Questões sobre Relação de Educação e Sociedade

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Uma das maiores dificuldades encontradas pelos educadores de Educação Infantil está relacionada à dificuldade de contato com a família das crianças, pois desconhecem os arranjos familiares e a realidade vivida pelas crianças atendidas pela escola. Por isso, uma justificativa comum aos "insucessos" escolares é a de que a criança vive no seio de uma família "desestruturada". Ao usar este termo, o educador evoca a:

  • A. existência de uma cultura de violência no interior da família.
  • B. organização familiar distante do modelo nuclear de família
  • C. falta de condições financeiras da família.
  • D. falta de estrutura habitacional da família.
  • E. ausência de regras a serem seguidas pela criança

Maria, 5 anos de idade, vai de casa para a escola vendo diversas informações escritas, como as placas de trânsito, outdoors, nomes de lojas, cartazes de ofertas, números de casas, ela quer entender o que se esconde atrás deste misterioso código. A instituição de educação infantil deve assegurar

  • A.

    um alcance homogêneo e simultâneo por parte das crianças, apropriando-se da leitura e da escrita.

  • B.

    a infância, não possibilitando um contato da criança com a leitura e a escrita, pois levam à escolarização precoce.

  • C.

    apenas as práticas discursivas orais, priorizando sempre a realização das rodas de conversas, de leituras orais e silenciosas.

  • D.

    o direito da criança de manter contato com a escrita, mas esse contato não deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais.

  • E.

    o direito da criança de manter contato com a escrita, e esse contato deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais.

Estudos do historiador Philiphe Áries, relatam as diversas transformações ocorridas, através dos séculos, no olhar e na compreensão que se tem acerca da infância. Na sociedade medieval, por exemplo, o alto índice de mortalidade infantil era considerado "normal" e a criança que conseguia sobreviver era imediatamente inserida no mundo adulto, não existindo, portando uma consciência da particularidade infantil, aquela que distingue a criança do adulto. Com isso, pode-se concluir que a concepção de infância é determinada histórica, social e culturalmente. Hoje, a concepção de infância que embasa a ação pedagógica na Educação Infantil entende a criança como:

I - um ser em maturação biológica que se tornará alguém quando deixar de ser criança;

II - um sujeito histórico e social, que se constrói nas relações, produz cultura e é por ela produzido;

III - alguém que tem uma natureza singular, sentindo e pensando o mundo de um jeito muito próprio;

IV - sujeito que necessita de cuidados especiais, pois ainda não desenvolveu uma racionalidade própria.

Está(ão) correta(s), apenas, a(s) afirmativa(s):

  • A. II
  • B. IV
  • C. I e IV
  • D. II e III
  • E. I, II e III

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando o pensamento pedagógico existencialista é correto afirmar:

  • A.

    O ensino é meritocrático e conteudista, requerendo disciplina e esforço por parte do aluno.

  • B.

    A tarefa da educação consiste em afirmar a existência concreta da criança, aqui e agora. A existência do ser humano não é igual à de outra coisa qualquer. Sua existência está sendo, se formando; não estática.

  • C.

    O método é o da exposição oral dos conteúdos, pressupondo-se que todos os alunos tenham a capacidade racional de aprendê-los e assimilá-los.

  • D.

    A função política da escola é reproduzir a estrutura social, através da transmissão de conhecimentos e valores estabelecidos historicamente na sociedade.

O Desenvolvimento Organizacional tem seus fundamentos na confluência de conhecimentos oriundos da Psicologia Social, Educação e da Teoria dos Sistemas. Foi influenciado pela orientação sociotécnica do Instituto Tavistock de Relações Humanas.

A respeito de suas características, analise as afirmativas a seguir:

I - visão de mudança como um processo contínuo, a longo prazo, planejado e sustentado por natureza;
II - estímulo à competitividade; educação voltada para os aspectos instrumentais e racionais do trabalho;
III - educação para as exigências do mercado; monitoramento através do controle e da predição;
IV - foco na organização como um todo; utilização de agentes de mudança da organização; melhoria dos processos grupais.

Entre as suas características de intervenção estão somente:

  • A.

    I;

  • B.

    IV;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    I, II, III e IV;

  • E.

    nenhuma.

Considerando o impacto das megatendências globais, vemos a substituição de uma economia baseada na manufatura e na exploração de recursos naturais para uma economia baseada no valor do conhecimento, na informação e na inovação. Muitas organizações estão promovendo modificações em sua cultura visando:

  • A.

    maior autonomia, participação e comprometimento das pessoas;

  • B.

    ênfase na eficiência da produção, no método e na rotina;

  • C.

    departamentalização funcional para assegurar a especialização;

  • D.

    estabelecimento de mecanismos de controle mais eficazes e maior probabilidade de manifestação da criatividade;

  • E.

    ênfase nos meios e procedimentos.

A perspectiva humanista da hierarquia das necessidades de Maslow supõe que a segunda classe de incentivos que sucede a primeira na hierarquia motivacional numa situação de trabalho consiste em necessidades:

  • A.

    fisiológicas;

  • B.

    de sobrevivência material;

  • C.

    de auto-realização;

  • D.

    de reconhecimento social;

  • E.

    de segurança.

Um projeto de desenvolvimento de equipes tomou como referência os aspectos motivacionais do trabalho. A teoria das necessidades socialmente adquiridas de McClelland identificou três necessidades que os trabalhadores desenvolvem:

  • A.

    de auto-estima, de segurança e de afiliação;

  • B.

    de realização, de poder e de afiliação;

  • C.

    de desenvolvimento, de poder e de assumir responsabilidades;

  • D.

    de recompensas, do estabelecimento de metas e de recompensas intrínsecas ao trabalho;

  • E.

    de recompensas simbólicas como prestígio, reconhecimento e respeito.

Como um especialista em relações, o Orientador Educacional exercerá uma ação globalizadora na Escola e na Comunidade, EXCETO quando:

  • A.

    incorporar-se na luta coletiva de todos os profissionais da educação pela melhoria da escola.

  • B.

    resgatar a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem.

  • C.

    agir corporativamente, preocupando-se apenas como o que lhe é específico.

  • D. preocupar-se mais com as semelhanças do que com as diferenças entre sua atuação e a dos demais profissionais.
  • E.

    Redefinir sua atuação na relação escola-famíliacomunidade , enfatizando o aspecto político.

Analise as descrições das políticas públicas a seguir.

I – Em matéria de organização e administração educacional, houve sustento em poderosos movimentos internacionais da administração para o desenvolvimento da economia da educação, das teorias do capital humano e do investimento econômico no ser humano.

II – A avaliação tornou-se um tema popular nas organizações intergovernamentais de cooperação técnica.

III – O histórico debate entre os defensores da educação pública e os que defendiam a educação privada aprofundou-se.

IV – Deu-se uma crescente produção científica no campo da educação, com um rico processo de aprendizagem e amadurecimento para estudiosos e especialistas, gerando um profícuo debate sobre os fundamentos epistemológicos de teorias e práticas de gestão.

É correto afirmar que a descrição:

  • A.

    I corresponde ao momento da economia da educação e a II diz respeito ao momento da ordem e do progresso.

  • B.

    I descreve o momento da ordem e do progresso e a III, o momento da colonização.

  • C.

    II refere-se ao momento da construção democrática e a III, ao momento dos Pioneiros da Educação.

  • D.

    III está ligada ao momento da economia da educação e a IV, ao momento da aldeia global.

  • E.

    IV diz respeito ao momento da construção democrática e a II, ao momento da aldeia global.

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