Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A escola é considerada laboratório de democracia, priorizando os estudantes e suas inquietações; local de experiências purificadas das imperfeições da sociedade; onde se formam sujeitos capazes de influir positivamente no meio social, implementando novas estruturas democráticas e atuando na renovação constante dos costumes, e não, na sua simples preservação. Essas idéias estão ligadas ao pensamento de
Émile Dürkheim.
Karl Marx.
John Dewey.
Louis Althusser.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A formação dos profissionais de saúde e de seus formadores deve ser pautada pelas regras de seus conselhos de classe e, não, pela livre adesão a modelos políticos de ações de intervenção social.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta acerca da função social da educação para Gramsci.
A escola, como parte da superestrutura, tem dupla função dialética: reproduzir e minar a estrutura da sociedade capitalista.
Na sociedade capitalista, só a burguesia tem o poder de transmitir a sua ideologia por meio da escola, porque ela é a classe dominante.
A escola é o principal instrumento de preparação de mão-de-obra para o mercado de trabalho.
A educação, mediada pelas gerações mais velhas, prepara as gerações novas para a vida.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
As ações de massa voltadas à conscientização das pessoas em momentos de epidemia ou em outros problemas emergenciais de saúde pública não podem ser compreendidas como ações educativas.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Como pedagogia crítica, o modelo educacional proposto por Paulo Freire não contribui para a promoção da educação em saúde.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Em âmbito social, a pedagogia da problematização não aponta repercussões favoráveis na área de saúde.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A pedagogia da problematização forma sujeitos constantemente ativos, observadores, formuladores de perguntas e que expressam suas percepções e opiniões, o que facilita a formação de profissionais de saúde conectados com a realidade atendida por eles.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A pedagogia tradicional possibilitou prática educativa em saúde mais participativa, direcionada tanto à população, na educação em saúde, quanto a profissionais de saúde, na educação continuada.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A supervalorização da tecnologia programada de ensino influenciou a formação dos profissionais de saúde, que tratavam o cliente como objeto e, não, como seu sujeito de ação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Na pedagogia libertadora, as ações de ensino estão centradas na exposição dos conhecimentos pelo professor, que é visto como a autoridade máxima, organizador dos conteúdos e estratégias de ensino e, portanto, o único responsável e condutor do processo educativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...