Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de questões relativas à sexualidade da pessoa com deficiência, assinale a opção correta.

  • A. Os meios sociofamiliar, escolar e social pouco influenciam no desenvolvimento da sexualidade da pessoa com deficiência.
  • B. Dificilmente uma pessoa com deficiência terá uma vida sexual regular, devido a todas as impossibilidades físicas, psíquicas e preconceitos implicados nessa temática.
  • C. A sexualidade implica desenvolvimento integral do ser humano e está ligada ao amor, à ternura, ao sexo e à atração; portanto, pessoas com deficiência podem e devem ter formas de expressão de sua sexualidade, incluindo uma vida sexual ativa.
  • D. O fato de o papel primordial do sexo ser a conservação da espécie faz que a pessoa com deficiência se satisfaça apenas com a função social da sexualidade e a entenda como expressão cultural e artística.
  • E. Pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência sentem e vivem suas sexualidades de formas diferentes; portanto, não há necessidade de a escola abordar essa temática com as pessoas com deficiência.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. O trabalho pedagógico subsidiado pela prática social problematizadora instiga os educandos à reflexão acerca da realidade que os cerca, de modo que os conhecimentos construídos na prática pedagógica retornam à prática social por meio da experiência coletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos processos desenvolvimento e aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. O meio cultural tem pouca ou nenhuma importância na direção desses processos, já que eles nascem com os sujeitos.
  • B. Nos sujeitos com deficiência, esses processos devem ser estimulados e acompanhados durante toda a vida por profissionais especializados.
  • C. No que se refere a esses processos, é necessária a inter-relação entre sujeito, objeto e cultura, ocorrendo a aprendizagem quando os processos têm significado para o sujeito que aprende.
  • D. Esses processos são independentes na relação entre sujeitos e objetos de conhecimento.
  • E. Descrevem-se esses processos a partir de uma lógica ambientalista (movimento behaviorista), inatista, construcionista ou histórico-cultural, entretanto, o sujeito não tem qualquer autonomia acerca de tal desenvolvimento.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. Considerar a prática social como ponto de partida para a construção de conhecimentos acadêmicos significa trabalhar tais conhecimentos a partir da articulação dialética com saberes do senso comum, reconhecendo-se que o conhecimento empírico é significativamente superior aos demais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Orientação e mobilidade são orientações exclusivas da escola comum.
  • B. Mobilidade e orientação são condições para que a criança cega habite seu corpo e o mundo que a rodeia.
  • C. O trabalho de mobilidade e orientação é uma escolha da família da pessoa cega e não é fundamental à intervenção pedagógica na escola.
  • D. Os centros de AEE são responsáveis pelo ensino de braille e de sorobã sendo as questões relativas a mobilidade e orientação de responsabilidade exclusiva dos professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais.
  • E. As estratégias e os recursos mais utilizados na orientação e mobilidade são o cão-guia e a autoproteção. Nesse processo de independência, o guia-humano e a bengala são irrelevantes.

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue os itens que se seguem. Além de infraestrutura tecnológica, as escolas necessitam repensar seus espaços, tempos e relações sociais, de forma que as informações sejam convertidas em conhecimento, por meio da mediação de professores que dominem tais recursos e linguagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da avaliação da deficiência intelectual, assinale a opção correta conforme a orientação da Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (AADID).

  • A. A avaliação positiva de deficiência intelectual é condição para que a escola encaminhe as pessoas ao atendimento nos centros de AEE, onde serão atendidas prioritariamente.
  • B. Limitações significativas do funcionamento intelectual, limitações significativas no comportamento adaptativo e início de manifestações anterior aos dezoito anos de idade são os três critérios utilizados na avaliação da deficiência intelectual.
  • C. A avaliação positiva da deficiência intelectual não é suficiente para determinar as condições de elegibilidade para a escolha de serviços de apoio à pessoa com deficiência intelectual.
  • D. A avaliação da deficiência intelectual deve ser feita utilizando-se, exclusivamente, testes quantitativos, para que nenhuma variável subjetiva interfira no planejamento e na intervenção avaliativa.
  • E. A partir do ano de 2010, a avaliação da deficiência intelectual foi facilitada com a sua classificação em deficiência intelectual leve, moderada ou severa.

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue os itens que se seguem. No contexto educacional, é necessário construir novas narrativas, capazes de dar respostas à sociedade permeada por novas tecnologias da informação e da comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de aspectos históricos e da utilização do sorobã, assinale a opção correta.

  • A. No Brasil, o sorobã foi adaptado para cegos, no ano de 1949, por Joaquim Lima de Moraes; sua utilização foi reconhecida pelo MEC, no ano de 2002, que instituiu a Comissão Brasileira de Estudo e Pesquisa do Sorobã.
  • B. Com o sorobã é possível fazer cálculos utilizando as quatro operações matemáticas de forma simples; a resolução de cálculos com potências, com números decimais e extrações de raízes quadradas fica comprometida.
  • C. O sorobã tem origem coreana e, no Brasil, foi inicialmente adaptado no ano de 1949 para o uso de cegos.
  • D. O sorobã é, nos dias de hoje, um excelente recurso no ensino da leitura e da escrita para crianças, adolescentes, jovens e adultos cegos.
  • E. A utilização do sorob㠗 recurso didático muito efetivo no ensino da matemática para crianças cegas — foi autorizada apenas nas salas de recursos multifuncionais.

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue os itens que se seguem. Na sociedade atual, em função dos novos recursos tecnológicos, acelerou-se o processo de transmissão do saber, mas não sofreram impactos significativos as regras de transmissão e as relações sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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