Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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Mantoan afirma que a escola aberta a todos é o grande alvo e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação nestes novos tempos. Mudar a escola é ter que enfrentar muitas frentes de trabalho com tarefas fundamentais para a sua realização. Na visão da autora, essas tarefas são:

I. criar estratégias de parceria entre as diversas instituições com trabalho social e comunitário, governamental e não governamental;

II. recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos;

III. garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprove a repetência;

IV. acompanhar o processo de aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais, favorecendo a interlocução dos segmentos da comunidade escolar;

V. articular a mediação entre a sala de aula com o atendimento educacional especializado, o atendimento com a saúde e assistência à família.

Está correto o contido apenas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    IV e V.

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos

presume que grande parte da responsabilidade pelo aprendizado advém do aprendente, o qual deve ser estimulado a ter autonomia no processo de planejamento e na condução de sua aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Skliar, (...) mais de cem anos de práticas enceguecidas pela tentativa de correção, normalização e pela violência institucional; instituições especiais que foram reguladas tanto pela caridade e pela beneficência, quanto pela cultura social vigente que requeria uma capacidade para controlar, separar e negar a existência da comunidade surda, da língua de sinais, das identidades surdas e das experiências visuais que determinam o conjunto de diferenças dos surdos em relação a qualquer outro grupo de sujeitos.

Esse texto denuncia

  • A.

    uma visão segregacionista.

  • B.

    uma visão inclusiva.

  • C.

    a comunicação bilíngue.

  • D.

    o respeito à individualidade.

  • E.

    a liberdade de expressão.

A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.

Entre os elementos essenciais que caracterizam a andragogia como modelo para a educação de adultos estão a participação dos alunos, a flexibilidade e o foco no processo, em substituição à ênfase no conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

O construtivismo é uma variante do cognitivismo e está centrado no princípio de que cada indivíduo constrói sua própria compreensão do mundo em que vive, sendo ela o reflexo de suas experiências pessoais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.

Na perspectiva do Pós-modernismo, que se propõe a explicar os esforços individuais para explanar o mundo real, a realidade somente emerge a partir da interpretação individual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:

  • A.

    Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (no livro "Psicogênese da Língua Escrita" de 1979) defendem que não é necessário diagnosticar o quanto os alunos já sabem antes de iniciar o processo de alfabetização.

  • B.

    Paulo Freire, grande pensador e educador, opunha-se ao que chamava de educação libertadora, onde o professor é o depositante e o aluno o depositário da educação, o que o torna incapaz de ler o mundo criticamente.

  • C.

    Célestin Freinet, desde os anos 20 do século passado, já defendia e utilizava práticas ainda hoje presentes em muitas escolas, quais sejam: construção de jornal escolar, troca de correspondências, cantinhos pedagógicos, trabalhos em grupo, aulas-passeio.

  • D.

    Howard Gardner, no livro “Estruturas da Mente: Teoria das Inteligências Múltiplas”, defende a existência de onze inteligências, e destaca a Inteligência musical no comentário: "Ter aulas de música garante aos estudantes desenvolver a inteligência musical, a noção espacial e as linguagens escrita, verbal e gestual”.

Para Carvalho, pensar em diferença ou no diferente é pensar na dessemelhança, na desigualdade, na diversidade ou, como na matemática, num grupo de elementos que não pertencem a um determinado conjunto, mas que pertencem a outros [...].

De acordo com a autora, pessoas significativamente diferentes geram impacto no “olhar” do outro, dito normal, provocando

  • A.

    sentimentos de comiseração, movimentos de cunho filantrópico e assistencialista.

  • B.

    credulidade nas relações interpessoais.

  • C.

    abismo da exclusão existente entre o velho e o novo na educação.

  • D.

    a negação do outro diante da normalidade.

  • E.

    a limitação do ser diferente nas relações interpessoais.

Segundo Mazzotta, a inclusão da “educação de deficientes”, da “educação dos excepcionais” ou da “educação especial” na política educacional brasileira vem ocorrer somente no final dos anos

  • A.

    30 e início dos anos 40.

  • B.

    40 e início dos anos 50.

  • C.

    50 e início dos anos 60.

  • D.

    60 e início dos anos 80.

  • E.

    80 e início dos anos 90.

Segundo Pearpoint, Forest e O’Brien, in Stainback, o processo de planejamento de ação cooperativa reúne os principais agentes da vida de uma criança, o aluno, sua família, seus familiares e outras pessoas importantes para discutir os sonhos e os objetivos pessoais dessa criança e da família e as maneiras de transformá-los em uma realidade. Esse processo de planejamento de ação cooperativa é conhecido por

  • A.

    MAPs – Making Action Plans.

  • B.

    PATH – Planaring Alternative Tomorrows With Hope.

  • C.

    COACH – Choosing Optins and Accomodations for Children.

  • D.

    CASE – Council of Administrators of Special Education.

  • E.

    TEACCH – Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children.

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