Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O que é conhecimento? Como aprendemos? Como conhecemos? Para Piaget “o nível de competência intelectual do sujeito, em um determinado momento de seu desenvolvimento, dependeria de seus esquemas, do número dos mesmos e da maneira como se combinam e se coordenam entre si”. Assim, ele destaca que o desenvolvimento cognitivo no sujeito é uma sucessão de estágios e subestágios, nos quais os esquemas se organizam e combinam entre si, formando estruturas. Considerando os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, relacione as colunas a seguir.

I. Estágio sensório-motor.

II. Estágio pré-operatório.

III. Estágio operatório-concreto.

IV. Estágio operatório-formal.

( ) O sujeito abandona a presença e a manipulação dos objetos concretos. A linguagem e afetividade estão em contínuo desenvolvimento, sendo que o sujeito busca agora, construir e respeitar valores morais e sociais.

( ) Neste estágio, a criança conhece o mundo através da manipulação, ou seja, conquista através da percepção e dos movimentos do universo que a cerca.

( ) Esse período é caracterizado pelo início da construção lógica, ou seja, consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um objetivo, revertendo-se para seu início.

( ) Esse período para Piaget, é marcado pelo surgimento da linguagem, o que acarretará modificações significativas nas áreas intelectual, afetiva e social.

A sequência está correta em

  • A.

    IV, I, III, II

  • B.

    VI, III, II, I

  • C.

    II, I, IV, III

  • D.

    I, IV, III, II.

  • E.

    III, I, IV, II

Partindo da concepção de educação emocional para a gestão de pessoas, segundo Goldeman, julgue os seguintes itens.

Mesmo na perspectiva da inteligência emocional, a emoção não se deve sobrepor à razão; deve-se buscar o equilíbrio entre ambas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Partindo da concepção de educação emocional para a gestão de pessoas, segundo Goldeman, julgue os seguintes itens.

A empatia ou sintonia pessoal e a sensibilidade social são elementos constitutivos da inteligência interpessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Partindo da concepção de educação emocional para a gestão de pessoas, segundo Goldeman, julgue os seguintes itens.

O controle emocional e a habilidade em propiciar relacionamentos harmoniosos caracterizam a inteligência intrapessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Partindo da concepção de educação emocional para a gestão de pessoas, segundo Goldeman, julgue os seguintes itens.

A inteligência emocional não é genética, visto que as habilidades relacionadas a essa inteligência são mais aprendidas que inseridas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às dimensões da organização e da gestão da sala de aula, julgue os próximos itens.

A consolidação e o aprimoramento dos conhecimentos e habilidades podem acontecer em qualquer etapa do processo didático, podendo ser reprodutiva, de generalização e criativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

O professor que busca promover a criatividade dos estudantes em sala de aula encoraja-os a aprender de forma independente, motiva-os a dominar o conhecimento factual e leva em conta sugestões e questões por eles propostas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

O behaviorismo radical é caracterizado como uma filosofia monista e materialista, na medida em que entende o corpo (e todas as ações humanas) e o ambiente como elementos inseparáveis, constituídos de uma só natureza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Para Wallon, o primeiro ano de vida de uma criança é caracterizado por uma inteligência sensoriomotora, essencialmente prática, que se apoia em percepções e movimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

Para Piaget, a capacidade de aprendizagem depende do nível de desenvolvimento cognitivo da pessoa, uma vez que a possibilidade de um estudante realizar uma determinada aprendizagem está limitada por seu nível de competência cognitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...