Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A centralidade da metodologia de projetos está no ensino de habilidades e competências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os próximos itens.

Apesar de ser organizada por fases, a pesquisa participante é um processo permanente que não se esgota com a intervenção na realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das concepções de currículo e da construção de conhecimento, assinale a opção correta.

  • A.

    A organização curricular embasada na lógica de ciclos ou fases de formação favorece o acompanhamento integral do desenvolvimento do aluno.

  • B.

    A concepção crítica considera que as etapas de elaboração e implementação são independentes.

  • C.

    Em uma perspectiva emancipadora, o saber do professor é considerado o ponto de partida para a seleção de conteúdos a serem trabalhados.

  • D.

    A dimensão crítica do currículo caracteriza-se pela organização hierarquizada das áreas de conhecimento, com ênfase naquelas consideradas mais nobres.

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

O processo de planejamento compreende três dimensões: técnica, conceitual e política.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

A interdisciplinaridade é uma possibilidade de superação da fragmentação e da compartimentalização do saber.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os próximos itens.

O objetivo de uma pesquisa participante é a análise de uma dada realidade para promover sua transformação a partir da participação dos atores de uma comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta no que se refere a concepção emancipadora no currículo.

  • A.

    As questões de organização metodológica e didática devem ser priorizadas.

  • B.

    Devem ser estabelecidos os padrões de eficiência de acordo com os princípios da administração científica de Taylor.

  • C.

    Os conteúdos necessários aos alunos, devem ser prescritos assim como o médico prescreve o medicamento.

  • D.

    As relações sociais e de poder existentes na escola devem ser consideradas.

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

A realização de um trabalho sistematizado com base em uma visão estratégica e objetiva da realidade é própria de planejamentos elaborados por meio da metodologia de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da concepção de interdisciplinaridade e da metodologia de projetos na organização do trabalho pedagógico, julgue os itens que se seguem.

Na metodologia de projetos, as disciplinas curriculares tornam-se fins da construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

No início da alfabetização, as crianças percebem que a escrita é um sistema de representação gráfica arbitrário e que as letras estão ordenadas de modo linear, diferentemente do desenho. A partir desse momento, as crianças vão levantando hipóteses e testando-as de modo sucessivo e evolutivo. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    Na hipótese silábica, cada letra representa um som; na hipótese silábico-alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese alfabética, uma letra é usada para representar cada sílaba.

  • B.

    Na hipótese silábica, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese silábico-alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese alfabética, cada letra representa um som.

  • C.

    Na hipótese silábica, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som; na hipótese silábicoalfabética, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese alfabética, cada letra representa um som.

  • D.

    Na hipótese silábica, uma letra é usada para representar cada sílaba; na hipótese silábico-alfabética, cada letra representa um som; na hipótese alfabética, há uma oscilação entre uma letra para cada sílaba e uma letra para cada som.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...