Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as atitudes e capacidades relacionadas à leitura do Ciclo Inicial de Alfabetização, analise.
I. Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
II. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura.
III. Construir a compreensão parcial do texto lido, evitando fazer inferências e/ou extrapolações.
IV. Ler oralmente com fluência e expressividade.
Estão corretas as alternativas
Ao selecionar os textos com os quais o professor vai trabalhar, é necessário ter em mente que a escola deve propiciar aos alunos, de início, o contato com textos
distantes da experiência imediata dos alunos.
de todos os gêneros, tanto orais quanto escritos.
adequados do ponto de vista discursivo, semântico e formal.
com níveis muito complexos de organização para provocar o pensamento do aluno.
São capacidades relacionadas à apropriação do sistema de escrita no Ciclo Inicial de Alfabetização, EXCETO:
Um dos momentos da alfabetização inicial que exige do professor uma certa cautela, muita atenção, é a passagem pela criança da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Esta é uma fase em que, EXCETO:
A escrita das crianças é acrescida de consoantes.
As crianças passam a escrever corretamente as palavras.
A criança registra uma mesma palavra de modos distintos.
As crianças começam a abandonar a escrita quase sempre realizada só com vogais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
São características de uma gestão escolar democrático-participativa, EXCETO:
Ajude seus alunos dando atenção especial às condições de produção.
Lembre que os primeiros textos produzidos pelos alunos deverão ser coletivos.
Lembre que a produção deverá ter relação com situações de uso real da escrita.
Proponha aos alunos a escrita com apoio de textos conhecidos, minimizando a insegurança inicial.
O respeito à diversidade, aos conhecimentos prévios dos aprendizes e à consolidação do conhecimento e conceitos discutidos em sala é primordial para o avanço gradativo dos alunos. Dentro desta perspectiva, é CONTRADITÓRIO afirmar que
a desconsideração dos conhecimentos pregressos dos alunos facilita o trabalho.
se houver insucessos com os aprendizes é urgente identificar as causas prováveis.
não é permitido ao professor esquecer os objetivos e expectativas de aprendizagem traçados de início.
sem taxar os estudantes, deve-se nomear quem teve dificuldade para aprender, a fim de que se retome o trabalho.
Aprender matemática é não perder a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo conhecimento. A matemática voltada para os novos tempos NÃO poderá exigir que a criança
leia e interprete mapas, tabelas, rótulos e gráficos.
conheça o espaço que a rodeia e com ele estabeleça relações.
deixe à margem para a imaginação, a fantasia e a leitura poética da vida.
resolva problemas e justifique oralmente e por escrito a estratégia utilizada.
observar como as crianças procuram histórias com base nas informações dadas por ela.
estar atenta à forma como as crianças aprendem o léxico ou o vocabulário da língua escrita.
oferecer às crianças muito material escrito, revistas, jornais e livros para que possam manuseá-los.
informar às crianças que o domínio da escrita é um aprendizado de longa duração e que terão dificuldade em apreendê-lo.
Normalmente, no ensino-aprendizagem da língua materna, as atividades são organizadas e divididas em cinco blocos: vocabulário; gramática; produção de textos; compreensão de textos; e, ensino de convenções da língua, incluindo ortografia e pontuação. Nos anos iniciais do ensino fundamental, deve-se começar a ensinar primordialmente
a gramática e o vocabulário.
o ensino e a convenção da língua escrita.
todos os elementos da língua que atuam em conjunto.
produção de textos, vocabulário e compreensão de textos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...