Questões de Pedagogia da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Nas reuniões pedagógicas com os professores, a orientadora tem percebido que muitos deles estão avaliando os alunos apenas por meio de provas realizadas ao final dos trimestres escolares. Pensando na qualidade escolar, no desenvolvimento de aprendizagens essenciais e na autonomia dos alunos, a orientadora propôs uma avaliação mais abrangente, que contemplasse outros instrumentos e objetivos. Assinale a alternativa que apresenta uma avaliação mais apropriada.

  • A.

    Avaliação continuada, recuperação paralela e possibilidade de maior interação entre os alunos com dificuldades de aprendizagem.

  • B.

    Procedimentos pedagógicos específicos, registros de provas de forma mais sistemática, reforço escolar regular e organização de tarefas suplementares realizadas em duplas por aluno com dificuldade em conjunto com aluno sem dificuldade de aprendizagem.

  • C.

    Diferentes formas de registro e de acompanhamento das aprendizagens, atividades comuns e diversificadas aos alunos, serviços de apoio aos educandos com dificuldades, diferentes organizações de ambientes e disponibilização de materiais.

  • D.

    Tarefas suplementares combinadas às provas de verificação de assimilação dos conteúdos.

Na fase da alfabetização, atividades que trabalhem a linguagem oral são muito importantes. Expressar-se oralmente requer autoconfiança. Para isso, o professor deve

  • A.

    oferecer oportunidades e materiais que desenvolvam a linguagem oral e estejam em contexto e relacionados às várias áreas do conhecimento.

  • B.

    deixar que os alunos se expressem sem interferência, orientando-os ou fazendo parte das conversas.

  • C.

    deixar que os alunos brinquem em silêncio boa parte do tempo para manter um ambiente harmonioso e evitar o desgaste causado por um eventual excesso no processo do trabalho com a linguagem oral.

  • D.

    manter uma disciplina de realização de leitura oral em 75% do tempo, com o objetivo de estimular o desenvolvimento linguístico da criança.

Uma professora trabalha com o 4º ano do ensino fundamental em uma escola em que há outras 4 turmas e prefere planejar e desenvolver suas aulas de forma individual. Isso faz com que seu planejamento seja bastante diferente das demais professoras do mesmo ano/ ciclo. Este ano, resolveu não seguir o currículo convencional e, ao final do trimestre, a orientadora pedagógica notou que os alunos dela estavam muito aquém dos conhecimentos dos alunos das outras salas de 4º ano. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual não é adequado desenvolver qualquer conteúdo em sala de aula, sem seguir parâmetros comuns.

  • A.

    Todos os professores do mesmo ano/ ciclo devem seguir os mesmos conteúdos na mesma semana, a fim de que os alunos não destoem tanto, mesmo que as turmas tragam consigo diferentes saberes.

  • B.

    Existem parâmetros a serem seguidos, que são determinados pela orientadora pedagógica, levando em conta as características da comunidade escolar.

  • C.

    É preciso partir dos conhecimentos prévios dos alunos e avançar conforme tenham maturidade para tal. O acompanhamento curricular deve estar atrelado ao desenvolvimento da turma, independentemente de qualquer parâmetro.

  • D.

    Existem conteúdos mínimos a serem seguidos em cada área do conhecimento, indispensáveis ao exercício da cidadania plena.

Alfabetizar é muito mais do que ensinar as letras às crianças. É no processo de alfabetização que elas

  • A.

    descortinam um universo novo de aprendizado, em uma experiência que marcará sua relação com o conhecimento, num ambiente que incentive o convívio do aluno com as várias formas de ler e escrever.

  • B.

    tendem a rejeitar a leitura, por ser algo novo, e passam a valorizar as atividades mais mecanizadas.

  • C.

    ficam em classes planejadas, cercadas de todo o cuidado psicológico, que tem o objetivo de preparálas para estudar em um ambiente repleto de informações visuais.

  • D.

    percebem que o professor tem autonomia e domínio na aplicação de atividades, o que eleva o nível da qualidade escolar.

Uma diretora de escola na rede pública de ensino e, em sua prática, considera fundamental a dimensão ética da Educação. Neste sentido, a função da escola é realizar o desenvolvimento sistemático da cultura, em dimensões variadas, como a política e a técnica, mediadas pela ética. Sobre esta dimensão ética, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A ética não busca o fundamento do valor que norteia o comportamento humano.

