Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os próximos itens.

A pesquisa participante contribui para a ciência com conhecimentos produzidos academicamente por trabalhadores em espaços diferenciados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que um livro didático mostrasse a figura de uma mulher negra vinculada ao trabalho doméstico em casa de terceiros. Essa situação hipotética exemplificaria, em relação ao currículo, a dimensão

  • A.

    formal.

  • B.

    oculta.

  • C.

    real.

  • D.

    crítica.

Acerca de planejamento, julgue os itens a seguir.

No âmbito escolar, o termo planejamento é empregado estritamente em referência a ações administrativas, não abrangendo as pedagógicas, como a elaboração do currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

As decisões de caráter político-social são típicas do nível operacional e as decisões técnicas são ligadas ao nível estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muito freqüentemente os professores ensinam as crianças a contar, ler e escrever numerais, por acreditarem que, assim, estão ensinando conceitos numéricos. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    A criança, no início da escolarização, deve aprender a contar, a ler e a escrever numerais e, não, a construir a estrutura mental de número, visto que esta é muito abstrata e complexa.

  • B.

    Os conceitos numéricos estão diretamente ligados a cada cultura; nesse sentido, não podem ser identificados como conceitos universais pelo fato de estarem contextualizados na realidade vivida pelas crianças.

  • C.

    Cabe ao professor ensinar os conceitos numéricos, cuja compreensão exige abstração e muitos exercícios de fixação. Nesse sentido, a criança depende diretamente da ação do professor, que a ajudará a passar do nível de percepção concreto para o abstrato.

  • D.

    A tarefa do professor é a de encorajar o pensamento espontâneo da criança em todos os tipos de situações, inclusive nas que incluem quantidades, para que ela possa construir, à sua maneira, a estrutura mental correspondente a número.

Considerando a pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os próximos itens.

O projeto de uma pesquisa participante deve ser elaborado por um pesquisador sem a interferência dos demais participantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O ciclo de qualquer planejamento educacional — das políticas educacionais à aula — abrange quatro fases: concepção, execução, avaliação e retroalimentação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos fundamentos da educação, julgue os itens seguintes.

De acordo com a abordagem individualista da educação, formulada com base no respeito à liberdade e aos direitos do indivíduo, a educação deve consistir na busca do desenvolvimento do homem, mediante a adoção de metodologias que o auxiliem a se realizar e que promovam o questionamento da essência da ordem social vigente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos níveis de um planejamento, julgue os itens a seguir.

Por considerarem a organização em sua totalidade, o planejamento institucional e o nível estratégico estão diretamente relacionados.

  • C. Certo
  • E. Errado

As diversas imagens que a televisão transmite fornecem às crianças conteúdo para suas brincadeiras, nas quais as crianças atuam como personagens das situações apresentadas na televisão. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    A brincadeira de conteúdo televisivo não surge da imitação servil daquilo que é visto na televisão, mas a partir do conjunto de imagens captadas, que devem ser combinadas e transformadas no âmbito de uma estrutura lúdica.

  • B.

    Na atualidade, a televisão não é uma fornecedora essencial dos suportes de brincadeiras às crianças.

  • C.

    O grande valor da televisão para a infância é oferecer uma referência uniforme para crianças das diversas culturas existentes.

  • D.

    Dificilmente as crianças conseguem se apoderar dos temas propostos pela televisão, pois estes estão voltados para o mundo dos adultos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...