Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A criança no seu desenvolvimento psicomotor desenvolve etapas que são importantes para a aquisição de suas habilidades sensoriais, motoras e emocionais. É correto afirmar que as habilidades sensoriais desenvolvidas são:

  • A. visuais, emocionais, tácteis e auditivas.
  • B.

    visuais, auditivas, tácteis, olfativas e gustativas.

  • C. auditivas, sociais, emocionais e visuais.
  • D. auditivas, tácteis e visuais.

Acerca das teorias de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    O cognitivismo como teoria da aprendizagem de David Ausubel ancora-se, fundamentalmente, no princípio da aprendizagem significativa.

  • B.

    Karl Rogers é o principal teórico da vertente behaviorista da aprendizagem, que se baseia na teoria do reforço.

  • C.

    Skinner agregou às proposições de Piaget sobre o construtivismo a idéia, denominada sociointeracionismo, de que é o próprio processo de aprendizagem que promove o desenvolvimento de estruturas mentais superiores.

  • D.

    A teoria humanística da aprendizagem, cujo principal representante é Vigostky, tem como, foco o aluno, que possui liberdade para aprender.

Quando um professor ensina um tema, uma matéria, ele deveria perguntar a si próprio e aos alunos: como os homens e mulheres, na sua atividade prática coletiva nas várias esferas da vida social, intervêm, modificam, constróem esse tema de estudo? Qual é a sua importância para atender às necessidades práticas da vida social ...?

Essa concepção curricular pressupõe

  • A. avanço cognitivo do aluno pela complexidade desses novos saberes.
  • B. resistência do aluno ao estudar conteúdos relacionados às necessidades práticas da vida.
  • C. apreensão da realidade articulada aos conteúdos escolares de forma crítico-reflexiva.
  • D. desinteresse do aluno, por ser um saber que faz parte de sua realidade.
  • E. desenvolvimento da inteligência emocional, pela relação teoria-prática dos conhecimentos.

Ao afirmar que "ensinar exige querer bem aos educandos", Paulo Freire descarta como falsa a separação radical entre

  • A. liberdade e licenciosidade.
  • B. seriedade docente e afetividade.
  • C. boa convivência e libertinagem.
  • D. relação de reciprocidade e relação afetiva.
  • E. autoridade e autoritarismo.

Entre as mais recentes descobertas dos processos mentais envolvidos na aprendizagem e a prática de sala de aula, há um espaço a ser ocupado pela pedagogia propriamente dita. De modo objetivo, o que é preciso dizer é que não existem fórmulas prontas, o tal guia prático tão sonhado.

Nas teorias construtivistas e sócio-interacionistas, a questão do método passa a ser secundária, pois a preocupação maior desses teóricos está em

  • A. escolher a teoria certa que possibilite reconhecer os conhecimentos significativos para seus alunos.
  • B. organizar competentemente o seu plano de ensino.
  • C. dominar técnicas adequadas ao processo de ensino.
  • D. aplicar o conhecimento socialmente aprendido na Universidade.
  • E. conhecer como pensam os alunos, verificando que hipóteses eles constróem.

Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando- o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido- apreendido a situações existentes concretas.

 Para Paulo Freire, ensinar

  • A. é levar o aluno a compreender que todos os conhecimentos são resultados das nossas experiências de vida.
  • B. é transferir o conhecimento de forma ativa e dinâmica para o aluno que, assim, pode memorizá-lo.
  • C. exige uma metodologia adequada que leve o aluno a usar a razão para elaborar o seu conhecimento.
  • D. é estimular um pensar certo, um raciocinar a partir dos conhecimentos historicamente acumulados pela sociedade.
  • E. não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção.

Para Paulo Freire, o diálogo é uma exigência existencial, pois

  • A. o ato de depositar idéias de um sujeito no outro, gera o silêncio, passando-se a acreditar que "em boca fechada não entra mosca".
  • B. não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
  • C. é um encontro entre homens que têm o mesmo objetivo de vida, que se traduz no desejo de transformar a sociedade capitalista.
  • D. somente com a supressão da situação opressora é possível restaurar a solidariedade que nela estava proibida.
  • E. dizer a palavra certa no momento adequado é tarefa do educador que conhece o método correto de transformação da sociedade.

Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.

A liderança carismática funda-se no carisma, característica que é herdada ou aprendida pelo líder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.

Segundo Max Weber, existem três tipos de liderança ou de dominação: a patrimonial, a carismática e a racional-legal.

  • C. Certo
  • E. Errado

O construtivismo pós-piagetiano começou a existir antes mesmo de Piaget morrer. As descobertas que ampliam os conceitos apresentados por esse autor e se configuram como póspiagetianas incluem o(a)

  • A.

    introdução do desejo como um dos elementos essenciais do ser humano.

  • B. investigação sobre o sujeito da inteligência.
  • C.

    estudo do sujeito epistêmico e do sujeito da construção de conhecimentos.

  • D. entendimento da macrogênese dos conceitos.
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