  • B.

    A criança possui moral autônoma, ou seja, procura o sentido intrínseco das regras.

  • C.

    A tendência moralista da Educação evidencia e impõe valores aos alunos, como uma espécie de doutrinação.

  • D.

    A tendência filosófica está relacionada à imposição do pensamento ético.

Sobre a organização do espaço e do tempo na prática pedagógica, é correto afirmar que

I. a organização do espaço e dos alunos pode fazer muita diferença no trabalho de alfabetização e na aprendizagem em geral.

II. considerar estes dois aspectos no planejamento é importante para garantir as exigências de uma boa situação didática e o sucesso da atividade.

III. o tempo não está diretamente ligado à organização do espaço, sendo este o fator determinante na prática pedagógica.

IV. desconsiderá-los ou trabalhar de maneira improvisada pode, às vezes, pôr tudo a perder. Tanto o espaço como a possibilidade de interação entre os alunos são fatores de promoção de aprendizagem.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

Na escola onde uma orientadora pedagógica atua, a maioria dos professores limita-se a transmitir informações, como se fosse o único detentor do conhecimento, e a corrigir atividades dos alunos. Por meio de conversas com o grupo de professores, a orientadora já mencionou que avaliar é mais do que realizar uma atividade burocrática ou mecânica, é acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos nas diversas áreas de aprendizagem. Sob esta perspectiva, para avaliar bem, é preciso partir da

  • A.

    avaliação com precisão e de maneira adequada os alunos; é aplicar provas (testes e dissertativas), realizadas ora em duplas, ora individualmente.

  • B.

    conscientização do aluno de que só se realiza uma boa avaliação com estudo.

  • C.

    simplificação do conteúdo no momento avaliativo, para que todos tenham oportunidades semelhantes de mostrarem o que sabem.

  • D.

    recusa da prática de constatação de erros e acertos dos alunos.

A avaliação escolar não acontece em momentos isolados do trabalho pedagógico. Ela o inicia, permeia todo o processo e o conclui. Portanto, consiste

  • A.

    em verificar o desempenho através de situações previamente organizadas como provas/ testes que acontecem mensalmente.

  • B.

    em avaliar e mensurar o desenvolvimento do aluno em um dia específico.

  • C.

    na integralidade. A avaliação analisa todas as dimensões do comportamento, considerando o aluno como um todo.

  • D.

    em determinar, essencialmente, em que medida os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino em uma prova específica.

Uma professora de Ensino Fundamental trabalhou por 15 anos em uma escola pública que realizava a avaliação na concepção tradicional de ensino-aprendizagem. Recentemente, ela ingressou em uma escola que valoriza a avaliação mediadora. A educadora conhece as distinções das duas formas de avaliar na teoria, mas ainda precisa aprimorar seu trabalho nessa nova perspectiva. Sobre a avaliação tradicional e a avaliação mediadora, é correto afirmar que

  • A.

    a avaliação mediadora está a serviço da seleção e da classificação, e a avaliação tradicional também, o que leva a crer que nesse aspecto as duas formas de avaliar são semelhantes.

  • B.

    a avaliação mediadora tem caráter prognóstico, e a tradicional está atrelada ao acompanhamento permanente dos alunos.

  • C.

    a avaliação mediadora é dialógica, enquanto a avaliação tradicional traz consigo a visão unilateral.

  • D.

    a avaliação tradicional promove a mobilização e a inquietação dos alunos, efeito que também pode ser obtido na avaliação mediadora.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O projeto educativo escolar fundamenta-se na ideia de organização da ação de modo _____________, conduzida pela intencionalidade e dominada pela capacidade de prever, antecipar, intervir e transformar em ____________ a situação desejada. O projeto educativo da escola é um documento de planificação da ação educativa, de amplitude integral, de duração de ___________ prazo e de natureza geral e estratégica.

  • A.

    assistencialista/ educação/ médio

  • B.

    abrangente/ ensino/ curto

  • C.

    estratégico/ realidade/ longo

  • D.

    neutro/ aprendizagem/ curto

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