Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Para investigar o fenômeno da erosão resultante da ocupação do solo ribeirinho próximo ao endereço da escola, uma professora orientou os alunos a coletar informações e organizar os dados coletados. Esta atividade deve ter como fontes para análise:

  • A.

    índices de fertilidade da terra reservada à agricultura.

  • B.

    transformações decorrentes do pastoreio intensivo.

  • C.

    áreas de pisoteamento animal do solo seminu.

  • D.

    amostras de adubo para o plantio de sementes.

  • E.

    entrevistas com moradores antigos da região.

  • A.

    observação direta de fenômeno natural.

  • B.

    repertório orientado por história em quadrinhos.

  • C.

    ilustração derivada de folhetos impressos.

  • D.

    fechamento parcial de experimento.

  • E.

    ficha de interpretação de sistemas explicativos.

Uma das atividades do projeto "Comer para viver", desenvolvido

na 1a série, consistia em anotar o cardápio das famílias

dos alunos. Uma das crianças, de ascendência oriental, revelou

que sua família costumava comer algas marinhas em

grande quantidade. "Mas por que comer algas do mar?" - foi

a pergunta que encaminhou a investigação. As crianças descobriram

que as algas do mar são importantes porque concentram

uma grande quantidade de sais minerais. Os conteúdos

desenvolvidos na situação descrita foram:

I - valorização do exame de saúde periódico, pelo estudo

do crescimento e desenvolvimento físico;

II - respeito às potencialidades e limites do próprio corpo e

de terceiros, com adoção de postura física adequada;

III - identificação dos alimentos disponíveis na comunidade

e de seu valor nutricional;

IV - levantamento das necessidades relacionadas ao processo

orgânico de nutrição corporal.

Estão corretos os conteúdos:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    III e IV, apenas.

Como fonte de investigação dos fenômenos e suas transformações, os desafios para experimentar ampliam-se quando

  • A.

    o professor procede à demonstração de um fenômeno para sua turma

  • B.

    o professor oferece aos alunos um protocolo definido do experimento.

  • C.

    os alunos observam e acompanham os resultados do experimento de forma bem protegida.

  • D.

    os alunos constroem o experimento, discutindo idéias e manipulando materiais.

  • E.

    os resultados confirmam o guia pré-estabelecido para o experimento.

Uma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a

  • A.

    anotação particular de cada aluno, para que possa consultá-la nas situações de prova.

  • B.

    identificação dos problemas e suas soluções, de acordo com a faixa etária dos alunos.

  • C.

    elaboração coletiva de algo com função social real, como um livro ou folheto informativo.

  • D.

    escolha dos temas mais relevantes apresentados na mídia dentre os conteúdos da área.

  • E.

    previsão de modos de avaliação pontual dos trabalhos individuais dos alunos.

Os três conceitos fundamentais que orientam uma concepção de História voltada para o desenvolvimento dos alunos como atores conscientes, capazes de entender o processo histórico como conhecimento e como experiência de forma crítica, são:

  • A.

    identidade social, identidade coletiva e identidade nacional.

  • B.

    sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico.

  • C.

    tempo do acontecimento, tempo da conjuntura e tempo da estrutura.

  • D.

    atividade econômica, processo de industrialização e organização administrativa.

  • E.

    Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República.

O Texto V foi escolhido por um professor para dar início ao Projeto Didático "Transfusão de sangue e de cultura" que abordará a formação da identidade paulista. Os alunos, ao pesquisarem sobre essa questão, estarão ampliando e aprofundando os conhecimentos sobre

  • A.

    deslocamentos de grupos de imigrantes europeus e asiáticos nos séculos XIX e XX, seu modo de vida e sua inserção nas atividades econômicas nacionais.

  • B.

    formas de deslocamentos de populações africanas para a América, origens dos povos africanos, seu modo de vida e condições de vida no Brasil.

  • C.

    aproximações entre grupos étnicos e sociais que lutaram no passado por causas políticas, sociais, culturais ou econômicas para o engrandecimento de São Paulo.

  • D.

    movimentos populacionais locais, suas trajetórias, as lutas travadas e as contribuições para o chamado " bom gosto" das altas classes paulistanas.

  • E.

    atividades urbanas exercidas pela população e suas relações com a corrida ao ouro do Rio da Prata, que viria a abençoar o sonho do vil metal.

O "Atlas dos Municípios da Mata Atlântica", editado em 2002

pela Organização Não Governamental (ONG) Mata Atlântica,

em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

(INPE), revela que Ilhabela, no Estado de São Paulo,

é o município que detém a maior área de mata original.

(www.sosmataatlantica.org.br).

Uma professora de uma turma de 4a série do Ensino Fundamental

promoveu uma discussão com os alunos, a partir do

estudo comparativo entre a informação revelada no Atlas sobre

Ilhabela e o Texto VII. Após intenso debate, eles concluíram

que a relação afetiva e singular que a população local estabelece

com Ilhabela é de

  • A.

    descaracterização.

  • B.

    consumismo.

  • C.

    conservação.

  • D.

    recuperação.

  • E.

    degradação.

Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª

série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares

de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como

disparador para discussão sobre o movimento de resistência

cultural dos negros africanos que foram trazidos para o

Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer

a congada porque seu avô participava dela há muito tempo".

A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu

avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente,

os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre

esse auto popular brasileiro de motivação africana – a

congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à

categoria dos conteúdos procedimentais porque

  • A.

    as intenções da professora eram de discutir valores e atitudes.

  • B.

    as ações foram realizadas de forma ordenada e não aleatória

  • C.

    as atividades envolveram conceitos históricos muito importantes.

  • D.

    as orientações foram diretivas sem possibilidade de troca de saberes.

  • E.

    as discussões se estabeleceram em clima de solidariedade e respeito.

Uma professora da 4a série do Ensino Fundamental solicitou que seus alunos trouxessem para a sala de aula fotografias da cidade de São Paulo em diferentes épocas. Fazendo um estudo comparativo do conjunto do material disponível, a turma pôde identificar

  • A.

    diferentes formas pelas quais a natureza tem-se apresentado na paisagem local.

  • B.

    teorias que orientam o olhar atento dos alunos pesquisadores.

  • C.

    fenômenos naturais, de modo cada vez mais sofisticado e complexo.

  • D.

    relações entre os homens e diferentes manifestações comunicativas locais.

  • E.

    a natureza como depositária privilegiada das novas tecnologias e dos saberes.

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