Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
Na didática sob análise, os métodos partem de um saber espontâneo, como os concebidos pela pedagogia renovada.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
A concepção liberal da ação educativa de formação intelectual sobre personalidades individuais foi defendida por Mannheim.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a ação refletida e organizada, considerando a problematização da complexa relação entre escola e sociedade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
Nesse tipo de educação, os métodos de ensino devem corresponder aos interesses dos alunos, favorecendo a compreensão da realidade e a prática social.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
A sala de aula é considerada por Parsons como o principal agente e espaço de socialização e de desenvolvimento do desempenho de papéis adultos pelas crianças.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a compreensão de que teoria e prática são elementos distintos, porém inseparáveis, da construção de um projeto.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
Na concepção didática considerada, o conhecimento é autônomo e objetivo.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, de acordo com as perspectivas sociológicas das relações entre educação e sociedade.
Segundo Max Weber, o processo de racionalidade burocrática permite o desvelamento da ideologia presente na ordem social vigente e na própria organização do trabalho pedagógico.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
De acordo com a perspectiva emancipatória, as características do projeto político-pedagógico incluem
a ênfase na racionalidade científica dos processos a na dimensão jurídico-administrativa da autonomia escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.
Nessa postura, existe oposição entre cultura erudita e cultura popular, valorizando-se, prioritariamente, a cultura erudita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...