Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na escola Futuro Cidadão, os professores utilizam em todas as séries os livros enviados pelo PNLD para compor o currículo do modo em que estão organizados no sumário. Assim, na semana de planejamento, a coordenadora observou que os conteúdos programáticos de Ciências dos 2º e do 3º anos estavam muito semelhantes e propôs uma modificação, pois os alunos que estudaram no 2º ano e passaram para o 3º ano precisavam aprofundar seus saberes e não praticamente repeti-los de um ano para outro. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os problemas de aprendizagem não têm relação com a organização do currículo, falta laudo médico que oriente a prática pedagógica.

  • B.

    A lógica estruturante do currículo não deve priorizar o aluno, e sim o conhecimento a ser ensinado.

  • C.

    Ao criar protótipos de alunos, é mais fácil ao professor estruturar o currículo adequadamente.

  • D.

    A prática educativa deve ser repensada e reorganizada de forma coletiva a fim de que o currículo reveja a identidade dos educadores e dos educandos. O que deve ser priorizado e que atividades devem ser propostas são reflexões importantes para a construção do currículo.

Luana nunca frequentou a escola e já está com 8 anos. Ao chegar a uma escola municipal da rede pública, a coordenadora percebeu que a aluna já apresentava alguns saberes, embora nunca os tenha aprendido formalmente. Os pais de Luana estudaram apenas nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental e não puderam auxiliá-la em sua alfabetização. A partir de conversa com a aluna e sondagem diagnóstica realizada sistematicamente, é correto afirmar que

  • A.

    Luana não sabe desenhar, pois esse tipo de atividade é aprendida na escola e a aluna não desenvolveu a coordenação motora fina.

  • B.

    a aluna não identifica e nomeia as cores, já que essa atividade deve ser ensinada na escola, nenhuma criança pode saber cores se nunca foi à escola.

  • C.

    Luana não sabe escrever matematicamente a operação de adição, pois esse tipo de atividade não é do domínio do desenvolvimento, precisa ser aprendido na escola.

  • D.

    Luana conhece Estados e capitais brasileiras, pois esse conhecimento é considerado parte do desenvolvimento da espécie humana.

É início de ano letivo e a cada ano a coordenadora, junto com o grupo de professores que coordena, revê o currículo e a organização dos conteúdos e dos objetivos de acordo com o programa. Ao reestruturarem ou manterem itens no currículo escolar, a equipe escolar sempre discute que é necessário contemplar as funções centrais do desenvolvimento humano: simbólica, percepção, memória, atenção e imaginação. Sobre essas funções, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Entre as diferentes formas de percepção, a percepção visual é a mais efetiva na aquisição do conhecimento, para todas as pessoas, conforme estudo realizado.

  • B.

    Todas as áreas do conhecimento são manifestações da função simbólica.

  • C.

    A aprendizagem que envolve a memória é somente aquela da concepção tradicional.

  • D.

    A reprodução tem apoio na memória enquanto a imaginação ou criação, não.

Bianca é uma aluna recém-ingressante no Ensino Fundamental, tem 6 anos e, segundo conversa da mãe com a coordenadora pedagógica, aprendeu a ler e a escrever aos 3 anos de idade. Surpresa com a afirmação, a coordenadora transmitiu a informação à professora, que conheceria os alunos e iniciaria atividades de sondagem na semana seguinte. Após a realização das atividades diagnósticas individuais, a professora verificou que Bianca sabia escrever seu nome completo e sabia algumas palavras de memória e as escrevia convencionalmente. Ao ditar palavras menos usuais, a aluna apresentava-se na hipótese silábica com valor sonoro. Conforme a professora e a coordenadora já imaginavam, é bastante incomum que uma criança aos 3 anos saiba ler e escrever convencionalmente, pois

  • A.

    aos 3 anos, as crianças ainda não estão em contato com formas escritas, veem apenas as figuras e quando observam livros fingem ler, mas não se atentam que neles há palavras.

