Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os próximos itens.
A pesquisa participante contribui para a ciência com conhecimentos produzidos academicamente por trabalhadores em espaços diferenciados.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere que um livro didático mostrasse a figura de uma mulher negra vinculada ao trabalho doméstico em casa de terceiros. Essa situação hipotética exemplificaria, em relação ao currículo, a dimensão
formal.
oculta.
real.
crítica.
Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.
No âmbito escolar, o termo planejamento é empregado estritamente em referência a ações administrativas, não abrangendo as pedagógicas, como a elaboração do currículo.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.
As decisões de caráter político-social são típicas do nível operacional e as decisões técnicas são ligadas ao nível estratégico.
Muito freqüentemente os professores ensinam as crianças a contar, ler e escrever numerais, por acreditarem que, assim, estão ensinando conceitos numéricos. A esse respeito, assinale a opção correta.
A criança, no início da escolarização, deve aprender a contar, a ler e a escrever numerais e, não, a construir a estrutura mental de número, visto que esta é muito abstrata e complexa.
Os conceitos numéricos estão diretamente ligados a cada cultura; nesse sentido, não podem ser identificados como conceitos universais pelo fato de estarem contextualizados na realidade vivida pelas crianças.
Cabe ao professor ensinar os conceitos numéricos, cuja compreensão exige abstração e muitos exercícios de fixação. Nesse sentido, a criança depende diretamente da ação do professor, que a ajudará a passar do nível de percepção concreto para o abstrato.
A tarefa do professor é a de encorajar o pensamento espontâneo da criança em todos os tipos de situações, inclusive nas que incluem quantidades, para que ela possa construir, à sua maneira, a estrutura mental correspondente a número.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando a pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os próximos itens.
O projeto de uma pesquisa participante deve ser elaborado por um pesquisador sem a interferência dos demais participantes.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O ciclo de qualquer planejamento educacional — das políticas educacionais à aula — abrange quatro fases: concepção, execução, avaliação e retroalimentação.
Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.
De acordo com a abordagem individualista da educação, formulada com base no respeito à liberdade e aos direitos do indivíduo, a educação deve consistir na busca do desenvolvimento do homem, mediante a adoção de metodologias que o auxiliem a se realizar e que promovam o questionamento da essência da ordem social vigente.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.
Por considerarem a organização em sua totalidade, o planejamento institucional e o nível estratégico estão diretamente relacionados.
As diversas imagens que a televisão transmite fornecem às crianças conteúdo para suas brincadeiras, nas quais as crianças atuam como personagens das situações apresentadas na televisão. A esse respeito, assinale a opção correta.
A brincadeira de conteúdo televisivo não surge da imitação servil daquilo que é visto na televisão, mas a partir do conjunto de imagens captadas, que devem ser combinadas e transformadas no âmbito de uma estrutura lúdica.
Na atualidade, a televisão não é uma fornecedora essencial dos suportes de brincadeiras às crianças.
O grande valor da televisão para a infância é oferecer uma referência uniforme para crianças das diversas culturas existentes.
Dificilmente as crianças conseguem se apoderar dos temas propostos pela televisão, pois estes estão voltados para o mundo dos adultos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...