Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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Para Karagiannis e Stainback, os benefícios do ensino inclusivo podem atingir todos os alunos, professores e a sociedade em geral. Por isso, segundo os autores, o principal propósito da inclusão é

  • A.

    adaptar as escolas às necessidades, aos interesses e às capacidades particulares dos alunos.

  • B.

    assegurar que os ambientes educacionais sejam adaptados, melhorados e preparados para atender a diversidade.

  • C.

    prover estratégias de aprendizagem de acordo com os aspectos cognitivos dos alunos.

  • D.

    facilitar e ajudar a aprendizagem e o ajustamento de todos os alunos.

  • E.

    romper as barreiras da ignorância e do preconceito nos espaços formais de aprendizagem dos alunos.

Mittler declara que, nos Estados Unidos, famílias da zona rural com filhos que apresentam atraso no desenvolvimento recebem apoio domiciliar de agentes comunitários para ajudar a criança a atingir determinados objetivos no desenvolvimento de suas potencialidades. O apoio domiciliar concedido às famílias fazia parte do programa

  • A.

    Booster.

  • B.

    Portage.

  • C.

    Sure Start.

  • D.

    Further Education Funding Council-Fefc.

  • E.

    Training and Enter Prise Councils-Tecs.

Mittler afirma que a maioria dos locais tem, hoje em dia, um centro de desenvolvimento da criança vinculado ao hospital, com equipes multidisciplinares, constituído por pediatra, enfermeira especialista, professoras com experiência em criança com atraso no desenvolvimento e com dificuldades. Idealmente, esses centros também podem contar com outros profissionais, tais como: fonoaudiólogos, fisioterapeutas e

  • A.

    psicólogos educacionais ou neurologistas.

  • B.

    psicólogos clínicos ou psiquiatras.

  • C.

    psicólogos clínicos ou geneticistas.

  • D.

    psicólogos ou terapeutas ocupacionais.

  • E.

    psicólogos clínicos ou educacionais.

Para Mittler, os locais destinados à primeira infância, incluindo as escolas, necessitam estar acessíveis ou mostrar planos para todos os “ajustes razoáveis” necessários para que a criança com deficiência seja identificada precocemente e receba apoio dos serviços regulares em atenção às suas necessidades. Esses serviços incluem

  • A.

    escolas maternais e classes maternais vinculadas às escolas regulares, berçários e grupos de recreação.

  • B.

    escolas especiais em tempo parcial e escolas comuns em tempo parcial.

  • C.

    escolas maternais como base e tempo parcial em classes especiais.

  • D.

    escolas comuns, apoio para o professor, apoio para atendimento pessoal e grupos de recreação.

  • E.

    escolas comuns como base e classes maternais em tempo parcial.

  • A.

    é claramente uma pesquisa de abordagem quantitativa, pois envolveu um grande número de participantes

  • B.

    é essencialmente qualitativa uma vez que utilizou-se do depoimentos que revelam a posição subjetiva dos estudantes pesquisados.

  • C.

    valeu-se de procedimentos de coleta e de análise de dados que combinam as abordagens quantitativas e qualitativas, o que é característico de uma abordagem também denominada de ‘quantiqualitativa’

  • D.

    é quantitativa e amostral sendo, portanto, representativa do que pensam todos os estudantes das diferentes regiões brasileiras.

  • E.

    é tipicamente experimental, pois as tendências apontadas pelo estudo podem ser, posteriormente, testadas e aplicadas à totalidade das escolas brasileiras.

De acordo com Mantoan, a escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa de seus alunos. Segundo a autora, esse fracasso

  • A.

    leva a escola a analisar sua forma de ensinar, o quê, o como e para quem, enfrentando os desafios postos pela evasão, repetência, discriminação, exclusão.

  • B.

    continua sendo do aluno, uma vez que a escola reluta em admiti-lo como seu e lhe atribui deficiências que são do próprio ensino ministrado por ela.

  • C.

    provoca a escola a assumir sua identidade, refletindo sobre a prática pedagógica como necessidade de se reavaliar a fim de que possa haver avanços na educação.

  • D.

    pode gerar avaliações externas com percentual de indicadores abaixo do esperado, causando forte impacto no ensino.

  • E.

    torna necessária a criação de propostas e políticas de inclusão educacional que de fato contemplem as diferenças no interior da escola.

Segundo Dermeval Saviani (2010), o “aprender a aprender” está ligado à necessidade, constante, de ampliar a(o)

  • A.

    carreira.

  • B.

    formação técnica.

  • C.

    profissionalismo.

  • D.

    formação geral.

  • E.

    empregabilidade.

Na integração escolar, o aluno tem acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da sua inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino especial. Para Mantoan, essa concepção de integração escolar é vista como

  • A.

    oportunidade de ter acesso a outros atendimentos especializados.

  • B.

    opção de atendimento educacional especializado aos serviços disponíveis.

  • C.

    estratégia de atendimento especial àqueles alunos que necessitem desse serviço.

  • D.

    inserção parcial, porque o sistema prevê serviços educacionais segregados.

  • E.

    necessária ao aluno com vistas à sua inserção na sala de aula.

De acordo com Sarmento (2008), é papel da pedagogia, acompanhando as outras ciências (filosofia, sociologia, psicologia, história etc.), criticar e rever sua postura em relação à infância, pois os estudos demonstram que existe(m)

  • A.

    uma única infância.

  • B.

    um padrão universal de infância.

  • C.

    uma inter-relação entre infância e adolescência.

  • D.

    várias infâncias.

  • E.

    uma única forma de interpretar a infância.

Mantoan declara que a exclusão escolar se manifesta das mais diversas maneiras, e quase sempre o que está em jogo é a ignorância do aluno. Para a autora, isso

  • A.

    acontece pela falta de aperfeiçoamento permanente dos profissionais da educação e do aprimoramento das práticas pedagógicas.

  • B.

    reforça a necessidade de um modelo didático-pedagógico e de gestão educacional capaz de atender as diferenças.

  • C.

    ocorre porque a escola se democratizou, abrindo-se a novos grupos sociais, mas não aos novos conhecimentos.

  • D.

    pode ser modificado buscando aliar o trabalho de fundamentação teórica com as vivências das redes de apoio à inclusão.

  • E.

    implica na melhoria das estruturas de acessibilidades físicas, materiais, financeiras e tecnológicas das escolas.

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