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Ao final do ano letivo de 2011, todos os participantes da comunidade escolar, os professores, funcionários e a equipe gestora empenharam-se em avaliar o que foi produtivo ou eficaz durante o ano e o que precisa ser aperfeiçoado para o ano seguinte na escola Viver e Aprender. Embora essa escola seja muito elogiada pelos pais, devido ao ensino de qualidade, à organização e à limpeza, houve queixas no que se refere à comunicação com as famílias. Muitos pais desejam ter contato com os dados da aplicação de recursos, com os informes gerais, com o calendário escolar e com o IDEB da unidade. Assim, sugeriram que essas informações estivessem dispostas em um quadro visível a todos nos períodos de entrada e saída dos alunos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
As sugestões da comunidade escolar para o ano seguinte devem fazer parte do projeto pedagógico da escola e, sobretudo, devem ser colocadas em prática.
O compromisso da escola com o processo educativo deve eliminar a progressão continuada e investir nos alunos com dificuldades. Essa é a base, nenhuma avaliação institucional pode trazer resultados melhores.
Permitir que a família opine sobre a escola é conferir a leigos uma grande responsabilidade. Nem tudo o que é dito pela comunidade escolar deve ser levado em consideração.
Avaliar a escola cabe somente aos especialistas em educação e, principalmente, àqueles que estão diariamente em contato com os problemas que envolvem o sistema educativo.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Na escola Saber Partilhado, cada professor, funcionário e membro da equipe gestora atua de modo cooperativo e em prol da Educação como um todo. As tarefas são definidas, mas não há o predomínio da hierarquização. Aqueles que têm maiores habilidades em determinadas situações, lideram; a liderança não fica apenas concentrada na equipe gestora, todos assumem esse papel em algum momento. Refletindo sobre gestão democrática e trabalho em equipe, é correto afirmar que
o trabalho em equipe está pressuposto em qualquer atividade organizada na escola, por isso não é preciso reforçá-lo ou incentivá-lo.
só é significativo o trabalho em equipe em algumas situações. Às vezes, algumas pessoas não gostam ou não trabalham bem em equipe, nesse caso, quem prefere trabalhar em equipe, pode fazê-lo e quem não gosta é melhor que não o faça para evitar desentendimentos ou conflitos.
as discussões com o grupo de professores podem possibilitar trocas e reflexões interessantes e tornar o ambiente estimulante, contudo é preciso que cada um tenha suas responsabilidades e tarefas concretas e atue individualmente nas situações cotidianas.
a equipe que age verdadeiramente junta ou colabora com o mesmo trabalho faz parte de um sistema coletivo e, para tal, renuncia voluntariamente parte de sua autonomia.
A professora de Geografia dos 2os anos do Ensino Médio realiza a avaliação dos alunos da seguinte forma: leciona de acordo com seu planejamento durante todo o trimestre e, ao final, aplica uma prova individual, sem consulta e com prazo previamente definido de execução. Ao observar a recorrência de notas baixas dos 2os anos e o insucesso dos alunos, a coordenadora propôs que a professora diversificasse a avaliação e favorecesse o conhecimento dos alunos até em momentos avaliativos. Além disso, a coordenadora mencionou que a avaliação também serve de parâmetro para verificar o trabalho docente que conteúdos precisam ser melhor desenvolvidos, o que os alunos compreenderam bem e o que precisa ser alterado na didática docente. Nesse sentido, sobre avaliação diagnóstica, formativa e classificatória, é correto afirmar que
a avaliação classificatória ou somativa não tem foco no resultado final.
a avaliação formativa é aplicável apenas ao professor, o aluno não tem consciência de seu processo de aprendizagem, sobretudo quando se encontra nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
a avaliação formativa faz parte da cultura escolar, pois ao final do ano o aluno tem contato com sua nota obtida e a partir dela sabe se foi promovido para o ano seguinte ou não.
a avaliação diagnóstica favorece a identificação dos conhecimentos prévios dos alunos e possibilita a reflexão do professor em relação às intervenções que devem ser feitas.
