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Em relação à avaliação do processo de ensino e aprendizagem proposta pelo texto, é correto afirmar que
a avaliação escolar é a avaliação do rendimento dos alunos como algo que recai exclusivamente sobre eles. A avaliação tem caráter descritivo, interpretativo e tem a tarefa de realizar juízos de valor. O ensino deve ser visto também como arte, e o professor, como um artista.
a avaliação deve fundamentalmente fornecer informações para quem tem de tomar decisões no que diz respeito ao ensino. A questão central é a busca da qualidade da informação, que precisa ser clara, oportuna, exata e válida. O objetivo é o aperfeiçoamento do ensino.
a avaliação deve considerar dois aspectos: a análise do processo de ensino visando intervir para seu aperfeiçoamento avaliação formativa; a análise dos resultados, tantos os previstos nos objetivos como os imprevistos avaliação somativa. Dessa forma, o avaliador não deve se fixar apenas nos resultados previstos.
a avaliação deve ser holística analisando os diversos intervenientes no processo de ensinoaprendizagem , e contribuir para a análise da própria avaliação, meta-avaliação. É fundamental que a avaliação assuma uma vertente crítica e reflexiva da própria ação, a fim de analisar e melhorar essa mesma ação.
Uma professora tem um aluno em sala de aula com baixa visão que precisa ser encaminhado para avaliação, na cidade de São Paulo. Esse encaminhamento deverá ser feito para
Larama.
APAE.
AACD.
Sociedade Pestalozzi.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Diante destes contextos e sob a ótica da Gestão Escolar Democrática, a Avaliação Institucional
é temida porque tem um caráter punitivo, depreciador e não valoriza as potencialidades de cada indivíduo. Ela parte de uma análise de indicadores que são construídos e definidos pelo sistema, em cima dos quais se atribuem notas. É uma inferência dos órgãos centrais, que vai na contramão da autonomia da escola.
é um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade visando à ratificá-la ou retificála. É um processo que possibilita o levantamento das demandas, isto é, de tudo aquilo que o grupo identifica como sendo um problema que afeta a todos. Entre os desafios educacionais que exigem tratamento institucional, é comum aparecerem problemas relativos aos trabalhos em grupo dos alunos, ao conselho de classe, à alimentação, à indisciplina, ao bullying, ao uso da internet, à comunicação com os pais e ao sistema de avaliação.
não deve ser confundida com a Avaliação Educacional, que trata especificamente da aprendizagem, currículo e desempenho escolar, pois a Avaliação Institucional é mais ampla e abrangente, refere-se ou trata de políticas, das instituições, planos, programas e projetos, assim como das estratégias ou mecanismos utilizados para sua implementação nas unidades.
é a análise dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil/ MEC e de outros, pela própria instituição. Cada escola de Educação Infantil deve reunir a direção, os professores, as famílias e as entidades locais e discutir os elementos fundamentais que devem ser considerados pela escola na reflexão sobre sua própria qualidade. A partir dessa conversa, e utilizando o documento, as instituições poderão mapear quais são os principais problemas e propor um plano de ação. Esta avaliação não é de uso exclusivo da escola, e a informação produzida por meio dela será divulgada publicamente, utilizada em rankings ou comparações entre instituições de ensino, para orientar a distribuição de verbas e a bonificação salarial.
Encaminhamentos didáticos, como as apostilas preparadas, o desenho livre, os desenhos estereotipados para as crianças colorirem ou colagens pré-montadas empobrecem e enfraquecem o aprendizado do aluno. Assinale a alternativa que apresenta as atividades propostas na área de Arte.
Desenhos prontos, xerocados ou mimeografados, a serem coloridos com cores escolhidas pelo próprio professor.
Proporcionar o conhecimento artístico. Desenvolver, exercitar a prática da expressão, da criatividade e da comunicação.
Modelagem em argila ou massa de modelar com o uso de forminhas e outras ferramentas que proporcionem um trabalho limpo e bem feito.
Cópias ou trabalhos de modelos prontos, como as colagens com formas pré-definidas e recortadas pelo próprio professor.
R. R., docente de uma turma de educação infantil, é uma professora que não costuma levar os seus alunos ao playground da escola, alegando que tem medo que alguma criança se machuque. A coordenadora pedagógica conversa com a professora, e convence-a da importância do ato de brincar, baseada nos estudos teóricos de
L.S. Vygotsky e a teoria sobre o Desenvolvimento Humano.
B.F. Skinner e o Behaviorismo.
Maria Montessori e os Métodos Ativos e Individualização do Ensino.
Santo Tomás de Aquino e a Escolástica.
Numa reunião de pais, D. Maria deu um depoimento dizendo que, desde que os professores solicitaram a ela que acompanhasse com atenção e carinho as atividades escolares de seu filho em casa, o menino danado mudou da água pro vinho. O fato de ela trabalhar o dia todo, não a impediu de arranjar um tempinho pra ele. Após a declaração, a professora lembrou que a participação dos pais, na estratégia de promoção do sucesso escolar de seus filhos, era fundamental. Assinale a alternativa que seria incoerente com uma relação de parceria entre escola-família.
Considerar a diversidade de arranjos familiares.
Considerar as diferenças sócioeconômicas e culturais das famílias.
Incluir no currículo da escola experiências trazidas pelos pais e mães de alunos.
Analisar as dificuldades dos alunos sob a ótica do modelo da reprovação e atribuir à ausência dos pais as dificuldades apresentadas pelos educandos.
A educadora reporta-se à sua vivência pessoal, ao percorrer o Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), para fazer um comparativo com o processo de
plano pedagógico.
avaliação institucional.
sondagem prévia dos alunos.
avaliação mediadora.
O conceito de Diversidade está associado à
I. pluralidade. II. multiplicidade. III. heterogeneidade. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
O sr. José, de 38 anos, está interessado em retomar os estudos e procurou uma escola de Ensino Fundamental que oferecesse o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, após o expediente de trabalho. Ele explicou aos funcionários da secretaria que deixou de estudar há muito tempo e, como a escola ficava numa área rural, não tem nenhuma documentação que comprove o seu grau de escolaridade. O sr. José é alfabetizado e frequentou as aulas por um período de 3 anos. Com a finalidade de regularizar a vida escolar do sr. José, o diretor educacional deve providenciar
a terminalidade específica.
a reclassificação.
a classificação.
o teste vocacional.
Potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento e realização de tarefas em áreas de seu interesse. A definição refere-se a
praticantes de esportes.
artistas em geral.
alunos com altas habilidades/ superdotação.
alunos com transtornos globais do desenvolvimento.
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