Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    1/ 3/ 2/ 4

  • B.

    3/ 1/ 2/ 4

  • C.

    2/ 4/ 1/ 3

  • D.

    4/ 2/ 3/ 1

A diretora de uma instituição educacional que atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses solicitou que o vice-diretor propusesse, com base nas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, uma organização de materiais, espaços e tempos com a finalidade de efetivar os objetivos, as propostas pedagógicas da instituição e o trabalho coletivo. Diante do exposto, assinale a alternativa que não apresenta um aspecto que precisa ser assegurado.

  • A.

    A educação em sua integridade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.

  • B.

    A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

  • C.

    A ausência de deslocamentos e de movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referencia dos agrupamentos, excetuando a área de parque para as crianças maiores de dois anos.

  • D.

    O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.

Considerando-se as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de 0 (zero) a 6 (seis) anos, a qualidade das experiências oferecidas que podem contribuir para o exercício da cidadania devem estar embasadas em determinados princípios educativos. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. As crianças devem ser consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.

II. As crianças têm o direito de brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.

III. É importante o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, a fim de ampliar o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, aos afetos, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.

IV. É fundamental a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    III e IV, apenas.

Discutia-se, na sala de reuniões de uma escola, a importância do aluno e da Educação para o futuro. Este assunto começou a ganhar força por volta da década de 1920, quando o aluno era o centro das atenções. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Surge a Escola Nova, movimento que reinventa a escola a partir de conhecimentos produzidos por meios alternativos, com embasamento empírico, não científico.

  • B.

    O aluno deve ser o sujeito mais importante da escola. Para isso, defende a adoção de novos métodos e a reforma dos currículos escolares.

  • C.

    O conhecimento deve ser ensinado exclusivamente na escola. Havia resistência quanto ao conhecimento adquirido fora da escola, ainda não se utilizava o contexto sociocultural no ensinoaprendizagem.

  • D.

    O Manifesto da Escola Nova, assinado por personalidades como Anísio Teixeira, defendia a universalização da escola pública, laica e gratuita e mudanças nas práticas e saberes pedagógicos, não levando em conta, contudo, a experiência da criança.

Em relação à psicogênese da língua escrita, é correto afirmar que

I. são estudos experimentais que envolvem crianças de diversos meios sociais em diferentes países, mas prevalecendo a base tradicional.

II. retrata o papel ativo do sujeito no processo de elaboração individual da escrita.

III. consiste em supor que é necessária uma série de processos de reflexão sobre a linguagem para passar a uma escrita constituída.

IV. tem por objetivo explicar como se dá o processo através do qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança.

É correto o que está contido em

  • A.

    II, III e IV, apenas.

  • B.

    I, II, e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

Uma vice-diretora, pensando em suas atribuições e funções, decidiu pesquisar sobre a história da Educação para entender melhor o processo de ensino-aprendizagem, de onde vieram as influências e qual foi o caminho percorrido para que a escola chegasse onde está. Descobriu que as mulheres nem sempre foram bem quistas como educadoras dentro da escola e que isto começou a mudar no século XIX. Descobriu, ainda, que, após a Proclamação da República,

I. surgiram as escolas especiais, com ensino voltado a crianças, a partir de 10 anos de idade, com necessidades especiais.

II. o governo reformou o ensino primário e normal, organizando uma rede de escolas normais e complementares.

III. a presença feminina nos cursos de formação de professores das Escolas Normais aumentou e esse aumento se deu devido ao magistério surgir como alternativa ao casamento forçado e ofícios de menor prestígio, como o de lavadeira e parteira.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    I, II e III.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Letramento é o conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material ____________, enquanto alfabetização é um processo dentro do letramento, é a _____________ de ensinar, de aprender a ler e a escrever. A criança, mesmo não ____________________, já pode ser inserida em um processo de letramento, pois, ela faz a _______________ incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito antes das letras e vai além delas.

  • A.

    didático/ forma/ alfabetizada/ decodificação

  • B.

    escrito/ maneira/ lendo/ decodificação

  • C.

    didático/ ação/ lendo/ leitura

  • D.

    escrito/ ação/ alfabetizada/ leitura

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Um vice-diretor, pela primeira vez, ficou encarregado da direção de uma escola na ausência do diretor. Este, por sua vez, resolveu se aprofundar na área de Educação Infantil, pois havia, até então, apenas trabalhado com Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como um vice-diretor deve sempre se preocupar com sua formação, pois uma de suas atribuições é lidar com coordenadores e professores, resolveu pesquisar um pouco mais sobre isso a fim de orientar os coordenadores e educandos, e descobriu que, em 1895, surgiu o primeiro _________________________ no Brasil. Antes disso, as crianças ficavam em casa até os _____________.

  • A.

    jardim de infância público/ 10 anos

  • B.

    escola de ensino básico pública/ 8 anos

  • C.

    jardim de infância público/ 7 anos

  • D.

    escola de ensino básico privada/ 9 anos

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeira e ____________________ orientadas, de forma que possa __________________ para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de _______________, respeito e confiança e o acesso pela criança aos _________________ mais amplos da realidade social e cultural.

  • A.

    aprendizagens/ contribuir/ aceitação/ conhecimentos

  • B.

    práticas/ cooperar/ acomodação/ conhecimentos

  • C.

    práticas/ comprazer/ companheirismo/ conteúdos

  • D.

    aprendizagens/ comprazer/ aceitação/ conteúdos

A fala é o principal instrumento de comunicação das crianças com os professores e seus colegas. Porém, é recente como um conteúdo na Educação Infantil. Todos precisam saber se expressar e usar a linguagem em variadas situações comunicativas: conversas, entrevistas, seminários, ao telefone etc. Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante

I. diversificar os assuntos tratados em sala de aula.

II. fazer um rodízio para que todos falem em uma roda de conversa. Mostrar textos para aqueles que ainda não sabem ler convencionalmente e ler para eles. Fotos e ilustrações também são de grande ajuda.

III. discutir sobre uma reportagem, um fato recente ou até sobre um texto científico. Trazer outras pessoas para bater papo também ajuda.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...