Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Assinale a opção correta acerca da função social e política da escola, segundo Durkheim.

  • A.

    A formação do intelectual orgânico é a função da escola, que é um espaço de luta pela hegemonia da sociedade.

  • B.

    A escola reproduz as relações de exploração da sociedade capitalista e é considerada um aparelho ideológico do Estado.

  • C.

    A formação de trabalhadores mais qualificados para o desenvolvimento econômico da sociedade é a função primordial da escola.

  • D.

    A escola tem a função de contribuir para a adaptação dos indivíduos à sociedade por meio da transmissão de valores dominantes.

Para os autores, esse fato ilustra a existência de

  • A.

    conflito religioso.

  • B.

    diversidade religiosa.

  • C.

    intolerância religiosa.

  • D.

    divergência entre cultos.

  • E.

    disputas religiosas.

Uma escola pública de ensino fundamental está passando por alguns problemas de violência, como desrespeito dos alunos aos professores e funcionários e agressões verbais e corporais entre alunos. Para resolver essa situação de forma duradoura e conseqüente, é indispensável:

  • A.

    solicitar ao sistema policial uma viatura permanentemente na escola.

  • B.

    passar uma determinação a todos os alunos, alertando-os sobre a medida de transferência a outras instituições de quem não obedecer às normas de bom convívio.

  • C.

    impor normas mais rígidas de conduta aos alunos.

  • D.

    ouvir professores, alunos e a comunidade como um todo, para que possa ser traçado um projeto coletivo visando o enfrentamento do problema.

  • E.

    treinar profissionais para fiscalizar permanentemente os alunos.

Texto para as questões 36 e 37

 

Em um mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, o ato de estar formando para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. De fato, tal ação significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; participar socialmente de forma prática e solidária; ser capaz de elaborar críticas e propostas.

A partir das idéias do texto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Uma proposta pedagógica com abertura para as questões sociopolíticas colabora na concepção de uma escola comprometida com o aspecto social.

  • B.

    Não trabalhar os temas transversais como proposta escolar impossibilita a promoção do enfrentamento de problemas de diferentes naturezas.

  • C.

    Ações de solidariedade no espaço escolar proporcionam a tomada de consciência e a abertura para o compromisso com o próximo.

  • D.

    Não é papel da escola formar cidadãos críticos e comprometidos com a realidade social.

Texto para as questões 36 e 37

 

Em um mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, o ato de estar formando para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos. De fato, tal ação significa: saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; enfrentar problemas de diferentes naturezas; participar socialmente de forma prática e solidária; ser capaz de elaborar críticas e propostas.

Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta.

  • A.

    A tradição escolar que compartimenta as disciplinas em atividades padronizadas sem relacioná-las com contextos reais necessita ser repensada para atender às necessidades educacionais atuais.

  • B.

    A mudança de atitude diante da passividade depende exclusivamente do educando e não, dos métodos de ensino e de uma nova sintonia entre a escola e a realidade.

  • C.

    As alterações na forma de ensino dependem exclusivamente dos professores e das metodologias utilizadas em sala de aula, e, a partir da mudança de postura desse profissional, a escola estará comprometida com a contemporaneidade.

  • D.

    Atitudes e compromissos sociais não devem ser ensinados na escola, pois fazem parte da capacidade individual do educando e dependem de seu livre arbítrio. A única instituição capaz de transformar essas atitudes é a família.

Segundo Candau (2001), para enfrentar a violência é necessário promover, em todos os âmbitos da vida, uma cultura dos direitos humanos. De acordo com o pensamento da autora, no ambiente escolar essa cultura é promovida por meio de:

  • A.

    medidas de caráter repressivo e punitivo baseadas na vigilância.

  • B.

    pedagogias que tornem o cotidiano educacional um mundo auto-referido.

  • C.

    metodologia que enfatiza a sensibilização e o saber socialmente construído.

  • D.

    ações investigativas tendo a segurança como foco, visando a preservar os alunos.

  • E.

    projetos que objetivem equipar e proteger as escolas das ações depredadoras.

A interação social em situações diversas é uma das estratégias mais importantes do professor para a promoção de aprendizagens pelas crianças. Sendo assim, é lícito afirmar que

  • A.

    para propiciar um ambiente acolhedor é importante que o professor elimine os conflitos, as disputas e as divergências existentes em sala de aula.

  • B.

    de forma alguma é bom propiciar situações de conversa, brincadeiras ou aprendizagens orientadas que garantam a troca entre as crianças, pois estas aumentam a confiança e a auto–estima.

  • C.

    a interação social não é facilitada quando se garante a proximidade de crianças com interesses e níveis de desenvolvimento semelhantes e com idades diferentes.

  • D.

    é tarefa do professor individualizar aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, sociais, emocionais e cognitivas.

  • E.

    as crianças se desenvolvem em situações de interação social, nas quais conflitos e negociação de sentimentos, idéias e soluções são elementos indispensáveis.

Uma sala de aula inspirada por essa afirmação de Oswald seria lugar de:

  • A. atividades sistemáticas de leitura de textos apropriados à criança
  • B. encontro e interlocução, onde diferentes leituras são interpretadas
  • C. valorização exclusiva da oralidade em detrimento da leitura.
  • D. promoção de atividades lúdicas que mobilizem a imaginação.
  • E. ênfase no treinamento motor, o que é fundamental para a escrita

Raul e Júlio têm 5 anos e estão brincando de polícia e ladrão no pátio de uma instituição de Educação Infantil.

— Polícia e ladrão: mãos para o alto! Você é polícia? (Raul)

— Não. Eu sou ladrão! (Júlio)

— Por quê? (professora)

— Eu acho mais divertido. Ladrão tem carro e é rico! (Júlio)

 A partir desse diálogo, que conclusão deve nortear o trabalho da professora?

  • A. É provável que essa brincadeira exemplifique o real da vida deles, pois traz personagens que fazem parte do contexto social da vida cotidiana
  • B. Os meninos em questão estão querendo desafiar a autoridade da professora por brincarem com um tema inadequado
  • C. Trata-se de uma brincadeira inocente, já que a criança dessa faixa etária ainda não percebe com clareza o que acontece no social mais amplo.
  • D. Júlio não conhece as regras da brincadeira tradicional de polícia e ladrão, sendo preciso que a professora esclareça para ele o que vale e o que não vale
  • E. A escolha da brincadeira provavelmente foi aleatória, tendo em vista que nessa faixa etária eles imitam muito o colega no brincar

O espaço/ambiente da Educação Infantil é fundamental para a qualidade da ação educativa. Uma das estratégias é a organização de áreas de atividades diversificadas (cantinhos). Com um espaço semi-aberto de atividades, o educador tem a possibilidade de circular entre as crianças dando atenção individualizada. Esses cantinhos permitem a realização de atividades como a roda de conversa, a hora da história, o teatro espontâneo, a construção com blocos, entre outros, e possibilitam que a criança:

  • A. pense de maneira sistematizada a respeito de diferentes áreas do conhecimento, desenvolvendo, assim, o raciocínio lógico.
  • B. elabore comportamentos menos agressivos em relação às outras crianças, o que irá facilitar o planejamento do educador.
  • C. observe as atividades que estão sendo realizadas pelas outras crianças, para que construa um referencial de comportamento.
  • D. trabalhe individualmente, o que vai contribuir para a construção de sua identidade e para o seu desenvolvimento emocional.
  • E. interaja com pequenos grupos, permitindo a criação de um enredo comum nas brincadeiras, aumentando a troca e desenvolvendo a linguagem.
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