Lista completa de Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A oferta de Educação Especial pelo Estado tem início
a partir dos 6 anos.
de 3 a 6 anos.
de 0 a 6 anos.
dos 7 aos 14 anos.
Ao pesquisar sobre o analfabetismo, o diretor chegou aos seguintes dados: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da pesquisa do Programa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2009, a taxa estimada de analfabetismo funcional, entre pessoas de 15 anos ou mais, era de 20,3%. Considera-se um analfabeto funcional
a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar as letras e desenvolve uma mínima habilidade de interpretação de textos, porém, não consegue realizar operações matemáticas.
a pessoa com menos de quatro anos de estudo e que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia-a-dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente.
a pessoa que não consegue ler ou escrever palavras simples e curtas.
a pessoa que tem capacidade mínima de decodificar letras e resolver operações matemáticas, mas não possui domínio de escrita, conseguindo ler e interpretar razoavelmente.
A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir no currículo escolar os elementos da cultura indígena. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma diretriz que poderia subsidiar as atividades de uma escola sobre a História e Cultura Indígena.
Respeitar os costumes, línguas, crenças e tradições indígenas.
Respeitar o direito originário sobre as terras ocupadas pelos índios.
Perpetuar a imagem do bom selvagem, atribuída a essas populações desde os tempos do Brasil Colonial.
Promover cursos de formação de professores e pesquisar bibliografia sobre o tema indígena.
Discutia-se a grade curricular em reunião escolar. Surgiu o assunto da inserção da cultura afro-brasileira em todo currículo. O diretor pediu, então, que os professores citassem exemplos de atividades escolares que valorizam a cultura afro-brasileira. Três deles foram pertinentes em suas colocações e um deles apresentou um exemplo equivocado. Assinale a alternativa que o apresenta.
Apresentar as biografias de Pixinguinha, Machado de Assis e Clementina de Jesus e ressaltar as suas contribuições para a cultura brasileira.
Contar histórias sobre a Princesa Zacimba Gaba, Chico Rei e Zumbi dos Palmares para os alunos.
Pesquisar sobre o Candomblé, religião de origem africana.
Enaltecer a importância da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, nas aulas de História do Brasil.
Um diretor deve conhecer o currículo escolar e estar atento conforme as atualizações de acordo com o Ministério da Educação. Sabendo-se que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, é correto afirmar que este será ministrado, em especial, nas áreas de educação artística e de
literatura e história brasileiras.
literatura e geografia geral.
história e sociologia.
geografia e história brasileiras.
O movimento que ficou conhecido como Escola Nova, ocorrido na primeira metade do século XX, defendia princípios educacionais que continuam presentes no sistema educacional brasileiro até os dias atuais. Os idealizadores desse movimento, dentre eles o educador Anísio Teixeira, defendiam a garantia de um ensino cujos princípios consideravam os seguintes aspectos, exceto
o público.
o religioso.
o laico.
o universal.
O valor dos recursos financeiros repassado às unidades educacionais será definido através de critérios que levam em consideração, exceto
a modalidade da unidade educacional.
os índices de analfabetismo do Ministério da Educação (MEC).
os estudos socioeconômicos da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
o número de períodos de funcionamento das unidades educacionais.
João, de 8 anos, está internado em um hospital infantil para realizar um tratamento de saúde que o afastará da escola por um período de seis meses. Desde o início de sua internação, ele frequenta a classe hospitalar, que funciona em uma das dependências do hospital, e realiza as atividades propostas pelos professores que atuam nesse espaço especializado de ensino. As avaliações sobre o desenvolvimento da aprendizagem de João são encaminhadas, regularmente, à direção da escola em que ele está matriculado. Em relação a este caso, assinale a alternativa correta.
As brinquedotecas que funcionam nos hospitais infantis proporcionam atividades lúdicas, sem fins educacionais, e visam apenas ao entretenimento infantil.
As atividades e avaliações escolares realizadas pelo aluno, durante a sua internação hospitalar, não tem validade para o ensino regular e devem ser desconsideradas por seus professores da escola em que ele está matriculado.
As escolas, embora possuam alguns casos de alunos afastados em razão de tratamentos de saúde de longa duração, têm o direito de divergir quanto à legitimidade das atividades executadas fora do âmbito escolar, pois estas são consideradas não didáticas.
Trata-se de um caso de uma criança que, mesmo estando impossibilitada de frequentar a escola, tem o seu direito à educação garantido, em um espaço hospitalar, através de um atendimento educacional especializado.
Um diretor educacional de uma escola de Ensino Fundamental é reconhecido entre os seus pares pelo cumprimento de suas tarefas burocráticas legais. Entretanto, mantém uma postura de distanciamento das atividades curriculares, reuniões pedagógicas e de pais. Alega que essas atividades são de competência da coordenação pedagógica e do corpo docente da escola. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
O diretor educacional tem uma atitude coerente ao delegar tarefas e não interferir no trabalho do coordenador pedagógico. Afinal, a área pedagógica não é de incumbência da direção da escola.
A atitude do diretor é parcialmente coerente, visto que, embora articule as ações da equipe educacional, as ações pedagógicas que garantem a efetivação do processo de ensino-aprendizagem são divididas conforme hierarquia e o diretor deve apenas estar ciente, não se envolvendo diretamente com tais assuntos.
Articular as ações da equipe educacional implica acompanhar todas as ações pedagógicas que garantem a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem e a construção do conhecimento, atribuições do cargo de diretor educacional, previstas no Projeto Pedagógico da Escola.
Uma gestão democrática requer uma postura de laissez-faire por parte do diretor educacional, ou seja, deixar os profissionais livres para fazerem o que acharem pertinente dentro do âmbito escolar.
Em uma das reuniões do Conselho Municipal de Educação de Campinas, decidiu-se alterar alguns itens na merenda de modo que a alimentação escolar pudesse ser mais saudável e que fosse proveniente da agricultura familiar. Propor critérios e modificações para o melhor andamento dos serviços educacionais faz parte das atribuições do Conselho Municipal de Educação. Além dessa, assinale a alternativa que apresenta quais são algumas das outras funções atribuídas a esse órgão.
Redistribuir a verba recebida nos diversos setores da Educação, elaborar o Plano de Aplicação dos Recursos e auxiliar na escolha dos livros que serão adotados nas instituições.
Assessorar as famílias que tenham dúvidas quanto à distribuição da verba destinada à Educação e solicitar bolsa-família para os alunos que se encontram em situação de risco.
Providenciar a vinda de profissionais capacitados para atuarem diretamente nas escolas, gerenciar o trabalho pedagógico desenvolvido e reunir pais e alunos representantes do Conselho de Escola para firmarem parcerias e pensarem em medidas que elevem a qualidade das escolas.
Subsidiar o Plano de Aplicação dos Recursos Públicos, opinar sobre assuntos educacionais e estudar, sugerir e deliberar juntamente com a Secretaria Municipal de Educação medidas que visam a expansão qualitativa do Ensino Municipal.
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