alguns problemas de violência, como desrespeito dos alunos aos professores e funcionários e agressões verbais e corporais entre alunos. Para resolver essa situação de forma duradoura e conseqüente, é indispensável:
solicitar ao sistema policial uma viatura permanentemente na escola.
passar uma determinação a todos os alunos, alertando-os sobre a medida de transferência a outras instituições de quem não obedecer às normas de bom convívio.
impor normas mais rígidas de conduta aos alunos.
ouvir professores, alunos e a comunidade como um todo, para que possa ser traçado um projeto coletivo visando o enfrentamento do problema.
treinar profissionais para fiscalizar permanentemente os alunos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para as questões 36 e 37
Em um mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, o ato de estar formando para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. De fato, tal ação significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; participar socialmente de forma prática e solidária; ser capaz de elaborar críticas e propostas.
A partir das idéias do texto, assinale a opção incorreta.
Uma proposta pedagógica com abertura para as questões sociopolíticas colabora na concepção de uma escola comprometida com o aspecto social.
Não trabalhar os temas transversais como proposta escolar impossibilita a promoção do enfrentamento de problemas de diferentes naturezas.
Ações de solidariedade no espaço escolar proporcionam a tomada de consciência e a abertura para o compromisso com o próximo.
Não é papel da escola formar cidadãos críticos e comprometidos com a realidade social.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Texto para as questões 36 e 37
Em um mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, o ato de estar formando para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. De fato, tal ação significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; participar socialmente de forma prática e solidária; ser capaz de elaborar críticas e propostas.
Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta.
A tradição escolar que compartimenta as disciplinas em atividades padronizadas sem relacioná-las com contextos reais necessita ser repensada para atender às necessidades educacionais atuais.
A mudança de atitude diante da passividade depende exclusivamente do educando e não, dos métodos de ensino e de uma nova sintonia entre a escola e a realidade.
As alterações na forma de ensino dependem exclusivamente dos professores e das metodologias utilizadas em sala de aula, e, a partir da mudança de postura desse profissional, a escola estará comprometida com a contemporaneidade.
Atitudes e compromissos sociais não devem ser ensinados na escola, pois fazem parte da capacidade individual do educando e dependem de seu livre arbítrio. A única instituição capaz de transformar essas atitudes é a família.
Segundo Candau (2001), para enfrentar a violência é necessário promover, em todos os âmbitos da vida, uma cultura dos direitos humanos. De acordo com o pensamento da autora, no ambiente escolar essa cultura é promovida por meio de:
medidas de caráter repressivo e punitivo baseadas na vigilância.
pedagogias que tornem o cotidiano educacional um mundo auto-referido.
metodologia que enfatiza a sensibilização e o saber socialmente construído.
ações investigativas tendo a segurança como foco, visando a preservar os alunos.
projetos que objetivem equipar e proteger as escolas das ações depredadoras.
A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Sendo assim, é lícito afirmar que
para propiciar um ambiente acolhedor é importante que o professor elimine os conflitos, as disputas e as divergências existentes em sala de aula.
de forma alguma é bom propiciar situações de conversa, brincadeiras ou aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, pois estas aumentam a confiança e a auto–estima.
a interação social não é facilitada quando se garante a proximidade de crianças com interesses e níveis de desenvolvimento semelhantes e com idades diferentes.
é tarefa do professor individualizar aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, sociais, emocionais e cognitivas.
as crianças se desenvolvem em situações de interação social, nas quais conflitos e negociação de sentimentos, idéias e soluções são elementos indispensáveis.
Uma sala de aula inspirada por essa afirmação de Oswald seria lugar de:
Raul e Júlio têm 5 anos e estão brincando de polícia e ladrão no pátio de uma instituição de Educação Infantil.
— Polícia e ladrão: mãos para o alto! Você é polícia? (Raul)
— Não. Eu sou ladrão! (Júlio)
— Por quê? (professora)
— Eu acho mais divertido. Ladrão tem carro e é rico! (Júlio)
A partir desse diálogo, que conclusão deve nortear o trabalho da professora?
O espaço/ambiente da Educação Infantil é fundamental para a qualidade da ação educativa. Uma das estratégias é a organização de áreas de atividades diversificadas (cantinhos). Com um espaço semi-aberto de atividades, o educador tem a possibilidade de circular entre as crianças dando atenção individualizada. Esses cantinhos permitem a realização de atividades como a roda de conversa, a hora da história, o teatro espontâneo, a construção com blocos, entre outros, e possibilitam que a criança:
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