Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. Como são relativos às vivências pessoais de cada estudante, os letramentos construídos fora de sala de aula não constituem conhecimentos legítimos; considerando esse pressuposto, a escola deve estabelecer uma organização didático-pedagógica que garanta a acumulação de saberes efetivamente científicos, restritos ao ambiente escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a formação do professor de língua japonesa e as metodologias mais comumente encontradas na prática pedagógica de língua estrangeira, julgue os itens a seguir. O valor educacional da aprendizagem de qualquer língua estrangeira está em criar uma conscientização do conceito de cidadania por meio da comparação entre a cultura do aprendiz e a cultura-alvo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A pedagogia da diversidade visa

  • A. inserir seletivamente alunos deficientes no ensino regular, desde que eles se adaptem aos parâmetros da realidade dos alunos considerados normais.
  • B. tornar normais as relações entre os diversos grupos sociais.
  • C. promover a caridade a diferentes grupos sociais.
  • D. acolher os indivíduos independentemente de suas características físicas, sociais e culturais, de forma a universalizar o acesso à educação a todos.
  • E. à inclusão de grupos considerados excepcionais — superdotados ou deficientes.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. O sistema de semestralidade é falho porque concebe uma organização quantitativa, fragmentada e linear dos tempos-espaços escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que, no âmbito da educação não formal, apresenta uma ação educativa direcionada à sensibilização dos estudantes sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

  • A. apresentação de peça teatral sobre a história do Brasil em uma escola de ensino fundamental
  • B. implementação, em uma sala de aula, de aquecedores solares produzidos, com garrafas plásticas, por estudantes da Educação de Jovens e Adultos
  • C. implementação, de forma participativa, de horta orgânica por grupo de jovens
  • D. captação de água de chuva, em uma instituição de ensino, por funcionários de uma empresa especializada
  • E. realização de excursão escolar do ensino médio a jardins botânicos

Um currículo acessível para todos possibilita desenvolvimento e aprendizagem aos alunos e alunas a todo o momento. Considerando essa posição teórica, alicerçada nas ideias de Vigotsky, assinale a opção correta.

  • A. Todo estudante com deficiência tem direito a acessar universalmente os conhecimentos mínimos, acionando as redes de apoio necessárias e as tecnologias de informação que o auxiliem em seu processo de aprendizagem.
  • B. Mais importante que o currículo é o conteúdo oferecido aos estudantes.
  • C. Os tempos, o espaço físico da escola, a relação família-escola e o atendimento educacional especializado oferecido pelas salas de recursos multifuncionais podem ser pensados separadamente e independentemente do sujeito, pois todos aprendem de forma semelhante.
  • D. Os professores são os profissionais que organizam os processos desenvolvimento e aprendizagem em suas turmas, independentemente do interesse do aluno.
  • E. Um currículo acessível precisa estar vinculado ao nível socioeconômico de cada estudante e adequar-se a essa realidade.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. A organização escolar seriada é capaz de atenuar a descontinuidade e a fragmentação dos processos formativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com legislação vigente, assinale a opção correta a respeito da educação ambiental (EA).

  • A. A abordagem de conteúdos relacionados à EA é facultativa em escolas privadas.
  • B. Na legislação vigente, estabeleceu-se uma concepção pedagógica exclusiva para as abordagens de EA na educação básica.
  • C. De acordo com as diretrizes da PNEA, deve ser estimulada, nos sistemas de ensino, a construção de grupos de estudos que sejam, ao mesmo tempo, autônomos e emancipatórios, com o objetivo de incentivar a interdisciplinaridade.
  • D. A EA vem sendo implantada como disciplina específica nos currículos de instituição de ensino médio público, conforme previsto na legislação vigente.
  • E. As abordagens de EA relacionadas a conflitos ambientais violentos devem ser evitadas no âmbito do ensino fundamental.

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado, assinale a opção correta, a respeito do assunto nele abordado.

  • A. A inclusão digital oferece condições de comunicação acessível às pessoas cegas, autistas, com paralisia cerebral, deficiência física ou múltipla.
  • B. O acesso às novas tecnologias digitais não se configura como direito das pessoas com deficiência nem sequer é porta de entrada ao mundo da informação acessível e democrática.
  • C. O percurso formativo docente em tecnologias digitais não caracteriza elemento de democratização das tecnologias da informação para alunos com deficiência.
  • D. No espaço escolar, as tecnologias da informação pouco ou nada contribuem para a comunicação das pessoas com deficiência.
  • E. As tecnologias de comunicação surgem para dar condições aos professores de ratificarem seu poder docente.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. A multidisciplinaridade é considerada tradicional, pois se trata de uma organização didático-pedagógica somativa, em que não ficam explícitas as relações que poderiam existir entre as disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...