Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Nas últimas décadas, diferentes percepções do processo de aprendizagem passaram a ser difundidas, levando reflexões profundas quanto à integração entre teoria e prática no espaço escolar.” Assinale a alternativa que justifica o trecho anterior.

  • A. Difusão dos livros didáticos e métodos tradicionais de ensino.
  • B. Elaboração de exercícios ou testes sem exigências de nenhum raciocínio lógico.
  • C. Aproximação entre o que é ensinado na educação básica e a produção universitária.
  • D. Construção de um discurso positivista, enfatizando a produção acadêmica e as práticas pedagógicas.
  • E. Valorização exclusiva do saber, das vivências e das interpretações do aluno para a construção teórica.

A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:

  • A.

    A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.

  • B.

    Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.

  • C.

    O projeto político-pedagógico ocupa um papel central na construção de processos de participação, sobretudo na implementação de uma gestão democrática.

  • D.

    Todos os processos chamados de participação garantem o compartilhamento das decisões e do poder.

A organização dos conteúdos em relação a projetos, como forma de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento. Esse tipo de organização permite que se dê relevância às questões dos Temas Transversais, pois os projetos podem se desenvolver em torno deles e serem direcionados para metas objetivas ou para a produção de algo específico. Assim, considerando a ação pedagógica e o trabalho com projetos, analise.

I. Professor e alunos compartilham os objetivos do trabalho e os conteúdos são organizados de acordo com uma ou mais questões.

II. Uma vez definido o aspecto específico de um tema, os alunos têm a possibilidade de aplicar os conhecimentos que já possuem sobre o assunto, buscar novas informações e utilizar os conhecimentos e os recursos oferecidos pelas diversas áreas para dar um sentido amplo à questão.

III. O professor deve planejar uma série de atividades organizadas e direcionadas para a meta pré-estabelecida, de forma que, ao realizá-la, os alunos tomem, coletivamente, decisões sobre o desenvolvimento do trabalho.

IV. A organização das etapas do projeto deverá ser previamente planejada de forma a comportar as atividades que se pretende realizar dentro do tempo e do espaço que se dispõe.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

Embora as escolas do mundo estejam cada vez mais semelhantes entre si – “a cultura da escola” – inúmeros são os fatores (internos e externos à escola) que determinam diferenças curriculares significativas, em que pese o fato de que os fatores externos, que impedem o cumprimento de currículos oficiais, não sejam de competência da escola. Os fatores internos podem ser minimizados através de negociações coletivas que se expressam na

  • A.

    elaboração do regimento escolar.

  • B.

    organização do organograma da escola.

  • C.

    construção de um projeto político-pedagógico.

  • D.

    definição das disciplinas que irão compor o currículo.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3
  • B. 3, 1, 2
  • C. 1, 3, 2
  • D. 3, 2, 1
  • E. 2, 1, 3

Em relação à alfabetização e letramento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Os processos de alfabetização e letramento são complementares e inseparáveis.
  • B. Ensinar a ler e escrever também possibilita o acesso dos significados que, historicamente, se construíram e se constroem para a realidade.
  • C. Uma facilidade para a realização de um planejamento que integra alfabetização e letramento é o acesso ilimitado dos alunos de meios populares à produção escrita, no cotidiano de suas vidas.
  • D. Alfabetizar, hoje, também significa letrar, ou seja, possibilitar ao aluno o acesso a conhecimentos e capacidades que lhe permitam progressivamente se inserir num mundo organizado em torno da língua escrita.
  • E. A consolidação dos processos de alfabetização e letramento supõe a plena condição de uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita, dentre as quais se inclui a capacidade de compreender textos pertinentes às outras áreas de conhecimentos.

De acordo com o desenvolvimento da oralidade, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O desenvolvimento da oralidade inclui apenas a capacidade de falar.
  • B. Na convivência social, é importante saber qual a variedade linguística deve-se usar em diferentes situações.
  • C. Há situações sociais em que mais do que cuidar deliberadamente da linguagem falada, enquanto se desenrola a interloção, é preciso se preparar para falar adequadamente.
  • D. Um procedimento relativamente usual e que pode ser útil para o desenvolvimento da fluência e adequação da língua falada das crianças é solicitar-lhes que deem avisos ou recados.
  • E. Faz parte da formação linguística do cidadão reconhecer a existência das diversas variedades da língua, exigir respeito para com a maneira de falar que aprendeu com sua família e seus conterrâneos, mas, também, em contrapartida, saber respeitar as diferentes variedades.

“No estudo da matemática, os jogos ocupam um lugar de destaque. Através deles, as crianças vão construindo pouco a pouco os conceitos matemáticos.” São características dos jogos, quando bem preparados, EXCETO:

  • A.

    Recurso eficaz, pois a criança aprende a agir numa esfera cognitiva.

  • B.

    Aumentar o interesse dos alunos pela matemática como forma alternativa.

  • C.

    Funcionar como instrumento recreativo, desenvolvendo uma atitude passiva dos alunos diante de desafios.

  • D.

    Estimulador da curiosidade, da autoconfiança, possibilitando o desenvolvimento da linguagem e da concentração.

Acerca da produção escrita no Ciclo Inicial de Alfabetização, é INCORRETO afirmar que

  • A. a compreensão e a valorização das funções sociais da escrita são uma aprendizagem ligada aos planos conceitual, procedimental e atitudinal.
  • B. o português, como todas as línguas humanas, varia de acordo com as características dos diversos grupos de falantes e com as diferentes situações sociais de uso.
  • C. a chamada “coerência textual” refere-se à organização dos conteúdos do texto, de modo que pareça, para seus leitores, sensato, lógico, bem encadeado e sem contradições.
  • D. acredita-se que um processo eficiente de ensino-aprendizagem da escrita deve tomar, como ponto de partida e eixo organizador, a compreensão de que cada tipo de situação social demanda um uso da escrita relativamente padronizado.
  • E. a escola é a instituição socialmente encarregada de possibilitar a todos os cidadãos o domínio da variedade padrão de escrita da língua para as práticas de leitura e de produção de textos, ou seja, o aprendizado da escrita se resume ao domínio do padrão culto.

  • A.

    Permitir aos alunos uma participação mais ativa em todas as suas aulas.

  • B.

    Trabalhar os conteúdos de forma que se tornem progressivamente mais complexos.

  • C.

    Organizar as aulas, incluindo diversas abordagens didáticas, como, por exemplo, as experiências.

  • D.

    Intensificar com os alunos o estudo de dados, terminologias e conceitos científicos para serem apreendidos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...