Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    colocam em ação vários recursos cognitivos a serem utilizados.

  • B.

    constituem parâmetros para a seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.

  • C.

    indicam que as competências cognitivas são entendidas como diferentes modalidades estruturais.

  • D.

    constituem-se em uma associação entre os conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas.

  • A.

    Respeito pela autonomia e pelas competências profissionais dos professores.

  • B.

    Metodologias de trabalho desprendidas dos desafios surgidos no cotidiano escolar.

  • C.

    Respeito pelo direito das famílias e das comunidades a participarem na ação educativa.

  • D.

    Crença de que ser professor implica a adesão a princípios e valores e a crença no sucesso de todos os alunos.

  • A.

    o interessante é entender como e de que forma o mapa foi construído.

  • B.

    na construção do mapa há fases de planejamento, realização e sistematização.

  • C.

    é importante iniciar a construção por mapas simples, de pequenos espaços limitados.

  • D.

    é importante a criança compreender que num mapa existe o em cima e o embaixo, o Norte na parte superior e o Sul na inferior.

  • A.

    abolir a cultura dos aprendizes.

  • B.

    estimular o estudo das fórmulas apresentadas nos livros.

  • C.

    ser considerada como um instrumento contra a exclusão social.

  • D.

    alijar a visão de que a matemática é uma representação do ambiente.

Trabalhar em sala de aula para que as crianças aprendam a pensar historicamente deve ser uma constante preocupação dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma estratégia a ser utilizada para que os alunos iniciem o pensar histórico é

  • A.

    sugerir a leitura de textos e artigos históricos publicados em diversas fontes.

  • B.

    trabalhar de forma que o conhecimento histórico seja transmitido cotidianamente.

  • C.

    trabalhar narrativas e múltiplas perspectivas com base em experiências temporais dos alunos.

  • D.

    utilizar documentos históricos para os alunos manusearem e confirmarem a veracidade desses registros.

A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática. Existe uma oposição entre dois tipos de educação: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora". Considerando a educação bancária e a libertadora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo.

( ) A educação bancária aprimora a capacidade do aluno de informar-se.

( ) A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade.

( ) A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações.

( ) A educação libertadora elimina os conteúdos do ensinar/aprender.

( ) A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F, F, V, V

  • B.

    V, F, F, V, F, V

  • C.

    V, F, V, V, F, F

  • D.

    F, V, V, F, V, F

A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:

  • A.

    A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.

  • B.

    Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.

  • C.

    O projeto político-pedagógico ocupa um papel central na construção de processos de participação, sobretudo na implementação de uma gestão democrática.

  • D.

    Todos os processos chamados de participação garantem o compartilhamento das decisões e do poder.

O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade. Considerando o tema gestão democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Atuar no sentido de uma proposta de gestão democrática implica a mudança de comportamentos e ações desenvolvidas no interior da escola.

( ) A concretização de uma cultura diferenciada, adequada à proposta da gestão democrática, recoloca atores, autores e cenário em um movimento que dará origem a um novo quadro de gestão.

( ) A estruturação do quadro de gestão democrática depende fundamentalmente de uma construção coletiva, gerada e fortalecida pela equipe envolvida no processo – equipe que se constitui de todos os segmentos atuantes no trabalho educativo.

( ) O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade.

( ) Para a implantação efetiva de um processo de gestão democrática é necessário formalizar ações determinadas pelos gestores, no sentido de mostrar a sua autonomia e o seu poder sobre os demais.

( ) Numa proposta de gestão democrática, a escola deve buscar sua autonomia – liberdade para decidir de acordo com os interesses da comunidade e necessidades do contexto –, pois ela é independente para tomar suas decisões de forma isolada do sistema no qual está inserida.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, V, V, F, F

  • B.

    F, V, V, F, V, F

  • C.

    V, F, V, V, F, V

  • D.

    F, V, F, V, F, V

O conteúdo serve de base para a aquisição de informações, conceitos, princípios e para o desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes. É através dos conteúdos curriculares que são alcançados os objetivos estabelecidos para o processo educacional. Ao organizar os conteúdos para desenvolvê-los na sala de aula, cabe ao professor

I. considerar o nível de desenvolvimento dos alunos, considerando suas estruturas cognitivas e as aprendizagens anteriores;

II. partir de situações-problema vinculadas à realidade do aluno;

III. fazer a relação dos novos conteúdos transmitidos com os conhecimentos e as experiências anteriores dos alunos;

IV. sistematizar as ideias principais, dando condições para que os alunos possam organizar e aplicar os conhecimentos assimilados.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

Para se obter informações acerca dos processos de aprendizagem é necessário considerar a importância de uma diversidade de situações, a fim de possibilitar a avaliação das diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e, por outro lado, contrastar os dados obtidos, observando a transferência das aprendizagens em contextos diferentes. Diante do exposto, o professor pode realizar a avaliação por meio de

I. observação sistemática que acompanha o processo de aprendizagem dos alunos, utilizando-se de alguns instrumentos, como registro em tabelas, listas de controle, diário de classe, entre outros;

II. análise das produções dos alunos, considerando a variedade de produções realizadas, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas;

III. atividades específicas para a avaliação com objetividade para expor sobre o tema estudado. Para isso é importante, em primeiro lugar, garantir que sejam diferentes das situações de aprendizagem comumente estruturadas em sala de aula, pois, assim, verificam se o aluno realmente adquiriu a aprendizagem e não está apenas repetindo atividades rotineiras;

IV. autoavaliação, que é uma situação de aprendizagem em que o aluno desenvolve estratégias de análise e interpretação de suas produções e dos diferentes procedimentos para se avaliar. Delegá-la aos alunos, em determinados momentos, é uma condição didática necessária para que construam instrumentos de autorregulação para as diferentes aprendizagens.

Estão corretas apenas as alternativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...