A coordenadora pedagógica de uma escola pública teve a interessante iniciativa de levar para a reunião semanal com os professores as vinte metas estabelecidas no projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) para serem atingidas até 2020. A discussão serviu para notarem que algumas metas são audaciosas para o momento enquanto outras já são atingidas na escola. Com base nas metas e nas políticas públicas, é correto afirmar que na lista não está previsto para 2020
aumentar o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu.
ampliar o investimento público em Educação (no mínimo, 7% do Produto Interno Bruto Brasileiro PIB).
garantir, de acordo com lei específica, que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 1º ano de escolarização.
oferecer educação em tempo integral na metade das escolas públicas de educação básica.
Em 2010, primeiro ano de obrigatoriedade de oferta do Ensino Fundamental de 9 anos nas escolas brasileiras, Karen foi matricular seu filho, de 6 anos, em uma escola pública e quis compreender melhor o porquê dessa nova organização da Educação, quais as vantagens da antecipação do ingresso das crianças no Ensino Fundamental e como seria o currículo e a rotina escolar a partir da mudança. Pode-se afirmar que a coordenadora pedagógica, com base na legislação vigente, respondeu-lhe que
a organização do Ensino Fundamental em 4 anos iniciais e 5 anos finais surgiu a partir da observação que os alunos estavam com rendimento insatisfatório nos anos finais do Ensino Fundamental, principalmente na área de matemática. Desse modo, em 5 anos, os alunos podem sanar suas dificuldades, evitar a defasagem e aprofundar seus saberes, podendo ingressar no Ensino Médio com mais qualidade.
embora a matrícula na Educação Infantil seja obrigatória, não é foco dessa modalidade de ensino desenvolver atividades voltadas à alfabetização e, o ingresso antecipado dos alunos no Ensino Fundamental, garante que estejam alfabetizados até o final do 1º ano.
a taxa de natalidade ampliou-se significativamente nos últimos anos e, assim, o número de crianças com 6 anos de idade, fase de interseção entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental, também cresceu. As escolas de Educação Infantil tinham uma demanda muito superior à esperada e por questões político-estruturais, a alternativa mais viável era favorecer o ingresso antecipado dos alunos no Ensino Fundamental.
a antecipação do convívio dos alunos no Ensino Fundamental tem o objetivo de assegurar-lhes mais oportunidades de aprendizagem, com maior qualidade, já que muitas crianças estão fora da escola na Educação Infantil.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
"Eugenia" é a ciência que orienta as mães para que:
I - Escolham o parceiro ideal;
II - Saibam que o bebê precisa de cuidados desde a concepção;
III - Usem-na como manual de procedimentos e recomendações saudáveis para o desenvolvimento do individuo;
IV - Sigam as orientações para o exame pré-nupcial. Está(ão) correta(s):
apenas I.
I, II.
III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
"O Brasil tem quatro milhões de famílias com crianças de até seis anos de idade vivendo com menos de meio salário mínimo "per capita". Isso representa cerca de um terço do universo das famílias com crianças nessa idade no país". O texto acima está relacionado com
educação- família e política.
miséria – educação e pobreza.
pobreza – recursos e miséria.
religião – miséria - politica
política – educação e renda familiar
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
Dos perfis para o baixo rendimento escolar, o que mais influencia na aprendizagem é
o desmame precoce.
a ausência de rede de esgoto próximo às casas.
poluição atmosférica.
falta de motivação.
ausência de incentivo da escola.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
Puericultura está relacionada à
área do desenvolvimento.
mortalidade infantil.
higiene e doenças.
aspectos afetivos.
aspectos psicológicos.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
As crianças são aceitas na educação infantil, a partir do momento em que
começam a falar, por volta dos 14 meses.
começam a falar, entre 18 e 24 meses.
saem das fraldas, pois não é aceito criança de fraldas.
já são capazes de expressarem verbalmente o que estão sentindo e o que está acontecendo.
já conseguem correr, pular e falar sem dificuldade.
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