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Uma determinada escola da rede pública de ensino, a partir da Escala de Desempenho de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), atingiu o nível 3 de desempenho dos alunos em leitura, sendo que são 9 os níveis associados a esse índice e as provas avaliam o sistema de ensino, e não os alunos. A equipe gestora verificou quais competências estavam relacionadas ao nível atingido e interveio de modo que os professores se atentassem aos conteúdos que precisavam ser melhor desenvolvidos. Sobre o SAEB é possível afirmar que
é composto por duas avaliações complementares: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), realizadas a cada dois anos; a primeira envolve alunos matriculados no 5º e no 9º anos do Ensino Fundamental, e no 3º ano do Ensino Médio. A segunda, a ANRESC, envolve apenas o Ensino Fundamental (5º e 9º anos).
avalia a qualidade da Educação da rede pública do País, não sendo atrelado às escolas privadas.
não inclui as escolas realizadas na área rural devido à longa distância e também não envolve o Ensino Médio.
envolve apenas a área de Língua Portuguesa e está relacionado às escolas que possuem ao menos 200 alunos matriculados em cada uma das séries avaliadas.
Em relação ao conceito de letramento, analise as assertivas abaixo.
I. Letramento é a ação de ler e escrever, é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. II. O indivíduo domina a leitura, ou seja, não só sabe ler e escrever (atributo daquele que é alfabetizado), mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita. Fala-se no letramento como ampliação do sentido de alfabetização. III. Atualmente, o ensino passa por um momento complicado, pois a criança ou o adulto, em sua maioria, é alfabetizado, mas não é letrado. IV. O letramento é o estado no qual o indivíduo ainda não interpreta ou compreende corretamente o que lê. É correto o que se afirma emII e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
Uma orientadora pedagógica, ao passar perto da sala de aula de uma das professoras da escola, ouviu a seguinte observação da docente: Se vocês não fizerem silêncio, darei uma prova.. Considerando as concepções atuais de avaliação no processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta a intervenção correta a ser feita pela a orientadora pedagógica junto à professora.
A orientadora pedagógica dirá à professora que ameaçar os alunos não é uma prática condizente com o que se espera da atuação dos professores. Entretanto, como ela afirmou que daria uma prova e os alunos não fizeram silêncio, deve aplicá-la ainda que não estejam preparados para isso naquele momento.
A orientadora pedagógica entrará na sala de aula e dirá aos alunos que devem fazer silêncio, uma vez que a professora é autoridade e deve ser respeitada. Caso não façam silêncio, reforçará que a professora aplicará uma prova com questões difíceis, já que eles parecem dominar todos os assuntos, pois não querem voltar a atenção ao que a docente diz.
A orientadora pedagógica dirá à professora que provas e demais instrumentos avaliativos não devem ser utilizados para fins de controle disciplinar, uma vez que são importantes objetos de análise e revisão de práticas pedagógicas e estão associados às aprendizagens reais dos alunos, em que eles têm a possibilidade de refletir sobre aquilo que, de fato, assimilaram a partir das aulas.
Não há intervenção a ser feita. O trabalho realizado pela professora em sala de aula é de total responsabilidade dela. Além disso, qualquer intervenção pode causar constrangimento aos alunos ou à professora e não auxiliará na condução adequada das atividades pedagógicas.
Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) É através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social.
( ) As atividades lúdicas estimulam a desatenção, a desconcentração e a imaginação e, por consequência, contribui para que o aluno fique mais agitado. ( ) Os jogos e as brincadeiras, no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, podem incorporar valores morais e culturais, nos quais as atividades estimulam a promoção da autoimagem, a autoestima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição de um sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos. ( ) Há algum tempo o brincar era valorizado, mas destituído de valor educativo. Com o passar do tempo, houve uma mudança na forma como o brincar tem a sua importância no processo de desenvolvimento de uma criança, mas apenar após algumas etapas já superadas, como as atividades de cópia.V/ V/ F/ V
F/ F/ V/ F
V/ F/ V/ F
F/ F/ V/ V
Uma professora acaba de ingressar na rede pública municipal. A coordenadora e a orientadora pedagógica reuniram-se com ela para explicar-lhe algumas diretrizes curriculares que devem ser consideradas no desenvolvimento do trabalho em sala de aula. Por meio desta conversa, a professora ficou ciente de que o conceito de currículo envolve outros três. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta corretamente estes três conceitos.
Currículo informal/ currículo formal/ currículo padrão.
Currículo formal/ currículo em ação/ currículo oculto.
Currículo neutro/ currículo ideológico/ currículo aplicado.
Currículo comum/ currículo diversificado/ currículo aplicado.
Na educação, a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia
de um instrumento básico da comunicação e representação dos alunos e é o que os identifica como tal.
de aspectos comunicativos da língua escrita, que serve para o conhecimento, e da língua falada, que é indispensável para as trocas de informações.
do uso que a criança faz da linguagem para fornecer vários indícios quanto ao processo de diferenciação entre o eu e o outro.
de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal.
A equipe gestora de uma escola pública, em todo início de ano letivo, retoma com o grupo o projeto pedagógico definido pela rede e incorporado pela escola. Neste sentido, faz parte do projeto pedagógico das escolas
a expectativa das competências, habilidades e conhecimentos que os alunos da rede e da escola já tenham atingido para alcançar o próximo nível de escolaridade.
diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais como referenciais norteadores das instituições de ensino.
a forma como a estrutura curricular será operacionalizada, distribuição de carga horária, critérios de organização das turmas, entre outros.
projetos interdisciplinares que serão desenvolvidos na escola em um período plurianual.
Em relação à atuação dos professores no processo ensino-aprendizagem da matemática no cotidiano atual, é correto afirmar que ele consiste em
I. favorecer o indivíduo para que ele faça uso dessa ferramenta chamada matemática. II. aplicar na sala de aula inúmeras situações que circundam o mundo, visto que a matemática desenvolve o raciocínio, garante uma forma de pensamento, possibilita a criação e amadurecimento de ideias. III. promover a interdisciplinaridade, por meio de exemplos práticos. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
A prática de avaliação aplicadas nas escolas tem a função de
classificar os alunos com base em avaliações sistemáticas.
diagnosticar, para que o professor olhe aquilo que o aluno produziu, percebendo o que ele já sabe e identificando que tipo de informação é necessária para que seu conhecimento avance no processo de aprendizagem.
realizar um julgamento de valor, como forma de castigo pelo desempenho inadequado que os alunos atingem.
enquadrar os indivíduos nos parâmetros previamente estabelecidos.
Uma profissional ingressou este ano na Educação como docente. Embora tenha aprendido muito no Ensino Superior sobre prática pedagógica, na atuação cotidiana os desafios são maiores, uma vez que as exigências feitas aos professores de antigamente são bastante diferenciadas daquelas feitas aos professores de hoje. Sob esta perspectiva, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do processo de ensino nos dias atuais.
O ensinar e o aprender são indissociáveis e complementares.
A Educação Básica é compulsória a todos.
A lógica é expressa por critérios externos.
Lógica da ambivalência e da complexidade.
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