Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A criança no seu desenvolvimento psicomotor desenvolve etapas que são importantes para a aquisição de suas habilidades sensoriais, motoras e emocionais. É correto afirmar que as habilidades sensoriais desenvolvidas são:
visuais, auditivas, tácteis, olfativas e gustativas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das teorias de aprendizagem, assinale a opção correta.
O cognitivismo como teoria da aprendizagem de David Ausubel ancora-se, fundamentalmente, no princípio da aprendizagem significativa.
Karl Rogers é o principal teórico da vertente behaviorista da aprendizagem, que se baseia na teoria do reforço.
Skinner agregou às proposições de Piaget sobre o construtivismo a idéia, denominada sociointeracionismo, de que é o próprio processo de aprendizagem que promove o desenvolvimento de estruturas mentais superiores.
A teoria humanística da aprendizagem, cujo principal representante é Vigostky, tem como, foco o aluno, que possui liberdade para aprender.
Quando um professor ensina um tema, uma matéria, ele deveria perguntar a si próprio e aos alunos: como os homens e mulheres, na sua atividade prática coletiva nas várias esferas da vida social, intervêm, modificam, constróem esse tema de estudo? Qual é a sua importância para atender às necessidades práticas da vida social ...?
Essa concepção curricular pressupõe
Ao afirmar que "ensinar exige querer bem aos educandos", Paulo Freire descarta como falsa a separação radical entre
Entre as mais recentes descobertas dos processos mentais envolvidos na aprendizagem e a prática de sala de aula, há um espaço a ser ocupado pela pedagogia propriamente dita. De modo objetivo, o que é preciso dizer é que não existem fórmulas prontas, o tal guia prático tão sonhado.
Nas teorias construtivistas e sócio-interacionistas, a questão do método passa a ser secundária, pois a preocupação maior desses teóricos está em
Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando- o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido- apreendido a situações existentes concretas.
Para Paulo Freire, ensinar
Para Paulo Freire, o diálogo é uma exigência existencial, pois
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.
A liderança carismática funda-se no carisma, característica que é herdada ou aprendida pelo líder.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.
Segundo Max Weber, existem três tipos de liderança ou de dominação: a patrimonial, a carismática e a racional-legal.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O construtivismo pós-piagetiano começou a existir antes mesmo de Piaget morrer. As descobertas que ampliam os conceitos apresentados por esse autor e se configuram como póspiagetianas incluem o(a)
introdução do desejo como um dos elementos essenciais do ser humano.
estudo do sujeito epistêmico e do sujeito da construção de conhecimentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...