Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
colocam em ação vários recursos cognitivos a serem utilizados.
constituem parâmetros para a seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.
indicam que as competências cognitivas são entendidas como diferentes modalidades estruturais.
constituem-se em uma associação entre os conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas.
Respeito pela autonomia e pelas competências profissionais dos professores.
Metodologias de trabalho desprendidas dos desafios surgidos no cotidiano escolar.
Respeito pelo direito das famílias e das comunidades a participarem na ação educativa.
Crença de que ser professor implica a adesão a princípios e valores e a crença no sucesso de todos os alunos.
o interessante é entender como e de que forma o mapa foi construído.
na construção do mapa há fases de planejamento, realização e sistematização.
é importante iniciar a construção por mapas simples, de pequenos espaços limitados.
é importante a criança compreender que num mapa existe o em cima e o embaixo, o Norte na parte superior e o Sul na inferior.
abolir a cultura dos aprendizes.
estimular o estudo das fórmulas apresentadas nos livros.
ser considerada como um instrumento contra a exclusão social.
alijar a visão de que a matemática é uma representação do ambiente.
Trabalhar em sala de aula para que as crianças aprendam a pensar historicamente deve ser uma constante preocupação dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma estratégia a ser utilizada para que os alunos iniciem o pensar histórico é
sugerir a leitura de textos e artigos históricos publicados em diversas fontes.
trabalhar de forma que o conhecimento histórico seja transmitido cotidianamente.
trabalhar narrativas e múltiplas perspectivas com base em experiências temporais dos alunos.
utilizar documentos históricos para os alunos manusearem e confirmarem a veracidade desses registros.
A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática. Existe uma oposição entre dois tipos de educação: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora". Considerando a educação bancária e a libertadora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo.
( ) A educação bancária aprimora a capacidade do aluno de informar-se.
( ) A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade.
( ) A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações.
( ) A educação libertadora elimina os conteúdos do ensinar/aprender.
( ) A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor.
A sequência está correta em
V, V, F, F, V, V
V, F, F, V, F, V
V, F, V, V, F, F
F, V, V, F, V, F
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:
A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.
Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.
O projeto político-pedagógico ocupa um papel central na construção de processos de participação, sobretudo na implementação de uma gestão democrática.
Todos os processos chamados de participação garantem o compartilhamento das decisões e do poder.
O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade. Considerando o tema gestão democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Atuar no sentido de uma proposta de gestão democrática implica a mudança de comportamentos e ações desenvolvidas no interior da escola.
( ) A concretização de uma cultura diferenciada, adequada à proposta da gestão democrática, recoloca atores, autores e cenário em um movimento que dará origem a um novo quadro de gestão.
( ) A estruturação do quadro de gestão democrática depende fundamentalmente de uma construção coletiva, gerada e fortalecida pela equipe envolvida no processo equipe que se constitui de todos os segmentos atuantes no trabalho educativo.
( ) O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade.
( ) Para a implantação efetiva de um processo de gestão democrática é necessário formalizar ações determinadas pelos gestores, no sentido de mostrar a sua autonomia e o seu poder sobre os demais.
( ) Numa proposta de gestão democrática, a escola deve buscar sua autonomia liberdade para decidir de acordo com os interesses da comunidade e necessidades do contexto , pois ela é independente para tomar suas decisões de forma isolada do sistema no qual está inserida.
A sequência está correta em
V, V, V, V, F, F
F, V, V, F, V, F
V, F, V, V, F, V
F, V, F, V, F, V
O conteúdo serve de base para a aquisição de informações, conceitos, princípios e para o desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes. É através dos conteúdos curriculares que são alcançados os objetivos estabelecidos para o processo educacional. Ao organizar os conteúdos para desenvolvê-los na sala de aula, cabe ao professor
I. considerar o nível de desenvolvimento dos alunos, considerando suas estruturas cognitivas e as aprendizagens anteriores; II. partir de situações-problema vinculadas à realidade do aluno; III. fazer a relação dos novos conteúdos transmitidos com os conhecimentos e as experiências anteriores dos alunos; IV. sistematizar as ideias principais, dando condições para que os alunos possam organizar e aplicar os conhecimentos assimilados. Estão corretas as afirmativasI, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
Para se obter informações acerca dos processos de aprendizagem é necessário considerar a importância de uma diversidade de situações, a fim de possibilitar a avaliação das diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e, por outro lado, contrastar os dados obtidos, observando a transferência das aprendizagens em contextos diferentes. Diante do exposto, o professor pode realizar a avaliação por meio de
I. observação sistemática que acompanha o processo de aprendizagem dos alunos, utilizando-se de alguns instrumentos, como registro em tabelas, listas de controle, diário de classe, entre outros;
II. análise das produções dos alunos, considerando a variedade de produções realizadas, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas;
III. atividades específicas para a avaliação com objetividade para expor sobre o tema estudado. Para isso é importante, em primeiro lugar, garantir que sejam diferentes das situações de aprendizagem comumente estruturadas em sala de aula, pois, assim, verificam se o aluno realmente adquiriu a aprendizagem e não está apenas repetindo atividades rotineiras;
IV. autoavaliação, que é uma situação de aprendizagem em que o aluno desenvolve estratégias de análise e interpretação de suas produções e dos diferentes procedimentos para se avaliar. Delegá-la aos alunos, em determinados momentos, é uma condição didática necessária para que construam instrumentos de autorregulação para as diferentes aprendizagens.
Estão corretas apenas as alternativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...