Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere o trecho da música abaixo, de Paula Toller.

Por que o fogo queima?

Por que a lua é branca?

Por que a terra roda?

Por que deitar agora?

Por que as cobras matam?

Por que o vidro embaça?

Por que você se pinta?

Por que o tempo passa?

O estágio definido por Piaget que pode ser depreendido dos versos acima é o

  • A.

    motor - intuitivo

  • B.

    operatório - concreto

  • C.

    sensório - motor

  • D.

    formal - concreto

  • E.

    questionador - sensório

Sobre o pensamento de Piaget, considere as afirmações abaixo. I. A teoria cognitiva de Piaget considera que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre em três estágios. II. Piaget afirmava que o conhecimento tem origem na relação entre sujeito e objeto, construindo a abordagem tradicional do ensino, que destaca o papel ativo do professor na transmissão de conhecimento. III. Piaget considerava que o aprendizado depende dos fatores biológicos, por isso os estágios correspondem a diferentes faixas etárias. Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I

  • B.

    I

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

Segundo Lopes (2008), as análises desconsideram que alterações nos códigos de organização curricular são, sobretudo, alterações nas relações de poder e de controle que regem os currículos.

Ao desconsiderar essa conclusão, muitas das propostas de currículo integrado ao longo da história transformam a discussão sobre mudanças na organização curricular em uma questão _______ a ser resolvida simplesmente por meio de novas grades curriculares.

Assinale a alternativa que preenche, de forma correta, a lacuna do texto.

  • A.

    administrativa

  • B.

    política

  • C.

    técnica

  • D.

    pedagógica

  • E.

    filosófica

Sobre o comportamentalismo, considere as afirmações abaixo.

I. O conceito de comportamento operante de Skinner prevê a liberdade de operar do aluno na construção do seu conhecimento.

II. O comportamentalismo prevê o condicionamento das ações humanas por meio do reforço.

III. De acordo com o behavorismo, a aprendizagem se dá com base na relação de estímulo e resposta.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e III

  • D.

    I

  • E.

    II e III

Sobre o pensamento de Vygotsky, considere as afirmações abaixo.

I. Para Vygotsky, a linguagem deve ser muito valorizada no processo educacional, pois ela realiza a mediação entre o homem e a realidade.

II. O pensamento de Vygotsky é dissociado das relações sociais, pois sua preocupação é focada no aprendizado escolar.

III. Vygotsky atribuía importante papel às relações interpessoais no processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e III

  • D.

    I

  • E.

    III

Tomasini (in Bianchetti e Freire, Orgs.), afirma que tratar da cidadania dos indivíduos com diferenças significa ter no horizonte a ampliação de seus espaços de participação cultural, política e econômica, significa mobilizar suas habilidades intelectuais.

Na visão da autora, historicamente, a cidadania desses indivíduos

  • A.

    é uma possibilidade de se concretizar nos espaços institucionalizados.

  • B.

    parece ser difícil de se concretizar nos ambientes segregados das instituições.

  • C.

    é um avanço histórico no desenvolvimento da educação especial.

  • D.

    é a legitimação da identidade do indivíduo com deficiência como cidadão.

  • E.

    é garantir à pessoa com deficiência o direito à inclusão.

Vasconcellos, ao tratar das causas da não aprendizagem dos alunos, faz referência ao fato de que os professores, ao que tudo indica, como decorrência do processo de alienação em que se envolveram, regrediram, desumanizaram-se a tal ponto que perderam esta marca da espécie.

A marca da espécie de que trata o autor é a

  • A.

    religiosidade, capaz de sensibilizar a pessoa para os problemas do próximo.

  • B.

    compreensão, sentimento que aproxima as pessoas.

  • C.

    disposição pedagógica dos adultos humanos que os distingue dos primatas não humanos.

  • D.

    afetividade no trato com os que o rodeiam, capaz de estabelecer um convívio amoroso com o próximo.

  • E.

    solidariedade, disposição de ajudar o outro.

Tardif traça um paralelo entre as técnicas e os saberes no trabalho docente, concluindo que as tecnologias educativas e, até prova em contrário, os saberes oriundos das ciências da educação e das instituições de formação de professores não podem fornecer aos docentes respostas precisas sobre o “como fazer”. Isto ocorre porque

I. as técnicas utilizadas pelo professor não se apoiam nas ciências ditas positivas, mas sobretudo nos saberes cotidianos, em conhecimentos comuns, sociais baseados na linguagem natural;

II. as verdadeiras tecnologias do ensino correspondem às tecnologias da interação, identificadas como: a coerção, a autoridade e a persuasão;

III. graças às tecnologias da interação, o professor pode atingir seus objetivos nas atividades com os alunos;

IV. as tecnologias da interação permitem que o professor imponha o seu programa de ação em detrimento daquelas ações desencadeadas pelos alunos que iriam em sentido contrário a esse programa;

V. a autoridade envolve poder e, no tocante ao professor, sua autoridade reside no respeito que possa impor, sem coerção.

Está de acordo com a tese do autor o contido em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e V, apenas.

  • C.

    III, IV e V, apenas.

  • D.

    I, III, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

De acordo com Rios, reconhece-se interdisciplinaridade quando

  • A.

    existe um diálogo ou parceria entre diferentes, na ação específica de um grupo que quer alcançar objetivos comuns.

  • B.

    os professores das disciplinas de português, matemática, geografia e história desenvolvem o trabalho em torno de um mesmo tema.

  • C.

    as disciplinas escolares são eliminadas a favor de um currículo montado exclusivamente por trabalhos em grupo.

  • D.

    o professor demonstra conhecer profundamente cada disciplina do currículo e desenvolve aulas significativas para seus alunos.

  • E.

    os professores planejam os conteúdos de suas disciplinas, prevendo ações conjuntas, em determinado período do ano.

Leia e analise as asserções a seguir, na perspectiva de Perrenoud (2000).

I. A evolução da escola caminha para a cooperação profissional

II. porque a divisão do trabalho pedagógico com a presença de apoio pedagógico, coordenadores de projetos, intervenção de professores especialistas suscita a repartição igualitária das tarefas e a partilha da informação em uma dupla, ou a delegação a especialistas de um problema que ultrapassa o titular, com o máximo de indicações para facilitar o trabalho.

Com relação às asserções, pode-se afirmar que

  • A.

    apenas a I está correta.

  • B.

    a I e a II estão corretas e há uma relação causal entre elas.

  • C.

    a I e a II não retratam a realidade da escola hoje.

  • D.

    apenas a II está correta.

  • E.

    a I e a II estão corretas, mas não há relação causal entre elas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...