Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Vários autores concordam que existem pelo menos três tipos de manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. Acerca dessas manifestações de currículo, assinale a opção correta.

  • A.

    O formal refere-se às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino.

  • B.

    O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.

  • C.

    O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem e o oculto, ao que acontece em sala de aula.

  • D.

    O formal refere-se ao que acontece em sala de aula; o real, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.

Uma professora da quarta série do ensino fundamental solicitou aos alunos uma pesquisa sobre o impacto do lixo em sua comunidade. Sugeriu que entrevistassem moradores para opinar sobre a temática e estudassem livros, revistas etc. Combinou com os alunos que teriam o prazo de 1 (um) mês para a entrega do trabalho e colocou-se à disposição deles para tirar qualquer dúvida. No dia combinado, recebeu os trabalhos e notou que alguns alunos haviam copiado trechos de livros e de enciclopédias que não estavam relacionados com os impactos do lixo em sua comunidade.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A proposta de trabalho feita pela professora pode ser caracterizada como uma pesquisa participante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.

Entre os eixos norteadores da elaboração do projeto pedagógico situa-se a democratização das relações de poder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em educação, o conceito de currículo é um dos mais complexos. Talvez o caminho mais direto para sanar esse tipo de problema seja o de precisar as funções do currículo e seu papel nas atividades educativas. Nesse contexto, assinale a opção correta.

  • A.

    O currículo não tem como função primordial elencar os conteúdos que serão avaliados para formação do perfil do aluno que se deseja.

  • B.

    Não compete ao currículo proporcionar informações sobre a maneira de se ensinar e dar seqüência aos conteúdos e objetivos escolares e sim ao projeto pedagógico.

  • C.

    O currículo é um projeto que apresenta as atividades educativas escolares, definindo intenções e ações adequadas sobre o que, quando e como ensinar e avaliar.

  • D.

    O currículo é uma seqüência de disciplinas que formam a matriz curricular de um curso ou de uma instituição que ofereça determinado nível de ensino.

Uma professora da quarta série do ensino fundamental solicitou aos alunos uma pesquisa sobre o impacto do lixo em sua comunidade. Sugeriu que entrevistassem moradores para opinar sobre a temática e estudassem livros, revistas etc. Combinou com os alunos que teriam o prazo de 1 (um) mês para a entrega do trabalho e colocou-se à disposição deles para tirar qualquer dúvida. No dia combinado, recebeu os trabalhos e notou que alguns alunos haviam copiado trechos de livros e de enciclopédias que não estavam relacionados com os impactos do lixo em sua comunidade.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Os trabalhos entregues pelos alunos que copiaram dos livros e enciclopédias são corretamente caracterizados como pesquisa participante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.

O projeto escolar deve ser coerente com uma formação ampla e integral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue próximos os itens, acerca da organização do trabalho na escola pública e seus reflexos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino.

A ação supervisora, quando fundamentada na participação do corpo docente, pode ser grande aliada do professor na avaliação crítica da qualidade de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.

As questões relativas a repetência e evasão fogem do âmbito do projeto pedagógico, por constituírem objeto de outras instâncias da administração do sistema de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue próximos os itens, acerca da organização do trabalho na escola pública e seus reflexos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino.

Criar oportunidades periódicas de reunir professores que trabalham com um mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis de ensino para reavaliar currículos e programas é um tipo de ação que colabora para a melhoria da qualidade de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.

Um dos desafios na construção do projeto políticopedagógico é o de estender o planejamento e as práticas para outros espaços, que possibilitem incluir manifestações culturais, projetos e processos sociais na experiência escolar, de intervenção e de cooperação sistematizada em torno da construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...