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O que é conhecimento? Como aprendemos? Como conhecemos? Para Piaget o nível de competência intelectual do sujeito, em um determinado momento de seu desenvolvimento, dependeria de seus esquemas, do número dos mesmos e da maneira como se combinam e se coordenam entre si. Assim, ele destaca que o desenvolvimento cognitivo no sujeito é uma sucessão de estágios e subestágios, nos quais os esquemas se organizam e combinam entre si, formando estruturas. Considerando os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, relacione as colunas a seguir.
I. Estágio sensório-motor.
II. Estágio pré-operatório.
III. Estágio operatório-concreto.
IV. Estágio operatório-formal.
( ) O sujeito abandona a presença e a manipulação dos objetos concretos. A linguagem e afetividade estão em contínuo desenvolvimento, sendo que o sujeito busca agora, construir e respeitar valores morais e sociais.
( ) Neste estágio, a criança conhece o mundo através da manipulação, ou seja, conquista através da percepção e dos movimentos do universo que a cerca.
( ) Esse período é caracterizado pelo início da construção lógica, ou seja, consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um objetivo, revertendo-se para seu início.
( ) Esse período para Piaget, é marcado pelo surgimento da linguagem, o que acarretará modificações significativas nas áreas intelectual, afetiva e social.
A sequência está correta em
IV, I, III, II
VI, III, II, I
II, I, IV, III
I, IV, III, II.
III, I, IV, II
A linguagem escrita é um objeto complexo e dinâmico da aprendizagem, que envolve a apropriação/reconstrução de vários aspectos: funcionais, textuais, gráficos e aqueles relativos ao sistema alfabético de representação. Toda ação pedagógica do educador se cumpre, na medida em que, EXCETO:
Assume, inicialmente, o papel de escriba e leitor, tendo em vista que, mesmo sem saber ler e escrever convencionalmente, as crianças conseguem produzir e compreender a linguagem escrita.
Oportuniza atividades de produção de textos, nas quais ele escreve pelo grupo, questionando-lhes sobre objetivos e interlocutores do texto, negociando o enunciado, de modo a se aproximar da linguagem que se escreve (aspectos estruturais e linguísticos do texto).
Possibilita o desenvolvimento de diversas estratégias de antecipação do significado dos textos, nas quais as crianças coloquem em jogo tudo o que sabem para descobrirem o que não sabem.
Favorece a compreensão de textos lidos, através da busca de indícios que permitam não apenas a confirmação das hipóteses levantadas, como também permitam inferir e extrapolar o texto.
Toda ação pedagógica relativa à linguagem escrita de textos deve ser desenvolvida exclusivamente por meio de letras e famílias silábicas.
Sobre a Educação Inclusiva é correto afirmar que, EXCETO:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 reafirma a necessidade e a importância da matrícula das crianças com necessidades especiais na escola comum.
A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais é um direito fundamental.
As escolas de ensino regular devem se preparar para receber os alunos com necessidades especiais, de tal modo a oferecer-lhes ensino de qualidade, independentemente de cor, raça, religião, sexo, deficiência, classe social, condições de saúde e outros.
A Lei não prevê a capacitação dos professores, para atuarem num contexto de educação inclusiva.
O grande objetivo a ser conquistado é a construção de uma sociedade inclusiva, com a contribuição indispensável das escolas, que têm de constituir espaços educativos para todos.
O funcionamento dos sistemas de ensino regular e especial foi colocado em pauta a partir da proposta da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. Em função disso, a escola necessitou fazer adequações na sua estrutura física, nas propostas didáticas e pedagógicas, na prática das relações sociais, ideias e atitudes, no contexto administrativo e político. Porém, para que a escola se tornasse, de fato, inclusiva, precisou realizar mudanças também na cultura de escolarização. Segundo Ferreira (2005), a inclusão implica considerar a diversidade humana e as diferenças individuais como recursos que devem servir ao currículo escolar, visando à formação da cidadania. Para efetivar esse percurso, as afirmativas a seguir complementam à exposição, EXCETO:
Viabilizar um currículo múltiplo, que atenda as diferenças dos alunos, sendo que, para isso, o professor terá autonomia de ação, podendo, inclusive, atuar de forma dissociada dos princípios políticos e pedagógicos da escola.
