Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as atitudes e capacidades relacionadas à leitura do Ciclo Inicial de Alfabetização, analise.

I. Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.

II. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias à leitura.

III. Construir a compreensão parcial do texto lido, evitando fazer inferências e/ou extrapolações.

IV. Ler oralmente com fluência e expressividade.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I, II e IV, apenas.

Ao selecionar os textos com os quais o professor vai trabalhar, é necessário ter em mente que a escola deve propiciar aos alunos, de início, o contato com textos

  • A.

    distantes da experiência imediata dos alunos.

  • B.

    de todos os gêneros, tanto orais quanto escritos.

  • C.

    adequados do ponto de vista discursivo, semântico e formal.

  • D.

    com níveis muito complexos de organização para provocar o pensamento do aluno.

São capacidades relacionadas à apropriação do sistema de escrita no Ciclo Inicial de Alfabetização, EXCETO:

  • A. Dominar convenções gráficas.
  • B. Conhecer e memorizar as vogais do alfabeto.
  • C. Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita.
  • D. Compreender as diferenças entre escrita alfabética e outras formas gráficas.
  • E. Reconhecer unidades fonológicas,tais como sílabas, rimas, terminações de palavras.

“Um dos momentos da alfabetização inicial que exige do professor uma certa cautela, muita atenção, é a passagem pela criança da hipótese silábica para a hipótese alfabética.” Esta é uma fase em que, EXCETO:

  • A.

    A escrita das crianças é acrescida de consoantes.

  • B.

    As crianças passam a escrever corretamente as palavras.

  • C.

    A criança registra uma mesma palavra de modos distintos.

  • D.

    As crianças começam a abandonar a escrita quase sempre realizada só com vogais.

São características de uma gestão escolar democrático-participativa, EXCETO:

  • A. Qualificação e competência profissional.
  • B. Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
  • C. Acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica.
  • D. Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola.
  • E. Ênfase na administração regulada, descuidando-se, às vezes, dos objetivos específicos da instituição escolar.

  • A.

    Ajude seus alunos dando atenção especial às condições de produção.

  • B.

    Lembre que os primeiros textos produzidos pelos alunos deverão ser coletivos.

  • C.

    Lembre que a produção deverá ter relação com situações de uso real da escrita.

  • D.

    Proponha aos alunos a escrita com apoio de textos conhecidos, minimizando a insegurança inicial.

“O respeito à diversidade, aos conhecimentos prévios dos aprendizes e à consolidação do conhecimento e conceitos discutidos em sala é primordial para o avanço gradativo dos alunos.” Dentro desta perspectiva, é CONTRADITÓRIO afirmar que

  • A.

    a desconsideração dos conhecimentos pregressos dos alunos facilita o trabalho.

  • B.

    se houver insucessos com os aprendizes é urgente identificar as causas prováveis.

  • C.

    não é permitido ao professor esquecer os objetivos e expectativas de aprendizagem traçados de início.

  • D.

    sem taxar os estudantes, deve-se nomear quem teve dificuldade para aprender, a fim de que se retome o trabalho.

“Aprender matemática é não perder a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo conhecimento.” A matemática voltada para os novos tempos NÃO poderá exigir que a criança

  • A.

    leia e interprete mapas, tabelas, rótulos e gráficos.

  • B.

    conheça o espaço que a rodeia e com ele estabeleça relações.

  • C.

    deixe à margem para a imaginação, a fantasia e a leitura poética da vida.

  • D.

    resolva problemas e justifique oralmente e por escrito a estratégia utilizada.

  • A.

    observar como as crianças procuram histórias com base nas informações dadas por ela.

  • B.

    estar atenta à forma como as crianças aprendem o léxico ou o vocabulário da língua escrita.

  • C.

    oferecer às crianças muito material escrito, revistas, jornais e livros para que possam manuseá-los.

  • D.

    informar às crianças que o domínio da escrita é um aprendizado de longa duração e que terão dificuldade em apreendê-lo.

“Normalmente, no ensino-aprendizagem da língua materna, as atividades são organizadas e divididas em cinco blocos: vocabulário; gramática; produção de textos; compreensão de textos; e, ensino de convenções da língua, incluindo ortografia e pontuação.” Nos anos iniciais do ensino fundamental, deve-se começar a ensinar primordialmente

  • A.

    a gramática e o vocabulário.

  • B.

    o ensino e a convenção da língua escrita.

  • C.

    todos os elementos da língua que atuam em conjunto.

  • D.

    produção de textos, vocabulário e compreensão de textos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...