Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas abaixo:
I. A história do INES começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de Dom Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou com o apoio do imperador, o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.
II. O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.
III. De acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a formação do tradutor e intérprete de Libras − Língua Portuguesa, deve efetivar-se por meio de Curso Superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras − Língua Portuguesa.
IV. Conforme o capítulo 2, artigo 3º do decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, Libras poderá ser inserida como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível Médio e Superior e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Todas as afirmativas anteriores são verdadeiras, EXCETO:
III e IV
IV
IV e I
I, III e IV
I, II, III
O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) teve um papel fundamental no desenvolvimento da língua de sinais que é utilizada hoje no Brasil. Nesta instituição, eram aceitos surdos de vários estados brasileiros, a interação destes alunos possibilitou a homogeneização dos sinais, iniciando o que conhecemos como Libras. Criada no estado de São Paulo em 1929, uma outra instituição também se destaca no desenvolvimento das Libras. Que instituição é esta?
Instituto São Rafael.
Instituto Benjamin Constant.
Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Instituto Santa Terezinha.
Instituto Domingos Sávio.
Libras e a ASL (American Sign Language) podem ser consideradas línguas irmãs porque:
Ambas se originaram da língua de sinais britânica.
Ambas se originaram da língua gestual portuguesa.
Ambas se originaram da língua de sinais alemã.
As duas tiveram sua gênese na África.
A língua de sinais francesa influenciou a Libras e a ASL.
Quais parâmetros das Libras são similares nos sinais de aprender e sábado, descritos abaixo?
Locação e orientação.
Movimento e locação.
Movimento e configuração de mão.
Configuração de mão e locação.
Orientação e expressão facial.
"A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis". (Estatuto da Criança e do Adolescente). Considerando estes termos e o direito à liberdade, pode-se compreendê-los sob os seguintes aspectos, EXCETO:
Opinião e expressão.
Crença e culto religioso.
Direito à opinião e expressão de forma direta assistida.
Brincar, praticar esportes e divertir-se.
Buscar refúgio, auxílio e orientação.
Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
A sequência está correta em:
3, 1, 1, 2, 4, 3
3, 2, 1, 1, 3, 4
4, 2, 2, 1, 4, 3
2, 4, 1, 3, 3, 2
4, 1, 2, 1, 3, 4
Em relação à luta de vários setores por uma escola mais democrática e de qualidade, é INCORRETO afirmar que:
Pretende construir uma escola voltada para os interesses da maioria da população.
Preconiza a existência de duas redes de escola: uma que formaria para o mundo do trabalho e outra que formaria para a cidadania.
Defende uma escola que não discrimine os mais pobres, os deficientes, os negros e as mulheres dentre outras parcelas da população.
Propõe que a cultura democrática se aprende no dia-a-dia e nas relações entre professores, alunos, funcionários e toda a comunidade escolar.
A cidadania entendida como um direito, um dever, uma prática e um valor que deveriam ser ensinados e cultivados na escola.
Levando em conta o caráter educativo do espaço escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O espaço escolar não tem relação com as propostas pedagógicas defendidas por quem o construiu ou por quem o organiza no cotidiano escolar.
( ) Pode-se ler, na forma de organizar o espaço, qual a concepção de relação Professor/aluno abraçada pelos profissionais que atuam na escola.
( ) As construções escolares representam uma das formas de o poder público mostrar a importância que se dá à educação dos cidadãos.
( ) Os métodos e as atividades de ensino normalmente utilizados pelos Professores não dependem da forma de organizar o espaço escolar.
( ) Considerando os aspectos estruturantes do espaço escolar, pode-se dizer que ele é uma das dimensões básicas da cultura de uma escola.
A seqüência está correta em:
F, V, V, F, F
V, V, V, F, V
V, F, V, V, V
F, V, V, F, V
F, V, F, V, F
As revoluções industriais cultivaram uma moral que removeu do trabalho a criação e a beleza. Para reverter esta situação, a estética da sensibilidade realiza um esforço nos espaços educativos de, EXCETO:
Extrapolar o lúdico nos espaços e tempos exclusivos.
Integrar diversão, alegria e senso de humor à escola e ao trabalho.
Priorizar, no espaço de trabalho, o lúdico sobre a construção.
Incorporar a criatividade ao lazer, resultando em produtuvidade.
A escola deverá ser coerente com valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição Federal e a LDB.
Para a construção numa dimensão de aprendizagem significativa, é imprescindível, EXCETO:
Desconsiderar o conhecimento prévio do aluno, valorizando valores éticos e estéticos estabelecidos pelo Professor.
Criar condições para desenvolver no aluno a capacidade de observação, de reflexão, de crítica sobre a sua realidade existencial.
Lançar mão do saber organizado, historicamente produzido.
Ajudar o aluno a construir significados que lhe permitam compreender a sua realidade e nela poder intervir.
Processos contínuos, dinâmicos de interação Professor/aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...