Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Para identificar as estratégias necessárias para atender um aluno com necessidades educacionais em sala de aula, o professor deverá

  • A.

    realizar um questionário e enviar para os responsáveis por aquele aluno para saber como trabalhar com aquele aluno.

  • B.

    fazer cursos de capacitação para conhecer as principais deficiências e as estratégias necessárias para interagir com esse aluno.

  • C.

    convidar os pais para sugerirem atividades a serem desenvolvidas.

  • D.

    ler o laudo do aluno para, posteriormente, saber o que fazer.

Algumas escolas públicas, infelizmente, ainda organizam a separação de classes. Em determinadas salas, convivem apenas alunos com diferentes necessidades educacionais especiais. Essa prática, do ponto de vista do conceito de escola para todos, está

  • A.

    adequada, pois os alunos com necessidades educacionais especiais necessitam de um espaço exclusivo para que o processo de aprendizagem aconteça verdadeiramente.

  • B.

    inadequada, pois os alunos deverão ser separados por necessidades educacionais semelhantes. Por exemplo: classes só de surdos, só de deficientes visuais, entre outras.

  • C.

    inadequada, pois, nos dias de hoje, a escola deverá organizar turmas em que todos os alunos, com e sem necessidades educacionais especiais, convivam em sala para o pleno exercício de suas potencialidades.

  • D.

    adequada, pois caberá à escola avaliar a necessidade ou não de serem separados os grupos de alunos com necessidades educacionais especiais daqueles que não as tem.

A criança desde cedo pode se comunicar por meio de gestos, sons e, mais tarde, representar papéis nas brincadeiras que compartilha com os amigos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As brincadeiras são consideradas como passatempos importantes.

  • B.

    As brincadeiras são fundamentais para identificar se essa criança será ou não comunicativa.

  • C.

    A participação nas brincadeiras reforça a construção de uma personalidade individualista.

  • D.

    As brincadeiras são fundamentais para desenvolver a imaginação.

Um dos grandes desafios da escola pública, para receber o aluno com necessidades educacionais especiais, está relacionado com

  • A.

    a ausência de acompanhamento do Conselho Tutelar.

  • B.

    a falta de confiança da família na escola.

  • C.

    a falta de capacitação dos professores.

  • D.

    o despreparo dos funcionários.

Um professor de Educação Especial, de uma escola pública, necessita desenvolver atividades com um aluno autista. Para que sua atuação seja bem sucedida, é preciso

  • A.

    salas de apoio onde atividades específicas deverão ser realizadas.

  • B.

    rampas de acesso e informações visuais em LIBRAS em todas as dependências da escola.

  • C.

    piso tátil para alunos com deficiência visual e banheiros adaptados.

  • D.

    adaptação arquitetônica dos espaços de convivência.

O gráfico acima aponta um crescimento significativo nas matrículas da educação especial nas classes comuns do ensino regular. Hoje, estão em classes comuns estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Tal situação aumenta a diversidade das salas de aula e exige uma mudança de paradigma de organização e funcionamento da unidade rumo a uma sociedade mais justo, humana e democrática. As práticas pedagógicas também precisam ser revistas. Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que todos tenham os mesmos resultados. Os alunos precisam de liberdade para aprender de modo próprio, de acordo com as suas condições. E isso vale para os estudantes com deficiência ou não. O foco da educação inclusiva deve ser

  • A.

    as deficiências que geram diferenças. Inclusão é estar junto, aglutinar até em sala de aula com pessoas diferentes.

  • B.

    o conserto da deficiência. Só há inclusão quando os diferentes aceitam a ordem estabelecida.

  • C.

    as diferenças, e não as deficiências. Inclusão é estar com o outro, é interagir com ele.

  • D.

    a deficiência que impede que o aluno atenda ao perfil idealizado de aluno. Para tal, há a necessidade de adaptações culturais da escola “segregadora”.

Até 1990, as políticas de Educação Especial refletiram o sentido assistencial e terapêutico atribuído à Educação Especial pelo MEC. A partir de 1990, ocorrem algumas modificações importantes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas modificações.

