Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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Considerando a teoria psicogenética, assinale a opção correta.

  • A.

    O método é responsável pela aquisição da aprendizagem.

  • B.

    A obtenção do conhecimento é resultado da própria atividade do sujeito.

  • C.

    O ponto de partida para a aprendizagem é o conhecimento transmitido pelos adultos e assimilado pelas crianças.

  • D.

    A linguagem oral, a escrita e a leitura se desenvolvem separadamente, atuando de maneira interdependente.

No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.

Em linguagem antropológica e educacional, humanização significa combate à violência na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.

De acordo com a concepção construtivista, o aluno assume o papel de protagonista do processo de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta quanto à relação professor/aluno na tendência liberal tradicional.

  • A.

    O aluno é o centro do processo educativo e o professor é o especialista em relações humanas para garantir um clima de respeito.

  • B.

    A relação horizontal e o diálogo são os métodos básicos da negociação.

  • C.

    Predominam a autoridade do professor, a atitude receptiva do aluno e a imposição da disciplina.

  • D.

    O professor é o orientador, o sentido da não-diretividade é um princípio e o aluno é livre.

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

O estudo da natureza do enunciado como unidade real da comunicação verbal

  • A.

    concorre para o fortalecimento do princípio monológico que deve marcar os gêneros do discurso.

  • B.

    explica a necessidade de limitar a passagem de um gênero a outro.

  • C.

    defende a exclusão da estilística para a compreensão das unidades da língua.

  • D.

    deve ocorrer nas palavras e orações do discurso científico.

  • E.

    pode proporcionar compreensão da possibilidade de mudanças nas unidades da língua.

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

A menção à heterogeneidade dos gêneros do discurso refere-se à

  • A.

    imutabilidade dos discursos sociais e classificação dos mesmos.

  • B.

    impossibilidade de classificação definitiva dos gêneros.

  • C.

    impossibilidade de distinção entre os gêneros.

  • D.

    definição correta da natureza lingüística do discurso cotidiano oral.

  • E.

    abstração e ao formalismo lingüísticos que compõem a natureza dos enunciados.

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

Os gêneros do discurso devem ser entendidos como

  • A.

    os modos em que conteúdo temático, estilo e construção composicional se organizam na comunicação.

  • B.

    a contradição da unidade nacional de uma língua.

  • C.

    enunciados orais e escritos que compõem a unidade nacional de uma língua.

  • D.

    as variadas formas de exposição científica do diálogo cotidiano.

  • E.

    o primeiro estudo científico sobre a atividade comunicativa.

Da perspectiva filosófica construtivista, o conhecimento é concebido como

  • A.

    reprodução da realidade.

  • B.

    projeção do pensamento.

  • C.

    negação da realidade empírica.

  • D.

    dependente da posição do observador.

  • E.

    resultado de práticas aleatórias.

Para teóricos da educação alinhados a uma perspectiva crítica, a transformação da escola e do sistema educacional implica, entre outras medidas,

  • A.

    o estabelecimento de hierarquias de poder.

  • B.

    a produção de currículos nacionais.

  • C.

    a abolição de todo e qualquer regulamento.

  • D.

    o questionamento de discursos hegemônicos.

  • E.

    a exclusão de avaliações diagnósticas.

A concepção de educação que se relaciona ao método tradicional de ensino vê a escola como

  • A.

    reprodutora do modelo social dominante, referendando-o.

  • B.

    um dos instrumentos de transformação efetiva da sociedade.

  • C.

    modificadora das relações de produção e das diferenças entre classes sociais.

  • D.

    uma instituição que estimula o aprofundamento do pensamento crítico.

  • E.

    necessária para a formação da cidadania, através de uma abordagem multidisciplinar.

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