Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O que é conhecimento? Como aprendemos? Como conhecemos? Para Piaget o nível de competência intelectual do sujeito, em um determinado momento de seu desenvolvimento, dependeria de seus esquemas, do número dos mesmos e da maneira como se combinam e se coordenam entre si. Assim, ele destaca que o desenvolvimento cognitivo no sujeito é uma sucessão de estágios e subestágios, nos quais os esquemas se organizam e combinam entre si, formando estruturas. Considerando os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, relacione as colunas a seguir.
I. Estágio sensório-motor.
II. Estágio pré-operatório.
III. Estágio operatório-concreto.
IV. Estágio operatório-formal.
( ) O sujeito abandona a presença e a manipulação dos objetos concretos. A linguagem e afetividade estão em contínuo desenvolvimento, sendo que o sujeito busca agora, construir e respeitar valores morais e sociais.
( ) Neste estágio, a criança conhece o mundo através da manipulação, ou seja, conquista através da percepção e dos movimentos do universo que a cerca.
( ) Esse período é caracterizado pelo início da construção lógica, ou seja, consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um objetivo, revertendo-se para seu início.
( ) Esse período para Piaget, é marcado pelo surgimento da linguagem, o que acarretará modificações significativas nas áreas intelectual, afetiva e social.
A sequência está correta em
IV, I, III, II
VI, III, II, I
II, I, IV, III
I, IV, III, II.
III, I, IV, II
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Partindo da concepção de educação emocional para a gestão de pessoas, segundo Goldeman, julgue os seguintes itens.
Mesmo na perspectiva da inteligência emocional, a emoção não se deve sobrepor à razão; deve-se buscar o equilíbrio entre ambas.Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Partindo da concepção de educação emocional para a gestão de pessoas, segundo Goldeman, julgue os seguintes itens.
A empatia ou sintonia pessoal e a sensibilidade social são elementos constitutivos da inteligência interpessoal.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Partindo da concepção de educação emocional para a gestão de pessoas, segundo Goldeman, julgue os seguintes itens.
O controle emocional e a habilidade em propiciar relacionamentos harmoniosos caracterizam a inteligência intrapessoal.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Partindo da concepção de educação emocional para a gestão de pessoas, segundo Goldeman, julgue os seguintes itens.
A inteligência emocional não é genética, visto que as habilidades relacionadas a essa inteligência são mais aprendidas que inseridas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às dimensões da organização e da gestão da sala de aula, julgue os próximos itens.
A consolidação e o aprimoramento dos conhecimentos e habilidades podem acontecer em qualquer etapa do processo didático, podendo ser reprodutiva, de generalização e criativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
O professor que busca promover a criatividade dos estudantes em sala de aula encoraja-os a aprender de forma independente, motiva-os a dominar o conhecimento factual e leva em conta sugestões e questões por eles propostas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
O behaviorismo radical é caracterizado como uma filosofia monista e materialista, na medida em que entende o corpo (e todas as ações humanas) e o ambiente como elementos inseparáveis, constituídos de uma só natureza.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Para Wallon, o primeiro ano de vida de uma criança é caracterizado por uma inteligência sensoriomotora, essencialmente prática, que se apoia em percepções e movimentos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos às teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.
Para Piaget, a capacidade de aprendizagem depende do nível de desenvolvimento cognitivo da pessoa, uma vez que a possibilidade de um estudante realizar uma determinada aprendizagem está limitada por seu nível de competência cognitiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...