  • A.

    A conceituação da Educação Especial como instrumento de normalização no ensino.

  • B.

    O surgimento de indicadores da busca de interpretação da Educação Especial como modalidade assistencial.

  • C.

    A conceituação da Educação Especial como instrumento de integração social.

  • D.

    O surgimento de indicadores da busca de interpretação da Educação Especial como modalidade de ensino.

Diante dessa concepção de educação, é incorreto afirmar que a escola

  • A.

    tem, diante de si, o desafio de sua própria recriação, pois tudo que a ela se refere constitui-se como invenção: os rituais escolares são invenções de um determinado contexto sociocultural em movimento.

  • B.

    é o lugar que desenvolve processo de socialização da cultura da vida, no qual se constroem, se mantêm e se transformam saberes, conhecimentos e valores. A educação é processo e prática que se concretiza nas relações sociais que transcendem o espaço e o tempo escolares, tendo em vista os diferentes sujeitos que a demandam.

  • C.

    é uma instituição de ensino com a função predominantemente de transmissão de conteúdos e de formação social individual. O conhecimento humano possui um caráter cumulativo, que deve ser adquirido pelo indivíduo pela transmissão dos conhecimentos a ser realizada na instituição escolar. Ao sujeito que está adquirindo conhecimento compete memorizar definições, sínteses e resumos que lhe são oferecidos no processo de educação formal.

  • D.

    é uma organização temporal, que deve ser menos rígida, segmentada e uniforme, a fim de que os estudantes, indistintamente, possam adequar seus tempos de aprendizagens de modo menos homogêneo e idealizado.

O trabalho de formação continuada necessário é complexo e deve ser articulado e graduado, possibilitando a elevação do senso comum. A reflexão deve se desenvolver não de modo abstrato, e sim concreto, sobre a base do real e da experiência efetiva. As práticas curriculares tornam-se mais complexas, na medida em que se observam os destaques dados às experiências vividas, à experiência da aprendizagem. Desta forma, adotando-se esta metodologia, em um horário de trabalho coletivo, pede-se aos professores que relatem, pelo trabalho da memória, a trajetória profissional e que tomem consciência disso, com o objetivo de

  • A.

    refletir sobre como se transformaram nos professores que são hoje. Os autores dos memoriais assumem atitude protagonista, produzem obras memorialistas, que se esclarecem mais por suas escolhas do que pelas matérias de que são construídos. Expõem práticas, que pela lógica hegemônica, são inimagináveis e inexistentes e obrigam a enxergar as condições de tessitura de conhecimentos e significações nas redes cotidianas, e a criar modos de ser, fazer e pensar diferentes dos existentes.

  • B.

    constituir-se como uma pessoa autônoma, capaz de tomar decisões para não ser “coisificado” pelas instituições burocráticas. Os autores dos memoriais assumem atitude pragmática em relação à estrutura e ao funcionamento da instituição escola, e assim produzem obras memorialistas, que esclarecem como fazer escolhas de acordo com o instituído. A ação didática é uma simples execução de uma regra, a obediência a uma regra.

  • C.

    desenvolver a consciência profissional. Os autores dos memoriais desconstroem o politeísmo aparente das práticas didáticas e dão visibilidade a um monoteísmo de práticas vivenciadas, dominadas, mas não apagadas.

  • D.

    racionalizar a própria prática, controlando as emoções, que são criadas, combinando possibilidades e fazendo surgir a prática desejada pela instituição, em trajetórias que podem ser previamente determinadas, embora sempre diferentes e diversificadas . As ações docentes são exclusivamente racionais, no sentido de planejadas e planificadas.

As atuais conquistas sociais da pessoa com deficiência são frutos de um processo histórico. Nesse processo, a década de 1980 foi muito importante porque a ONU organizou

  • A.

    a Declaração de Salamanca.

  • B.

    o Movimento Nacional das Pessoas Deficientes.

  • C.

    o ano internacional das Pessoas Deficientes.

  • D.

    a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

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