  • B.

    com 3 anos de idade, a criança não tem a maturação orgânica necessária para ler e escrever convencionalmente, mesmo que estimulada pelo meio.

  • C.

    somente em idade mais avançada as crianças podem desenvolver qualquer hipótese de escrita, ou seja, com 3 anos de idade seria impossível Bianca estar na hipótese alfabética, pré-silábica ou qualquer outra.

  • D.

    o currículo da Educação Infantil estimula apenas o brincar, não está voltado para o contato com a escrita.

A escola Caminhos da Vida é composta por uma grande variedade de alunos de diferentes etnias, advindos de todas as regiões brasileiras, além de outros provenientes de países distintos, principalmente Japão, Bolívia e Angola. Para atender à diversidade de culturas e conhecimentos, a escola adota um currículo voltado para a formação humana. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Um currículo voltado para a formação humana considera os conhecimentos e vivências dos alunos, inclui a todos e sempre apresenta novos saberes, desdobrando as áreas tradicionais do currículo em tantas outras.

  • B.

    Este tipo de currículo deve ser neutro e ingênuo para não transmitir ideologias por trás de sua organização.

  • C.

    Um currículo voltado para a formação humana deve ser sempre baseado na preparação para a vida adulta, como propõe Bobbit.

  • D.

    É um currículo que está relacionado com as práticas propostas pelo professor para todas as turmas, com conteúdos e objetivos estabelecidos previamente.

Uma professora notou que em matemática sua turma de 5º ano estava com dificuldades de realizar situações-problema e solicitou a presença do coordenador pedagógico para que assistisse à sua aula e lhe ajudasse a identificar que estratégias didáticas poderiam ser adotadas para favorecer a aprendizagem dos alunos. Com respaldo em seus conhecimentos de didática da Matemática, após observar a aula, o coordenador provavelmente respondeu que

  • A.

    é preciso aumentar a quantidade de situações-problema para serem resolvidas pelos alunos, utilizando apenas uma operação por vez, ou seja, quinze problemas que envolvam multiplicação em uma mesma aula. Não é indicado que os alunos de 5º ano resolvam os problemas com estratégias pessoais, precisam estruturar as operações de modo convencional.

  • B.

    a Matemática não deve utilizar situações-problema, deve usar exclusivamente jogos didáticos, de preferência propostos pelos alunos.

  • C.

    antes de resolver situações-problema, os alunos precisam familiarizar-se com as operações aritméticas de modo isolado. Quando as compreenderem bem, podem aplicá-las. Se os alunos têm dificuldades, o professor deve retomar as operações e, quando aprenderem o mecanismo operativo, estarão preparados para o próximo passo.

  • D.

    propor situações-problema é imprescindível em todos os níveis da escolaridade, porém a Matemática não deve se limitar a isso; é necessário que os alunos também possam experimentar criar problemas e propiciar a resolução dos problemas inventados por outros colegas.

Fernanda tem 4 anos e frequenta a Educação Infantil. Embora não saiba ler as palavras, sabe ler o mundo muito bem, ou seja, tem um vasto conhecimento prévio para sua idade. Interessa-se principalmente pelos assuntos relacionados a animais e, para aprender cada vez mais, tem afinidade por assistir a programas televisivos informativos e ver ilustrações de livros sobre animais e pedir para que sua mãe leia trechos a ela. Muitos alunos sentem curiosidade em conhecer mais a alimentação, por que vivem na terra etc. Pensando em práticas pedagógicas voltadas para a faixa etária e para o conhecimento dos alunos, é correto afirmar que

  • A.

    é possível incluir essa temática no currículo, considerando todo conhecimento como uma rede de outros saberes e respaldando-se nos princípios de transversalidade.

  • B.

    o mais adequado é elaborar uma sequência didática para desenvolver a temática, sobretudo, por poder ser realizada em um tempo mais reduzido – em torno de uma semana ou quinze dias – a fim de tornar-se uma atividade investigativa e, ao mesmo tempo, prática.