Manter os ambientes escolares na estrutura da escola regular, sendo necessário adaptar um espaço delimitado, que atenda as múltiplas necessidades dos alunos.
Atender as perspectivas coletivas da classe, buscando homogeneidade de pensamentos, através das ações pedagógicas pensadas para garantir o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos.
Substituir a prática educacional tradicional por uma proposta inclusiva que atenda ao desenvolvimento dos alunos verificando constantemente o seu crescimento global, dando atenção às individualidades na perspectiva de atender as necessidades básicas de cada um.
Elaborar um currículo exclusivo, para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.
Os psicopedagogos devem seguir certos princípios éticos que estão condensados no Código de Ética, devidamente aprovado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia, no ano de 1996. De acordo com o previsto no Capítulo II e Artigo 6º que trata das responsabilidades do psicopedagogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos e técnicos que tratem do fenômeno da aprendizagem humana.
( ) Assumir somente as responsabilidades para as quais esteja preparado dentro dos limites da competência psicopedagógica.
( ) Divulgar a identidade, parecer e/ou diagnóstico do cliente nos relatos e discussões feitos a título de exemplos e estudos de caso.
( ) Zelar pelo bom relacionamento com especialistas de outras áreas, mantendo uma atitude crítica, de abertura e respeito em relação às diferentes visões de mundo.
( ) Manter atitude de colaboração e solidariedade com colegas sendo conivente ou acumpliciar-se, de qualquer forma, com o ato ilícito ou calúnia.
A sequência está correta em
V, F, V, V, F
F, V, V, F, V
V, V, F, V, F
F, F, V, F, V
V, F, F, V, V
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Libâneo divide as tendências pedagógicas inseridas na prática escolar brasileira em dois grandes blocos: a tendência liberal e a tendência progressista. A tendência pedagógica descrita por Libâneo, a progressista, desponta três modelos significativos. Diante do exposto, NÃO faz parte da tendência progressista
na Tendência Progressista Libertadora, o grande vulto é Paulo Freire, com seu brilhante ideário sobre a Educação Libertadora, o processo dialógico, a problematização do ensino-aprendizagem.
a Tendência Progressista Libertária acentua a conotação política. São comuns as preocupações com a participação grupal, a análise institucional, os processos de mudança, a inserção efetiva da Educação na prática Social.
na Tendência Liberal Tradicional, justificadora do modelo capitalista de produção, a centralidade é dada ao papel do professor, preocupado com os conteúdos do saber sistematizado universal e com a necessidade de adequar o indivíduo à sociedade vigente.
a Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos, proposta por Libâneo e outros educadores brasileiros, inclui a valorização dos conteúdos do saber sistematizado, mas não como inertes como na escola tradicional.
na Tendência Progressista Crítico-Social os conteúdos são vivos, inseridos na realidade sócio-política, com significados humanos e social, vindo do confronto entre os saberes erudito e popular.
A investigação, o conhecimento do nível de compreensão dos alunos em relação a um determinado conteúdo e o acompanhamento das hipóteses que o aluno tem em relação a um conceito como uma etapa da construção do conhecimento são algumas das características da avaliação qualitativa. Nesse sentido, pode-se acrescentar, ainda, que uma prática de avaliação mediadora com função diagnóstica pressupõe, também
uma tomada de decisão didático-pedagógica na busca de um caminho que oportunize a construção do conhecimento.
a atribuição de notas às atividades realizadas pelos alunos e a proposição de situações para estudos individuais em casa, pois somente dessa forma poderão aprender.
a identificação dos erros e acertos dos alunos em relação a determinado conteúdo em estudo e a proposição de exercícios para melhor memorização.
a mensuração e a verificação dos conhecimentos apreendidos pelos alunos.
a função exclusiva de medir o conhecimento adquirido pelo aluno no decorrer do período avaliado para a sua promoção.
