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A democratização das relações políticas e sociais no Brasil, em seu auge nos anos 1980, mostrava a universalização dos direitos dos cidadãos e a descentralização do Estado nas diversas áreas sociais, como a Educação, por exemplo. Um orientador pedagógico interessa-se pelo resgate histórico da Educação e considera que há um importante enfoque a ser destacado nesse panorama, abordando os conceitos de autonomia, democracia, municipalização e descentralização. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
A municipalização, sinônimo de regionalização, está centralizada nos encargos e serviços desenvolvidos pela Prefeitura sem a corresponsabilização de entidades da sociedade civil.
O processo de descentralização pressupõe a participação democrática, mas não se associa à autonomia por parte da coletividade.
A descentralização relaciona-se às discussões sobre as ações governamentais e/ou sobre as ações participativas da sociedade civil.
O deslocamento do poder do Estado para a sociedade civil ainda não é realidade no Brasil em nenhuma esfera social.
Sobre a mediação do professor no processo de construção da escrita, assinale a alternativa correta.
Um professor competente ensina e não fica apenas mediando conflitos.
Na relação professor-aluno, o professor sabe mais e deve dizer ao aluno quando este erra, sem receios.
A mediação do professor na escrita não surte efeitos positivos quando a ação do aluno não interage com as ações dele.
A atuação do professor é parte essencial no que se refere à mediação e planejamento da ação pedagógica.
Em relação à psicogênese da língua escrita, é correto afirmar que
I. são estudos experimentais que envolvem crianças de diversos meios sociais em diferentes países, mas prevalecendo a base tradicional. II. retrata o papel ativo do sujeito no processo de elaboração individual da escrita. III. consiste em supor que é necessária uma série de processos de reflexão sobre a linguagem para passar a uma escrita constituída. IV. tem por objetivo explicar como se dá o processo através do qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança. É correto o que está contido emII, III e IV, apenas.
I, II, e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que
I. em seu sentido integral, é o mais eficiente meio estimulador das inteligências. II. os jogos permitem que a criança realize tudo que desejar. Quando entretido em um jogo, o indivíduo é quem quer ser, ordena o que quer ordenar, decide sem restrições. III. os jogos impõem o controle dos impulsos, a aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas. IV. os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente. É correto o que está contido emI, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
Em relação aos conceitos e características de um ambiente alfabetizador, analise as assertivas abaixo.
I. O ambiente alfabetizador nasce quando se promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita, nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. II. É a utilização da escrita no cotidiano das crianças, oferecendo a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita. Desta forma, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve. III. É uma sala com paredes cobertas de textos expostos e, às vezes, até com etiquetas nomeando móveis e objetos, como uma forma eficiente de expor as crianças à escrita. IV. É aquele em que o educador traz diversos textos utilizados nas práticas sociais para dentro da instituição, ampliando o acesso da criança ao mundo letrado, cumprindo um papel importante na busca da igualdade de oportunidades. É correto o que se afirma emI, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Sobre a imitação, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
A percepção e a compreensão da complementaridade presente nos atos e papéis envolvidos nas interações sociais é um aspecto importante do processo de diferenciação entre o eu e o outro. O exercício da complementaridade está presente, por exemplo, nos jogos de imitação típico das crianças.
É visível o esforço das crianças, desde muito pequenas, em reproduzir gestos, expressões faciais e sons produzidos pelas pessoas com as quais convivem. Imitam também animais domésticos, objetos em movimento etc. Na fase dos dois aos três anos, a imitação entre crianças pode ser uma forma privilegiada de comunicação e para brincar com outras crianças. A oferta de múltiplos brinquedos de diferentes tipos facilita essa interação.
A imitação é resultado da capacidade de a criança observar e aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e de diferenciar-se. É entendida como reconstrução externa e não meramente uma cópia ou repetição mecânica.
As crianças tendem a observar, de início, as ações mais simples e mais próximas à sua compreensão, especialmente aquelas apresentadas por gestos ou cenas atrativas ou por pessoas de seu círculo afetivo. A observação é uma das capacidades humanas que auxiliam as crianças a construírem um processo de diferenciação dos outros, que podem influenciar negativamente na construção de sua identidade.
Sobre a música, analise as assertivas abaixo.
I. Cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos deveriam estar nas escolas de todo o País. II. A música na escola significa uma formação mais humanística dos estudantes. III. A música, muitas vezes, atrapalha o ambiente sério que deve prevalecer nas escolas. IV. Com a música, são desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, de ouvir e de respeitar o outro. É correto o que se afirma emI, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Sobre o desenvolvimento cognitivo de acordo com Piaget, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O estágio sensório-motor é o primeiro e maior estágio de desenvolvimento cognitivo, do nascimento até cerca dos 24 meses, quando a criança usa habilidades sensoriais e motoras para influenciar o ambiente. ( ) O estágio pré-operacional é o terceiro maior estágio de desenvolvimento cognitivo e é marcado pela capacidade de usar símbolos. ( ) O estágio de operações concretas compreende o estágio de desenvolvimento entre as idades de 6 e 12 anos, durante o qual as crianças se tornam capazes de pensar de forma lógica.V/ F/ F
V/ V/ V
F/ V/ V
V/ F/ V
Sobre o papel dos esquemas no desenvolvimento cognitivo, analise os conceitos abaixo.
I. Os esquemas operativos são representações mentais das associações lógicas entre objetos no mundo. II. A adaptação consiste em processos através dos quais os esquemas mudam. III. A acomodação é o processo pelo qual uma pessoa modifica esquemas existentes como resultado de novas experiências ou cria novos esquemas quando os antigos não mais administram os dados. IV. A equilibração envolve a absorção de novas experiências ou informações aos esquemas existentes. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, sobre a organização do tempo, assinale a alternativa correta.
Todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivências das crianças.
A oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço é uma oportunidade de propiciar a escolha através do educador.
Organizar, todos os dias, atividades como cantos para desenhar, para ouvir música, para pintar, para olhar livros, para modelar, para jogos de regras etc., auxilia o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são atividades individuais.
A arrumação da sala após uma atividade é um exemplo que contém várias ações que elas podem realizar sozinhas. Não é necessário considerar um tempo ao final de cada atividade dedicado para a arrumação visto que, para aprender a cooperar e perceber que a arrumação é algo da responsabilidade de todos, não se deve pressionar a criança.
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