Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o brincar, assinale a alternativa correta.
Para brincar, é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca.
A brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sociocultural delas mesmas.
A brincadeira é a ponte que possibilita às crianças a ligação do real com o imaginário, distanciando seu contato com a realidade, fazendo com que elas criem seu próprio universo.
O brincar deve se constituir em atividade esporádica, sua constância dependerá dos interesses que as crianças apresentam nas diferentes faixas etárias.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A relação entre o cuidar e o educar com as instituições de Educação Infantil incorporam de maneira ______________ as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os _______________________ e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel __________________, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.integrada/ profissionais/ mediador
associada/ papéis/ socializador
integrada/ papéis/ mediador
integrada/ profissionais/ socializador
O trabalho com a linguagem oral deve se orientar pelo seguinte pressuposto:
escutar a criança, dar atenção ao que ela que ela fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo.
incentivar a criança a acrescentar em seu vocabulário inflexões gramaticais, para que aprenda a criar perguntas e frases negativas.
reconhecer o esforço da criança em compreender o que ouve, mas sem interferir, para que aprenda sozinha a se comunicar.
o trabalho com as crianças da educação infantil exige do professor uma escuta e atenção às suas falas, aos seus movimentos, gestos e demais ações expressivas, contudo, apenas de caráter observador, o incentivo pode inibir a criança.
De acordo com o Ideb (Índice de desenvolvimento da Educação Básica), assinale a alternativa correta.
Estabelece como meta que, em 2022, o Ideb do Brasil atinja o índice 6.0, média que corresponde aos sistemas educacionais dos países desenvolvidos.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações do Saresp.
As metas são as mesmas para cada rede de ensino e estabelecimentos escolares.
O resultado nacional do Ideb 2009 mostra que não houve avanços em nenhum nível de ensino.
Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis anos), a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas nos seguintes princípios:
I. respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc. II. direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil. III. acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética. É correto o que está contido emI, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
Assinale a alternativa que não apresenta um pressuposto para a construção de uma escola inclusiva.
Oferecer cursos de formação de cuidadores especializados.
Acessibilidade dos espaços escolares.
Adaptação do material didático.
Formação de professores especializados.
O imaginário infantil deve ser estimulado para que o faz-de-conta torne-se, de fato, uma prática cotidiana entre as crianças. Para isto,
é preciso que se organize na sala um espaço para essa atividade, separado por uma cortina, biombo ou outro recurso qualquer, no qual as crianças poderão se esconder, fantasiar-se, brincar, sozinhas ou em grupos, de casinha, construir uma nave espacial ou um trem etc.
cabe ao professor proibir situações de interação em que panos, fraldas ou anteparos como caixas e biombos possam ser utilizados para esconder o rosto ou o corpo todo da criança e do parceiro, num jogo de esconder e aparecer.
é preciso que o professor impeça que as crianças façam aparecer e desaparecer brinquedos e objetos.
cabe ao educador garantir a não participação das crianças em brincadeiras de esconder e achar e em brincadeiras de imitação.
Antônio, de 31 anos, está matriculado numa turma do curso noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele procura a direção da escola para saber se terá de frequentar as aulas de Educação Física, oferecidas fora do período escolar que estuda. O vice-diretor esclarece que a Educação Física integra-se à proposta pedagógica da escola, sendo a sua prática facultativa, caso o aluno se enquadre nas seguintes condições, exceto:
apresente um documento que comprove a sua paternidade/ maternidade, como por exemplo, a certidão de nascimento de um(a) filho(a).
comprove que cumpre uma jornada de trabalho de, pelo menos, 8 (oito) horas diárias.
esteja prestando serviço militar inicial.
tenha mais de trinta anos de idade.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, na concepção de Educação Infantil,
I. as polêmicas sobre cuidar e educar, sobre o papel do afeto na relação pedagógica e sobre educar para o desenvolvimento ou para o conhecimento têm constituído o panorama de fundo sobre o qual se constroem as propostas em Educação Infantil. II. referencial é uma proposta fechada, inflexível e obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais. III. há práticas que privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva. IV. em concepções mais abrangentes, os cuidados são compreendidos como aqueles referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeiras que possibilitem a exploração e a descoberta. É correto o que está contido emI, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
Quando estudava na pré-escola, Lucas, de 6 anos, levava toda sexta-feira um brinquedo para a escola. Agora que está no 1º ano do Ensino Fundamental, a atual professora não permite que seus alunos levem brinquedos pessoais à escola, abolindo o chamado dia do brinquedo. O pai de Lucas percebeu que ele volta mais cansado da escola. Diante do ocorrido, a direção da escola resolveu incluir na pauta da reunião de professores alguns esclarecimentos sobre o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos. Sendo assim, é correto afirmar que, exceto
a criança de seis anos precisa de uma proposta curricular que atenda às suas características, potencialidades e necessidades específicas dessa infância.
o Ensino Fundamental de nove anos exige a reelaboração da Proposta Pedagógica das Secretarias de Educação e do Projeto Pedagógico das escolas, bem como a atualização das normas curriculares pelos Conselhos de Educação.
garante que a criança esteja alfabetizada com um ano de antecedência, através dos estímulos de uma escolarização precoce.
garante aos alunos que entrem, antecipadamente, contato com o ambiente letrado, beneficiando as crianças cujas famílias não possuem o hábito da leitura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...