  • C.

    o conteúdo do currículo pode ser variável, pois no momento do planejamento inicial já é determinado um espaço para que os alunos sugiram um tema a ser trabalhado.

  • D.

    nas perspectivas epistemológicas e metodológicas, esse trabalho não pode ser realizado dissociado de um projeto interdisciplinar, que envolva necessariamente todas as disciplinas curriculares.

Uma professora não possuía a compatibilidade de horário legal para que pudesse exercer acúmulo de cargos públicos. Ela garantiu à diretora que teria tempo hábil para chegar à primeira aula, porém ao decorrer dos dias sistematicamente atrasava-se no início do período. Os demais professores, cientes da situação, reivindicaram o mesmo direito ou fariam acusação de favorecimento, tendo a diretora que responder por Processo Administrativo Disciplinar. Diante dessas circunstâncias, assinale a alternativa que melhor apresenta a atitude que a diretora deveria ter tomado a fim de evitar esse problema.

  • A.

    Abrir exceções para outros professores que também gostariam de acumular cargos públicos.

  • B.

    Ter feito um registro escrito para que a professora se comprometesse a cumprir o horário como os demais professores.

  • C.

    Não admitir a exceção devido à inconformidade legal.

  • D.

    Conversar com os demais professores, explicar a situação e verificar se concordariam com o privilégio da professora antes de permiti-lo.

Um professor acaba de ingressar na escola Caminhos do Aprender, escola da rede pública de ensino, e solicita o Projeto Político-Pedagógico da escola ao coordenador pedagógico, a fim de conhecer um pouco mais sobre aquela unidade escolar. O coordenador diz não saber onde está o Projeto Pedagógico e que, provavelmente, deve estar na sala do diretor, por se tratar de um “documento burocrático”. Ao falar com o diretor, ele diz que não sabe exatamente onde o documento está, mas que, quando encontrar, deixará com Carlos para que leia. Diante das Leis que regem a Educação, pode-se afirmar que

  • A.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento ao qual os professores têm acesso, mas sua elaboração é realizada pela Equipe Gestora, de acordo com as orientações da Secretaria de Educação.

  • B.

    o Projeto Político-Pedagógico é realizado no ano de inauguração da escola e, nos anos posteriores, segue-se sempre o mesmo documento.

  • C.

    todos os integrantes da escola podem ter livre acesso às normas da escola, bem como ao planejamento, aos objetivos e aos Projetos Político-Pedagógicos, que mostram a identidade da escola. Além disso, os professores, a comunidade escolar e os conselhos escolares participam da elaboração da proposta pedagógica.

  • D.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento burocrático que na prática tem pouca utilidade. Depois de elaborado pela equipe da escola e homologado pela Secretaria de Educação, deve ser arquivado até que alguém queira consultá-lo.

Um coordenador pedagógico diz que seu dia a dia compõe-se de resolver situações emergenciais, como problemas de relacionamento entre alunos, telefonar para as famílias cujos alunos aguardam na escola após o horário da saída e entregar materiais para os professores nas salas de aula. Na verdade, se houvesse a delegação de funções de uma forma mais efetiva na escola, poderiam ser priorizadas as atividades que realmente fazem parte da rotina do coordenador pedagógico, como

  • A.

    organizar e executar horários coletivos de trabalho pedagógico, investir em sua formação pessoal e atuar diretamente junto ao grupo de professores, observando práticas e planejamentos e qualificando o trabalho.

  • B.

    ler comunicados referentes às atividades que envolvem professores e alunos e elaborar a rotina como uma estrutura estável.

  • C.

    suprir a ausência de professores em sala de aula, discutir projetos desenvolvidos na escola e preparar-se pedagógica e conceitualmente para os horários coletivos de trabalho pedagógico.

  • D.

    promover o desenvolvimento profissional dos professores, suprir a ausência deles em sala de aula e ler comunicados que envolvam os professores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...