Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Analise as afirmativas abaixo:

I. A história do INES começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de Dom Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou com o apoio do imperador, o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

II. O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.

III. De acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, a formação do tradutor e intérprete de Libras − Língua Portuguesa, deve efetivar-se por meio de Curso Superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras − Língua Portuguesa.

IV. Conforme o capítulo 2, artigo 3º do decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, Libras poderá ser inserida como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível Médio e Superior e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Todas as afirmativas anteriores são verdadeiras, EXCETO:

  • A.

    III e IV

  • B.

    IV

  • C.

    IV e I

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    I, II, III

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) teve um papel fundamental no desenvolvimento da língua de sinais que é utilizada hoje no Brasil. Nesta instituição, eram aceitos surdos de vários estados brasileiros, a interação destes alunos possibilitou a homogeneização dos sinais, iniciando o que conhecemos como Libras. Criada no estado de São Paulo em 1929, uma outra instituição também se destaca no desenvolvimento das Libras. Que instituição é esta?

  • A.

    Instituto São Rafael.

  • B.

    Instituto Benjamin Constant.

  • C.

    Instituto Nacional de Educação de Surdos.

  • D.

    Instituto Santa Terezinha.

  • E.

    Instituto Domingos Sávio.

Libras e a ASL (American Sign Language) podem ser consideradas línguas irmãs porque:

  • A.

    Ambas se originaram da língua de sinais britânica.

  • B.

    Ambas se originaram da língua gestual portuguesa.

  • C.

    Ambas se originaram da língua de sinais alemã.

  • D.

    As duas tiveram sua gênese na África.

  • E.

    A língua de sinais francesa influenciou a Libras e a ASL.

Quais parâmetros das Libras são similares nos sinais de aprender e sábado, descritos abaixo?

  • A.

    Locação e orientação.

  • B.

    Movimento e locação.

  • C.

    Movimento e configuração de mão.

  • D.

    Configuração de mão e locação.

  • E.

    Orientação e expressão facial.

"A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis". (Estatuto da Criança e do Adolescente). Considerando estes termos e o direito à liberdade, pode-se compreendê-los sob os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A.

    Opinião e expressão.

  • B.

    Crença e culto religioso.

  • C.

    Direito à opinião e expressão de forma direta assistida.

  • D.

    Brincar, praticar esportes e divertir-se.

  • E.

    Buscar refúgio, auxílio e orientação.

Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

A sequência está correta em:

  • A.

    3, 1, 1, 2, 4, 3

  • B.

    3, 2, 1, 1, 3, 4

  • C.

    4, 2, 2, 1, 4, 3

  • D.

    2, 4, 1, 3, 3, 2

  • E.

    4, 1, 2, 1, 3, 4

Em relação à luta de vários setores por uma escola mais democrática e de qualidade, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Pretende construir uma escola voltada para os interesses da maioria da população.

  • B.

    Preconiza a existência de duas redes de escola: uma que formaria para o mundo do trabalho e outra que formaria para a cidadania.

  • C.

    Defende uma escola que não discrimine os mais pobres, os deficientes, os negros e as mulheres dentre outras parcelas da população.

  • D.

    Propõe que a cultura democrática se aprende no dia-a-dia e nas relações entre professores, alunos, funcionários e toda a comunidade escolar.

  • E.

    A cidadania entendida como um direito, um dever, uma prática e um valor que deveriam ser ensinados e cultivados na escola.

Levando em conta o caráter educativo do espaço escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O espaço escolar não tem relação com as propostas pedagógicas defendidas por quem o construiu ou por quem o organiza no cotidiano escolar.

( ) Pode-se ler, na forma de organizar o espaço, qual a concepção de relação Professor/aluno abraçada pelos profissionais que atuam na escola.

( ) As construções escolares representam uma das formas de o poder público mostrar a importância que se dá à educação dos cidadãos.

( ) Os métodos e as atividades de ensino normalmente utilizados pelos Professores não dependem da forma de organizar o espaço escolar.

( ) Considerando os aspectos estruturantes do espaço escolar, pode-se dizer que ele é uma das dimensões básicas da cultura de uma escola.

A seqüência está correta em:

  • A.

    F, V, V, F, F

  • B.

    V, V, V, F, V

  • C.

    V, F, V, V, V

  • D.

    F, V, V, F, V

  • E.

    F, V, F, V, F

As revoluções industriais cultivaram uma moral que removeu do trabalho a criação e a beleza. Para reverter esta situação, a estética da sensibilidade realiza um esforço nos espaços educativos de, EXCETO:

  • A.

    Extrapolar o lúdico nos espaços e tempos exclusivos.

  • B.

    Integrar diversão, alegria e senso de humor à escola e ao trabalho.

  • C.

    Priorizar, no espaço de trabalho, o lúdico sobre a construção.

  • D.

    Incorporar a criatividade ao lazer, resultando em produtuvidade.

  • E.

    A escola deverá ser coerente com valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição Federal e a LDB.

Para a construção numa dimensão de aprendizagem significativa, é imprescindível, EXCETO:

  • A.

    Desconsiderar o conhecimento prévio do aluno, valorizando valores éticos e estéticos estabelecidos pelo Professor.

  • B.

    Criar condições para desenvolver no aluno a capacidade de observação, de reflexão, de crítica sobre a sua realidade existencial.

  • C.

    Lançar mão do saber organizado, historicamente produzido.

  • D.

    Ajudar o aluno a construir significados que lhe permitam compreender a sua realidade e nela poder intervir.

  • E.

    Processos contínuos, dinâmicos de interação Professor/aluno.

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