Paulo Freire, em seus estudos, refletiu sobre a educação bancária e a educação problematizadora. Sobre a educação bancária, o autor aponta uma característica da aprendizagem praticada pelo professor. Marque a alternativa que aponta tal característica.
A aprendizagem consiste no recebimento e na memorização dos conteúdos da realidade, selecionados pelo professor, que os expõe aos alunos, ouvintes passivos do ato educativo.
A aprendizagem é vista como um processo que se realiza por meio do contato do sujeito com o mundo vivenciado, considerado dinâmico, sempre em transformação.
A aprendizagem pressupõe a reflexão sobre os conteúdos da realidade, selecionados pelo professor, que os expõe aos alunos, participantes ativos do ato educativo.
A aprendizagem é construída a partir de uma relação dialógica entre educador e educandos no decorrer do processo ensino-aprendizagem.
Para Freire, a Educação Bancária se alicerça nos princípios da troca, tem caráter altamente reflexivo, implica num constante ato de desvelamento e atuação na realidade; o ser humano percebe-se como ser histórico, capaz de fazer as transformações necessárias no mundo.
A instituição escolar, tradicionalmente, tem organizado o seu tempo como ano escolar, dias letivos, horas/aula, disciplinas escolares, grade curricular, festas para angariar fundos, tempo de alfabetizar, tempo de recuperar, tempo de aprovar, tempo de reprovar, tempo de expulsar... Ao agir desta forma, os educadores não exploram pedagogicamente a riqueza das relações humanas presentes no tempo e no espaço escolar. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Mexer com os espaços e tempos significa ir além do currículo oficial, pois ele não abarca todas as dimensões do processo educativo, dizendo respeito somente a um determinado nível desse processo, ou seja, às questões normativas.
( ) A educação escolar é um dever social conquistado pelos cidadãos. Ela se concretiza não apenas no dever socialmente acumulado, mas no dever a tempos de socialização, de cultura, de vivência digna da infância, adolescência, juventude e vida adulta.
( ) No cotidiano escolar, os tempos de afetividade dos corpos e das identidades são esquecidos, ou até mesmo considerados proibidos, mas eles existem. Deve-se então incluí-los em nossa organização escolar como tempos pedagógicos.
( ) Reorganizar os tempos é lidar com os diferentes ciclos da vida humana. Isso significa desconsiderar que a experiência escolar está inserida no processo contínuo de desenvolvimento do sujeito. Um processo que se iniciou antes da sua entrada na escola.
( ) O tempo escolar, estruturado em horários curtos e fragmentados, e as condições de trabalho inadequadas dificultam a esses profissionais articularem o seu trabalho docente com a vida, a família, o lazer.
A sequência está correta em
V, F, V, F, V
F, V, F, V, V
F, V, V, F, F
V, F, F, V, F
V, F, F, V, V
Para desenvolver o interesse e o aprendizado real, as crianças necessitam de atividades que passem por simples brincadeiras, nas quais o aprendizado seja associado a atividades prazerosas e saudáveis ao mesmo tempo. Considerando o exposto, todas afirmativas estão corretas, EXCETO:
É importante trabalhar os conhecimentos matemáticos com atividades lúdicas para que as crianças aprendam com prazer.
Jogos e brincadeiras são autossuficientes para a garantia da aprendizagem de conhecimentos matemáticos básicos.
Os jogos e as brincadeiras estimulam a curiosidade e a imaginação, favorecendo para que ocorram aprendizagens significativas.
As atividades lúdicas são adequadas tanto para a Educação Infantil quanto para as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A melhor maneira de lidar com a competição nos jogos é fazê-lo de forma natural em relação à vitória e à derrota, até que as crianças tornem-se prontas para eles.
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