Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
Dermeval Saviani é um dos estudiosos expressivos dessa tendência pedagógica no cenário da educação brasileira.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
Nessa concepção, o papel da avaliação é comprovar para o aluno, de forma mais sistematizada, o seu progresso em direção à compreensão da realidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
Nessa concepção didático-pedagógica, aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente, organizando os dados disponíveis da experiência.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Bruner é o principal representante da teoria das múltiplas inteligências, que propõe a identificação das inteligências mais marcantes de cada aprendiz.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
Nessa postura pedagógica, o novo conhecimento deve sempre apoiar-se em uma estrutura cognitiva já existente.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Ausubel destaca o aprendizado experimental, o aspecto interacional, a motivação e o interesse do aprendiz para uma aprendizagem bem sucedida.
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
A participação ativa do aluno, como sujeito do processo de ensino e aprendizagem, é ingrediente importante nessa troca de conhecimentos.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
O gestaltismo enfatiza o contexto em que ocorre o estímulo e no qual o insight tem origem e é percebido pelo aprendiz.
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
O professor é o mediador dessa relação pedagógica, sendo insubstituível nesse processo.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Para Vygotsky, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...