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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a teoria psicogenética, assinale a opção correta.
O método é responsável pela aquisição da aprendizagem.
A obtenção do conhecimento é resultado da própria atividade do sujeito.
O ponto de partida para a aprendizagem é o conhecimento transmitido pelos adultos e assimilado pelas crianças.
A linguagem oral, a escrita e a leitura se desenvolvem separadamente, atuando de maneira interdependente.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que se refere ao desenvolvimento humano e à aprendizagem, julgue os próximos itens.
Em linguagem antropológica e educacional, humanização significa combate à violência na escola.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
De acordo com a concepção construtivista, o aluno assume o papel de protagonista do processo de aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta quanto à relação professor/aluno na tendência liberal tradicional.
O aluno é o centro do processo educativo e o professor é o especialista em relações humanas para garantir um clima de respeito.
A relação horizontal e o diálogo são os métodos básicos da negociação.
Predominam a autoridade do professor, a atitude receptiva do aluno e a imposição da disciplina.
O professor é o orientador, o sentido da não-diretividade é um princípio e o aluno é livre.
Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.
O estudo da natureza do enunciado como unidade real da comunicação verbal
concorre para o fortalecimento do princípio monológico que deve marcar os gêneros do discurso.
explica a necessidade de limitar a passagem de um gênero a outro.
defende a exclusão da estilística para a compreensão das unidades da língua.
deve ocorrer nas palavras e orações do discurso científico.
pode proporcionar compreensão da possibilidade de mudanças nas unidades da língua.
Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.
A menção à heterogeneidade dos gêneros do discurso refere-se à
imutabilidade dos discursos sociais e classificação dos mesmos.
impossibilidade de classificação definitiva dos gêneros.
impossibilidade de distinção entre os gêneros.
definição correta da natureza lingüística do discurso cotidiano oral.
abstração e ao formalismo lingüísticos que compõem a natureza dos enunciados.
Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.
Os gêneros do discurso devem ser entendidos como
os modos em que conteúdo temático, estilo e construção composicional se organizam na comunicação.
a contradição da unidade nacional de uma língua.
enunciados orais e escritos que compõem a unidade nacional de uma língua.
as variadas formas de exposição científica do diálogo cotidiano.
o primeiro estudo científico sobre a atividade comunicativa.
Da perspectiva filosófica construtivista, o conhecimento é concebido como
reprodução da realidade.
projeção do pensamento.
negação da realidade empírica.
dependente da posição do observador.
resultado de práticas aleatórias.
Para teóricos da educação alinhados a uma perspectiva crítica, a transformação da escola e do sistema educacional implica, entre outras medidas,
o estabelecimento de hierarquias de poder.
a produção de currículos nacionais.
a abolição de todo e qualquer regulamento.
o questionamento de discursos hegemônicos.
a exclusão de avaliações diagnósticas.
A concepção de educação que se relaciona ao método tradicional de ensino vê a escola como
reprodutora do modelo social dominante, referendando-o.
um dos instrumentos de transformação efetiva da sociedade.
modificadora das relações de produção e das diferenças entre classes sociais.
uma instituição que estimula o aprofundamento do pensamento crítico.
necessária para a formação da cidadania, através de uma abordagem multidisciplinar.
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