Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A hiperatividade, também denominada de déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Pode incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Os professores e pais de criança hiperativa devem, EXCETO:
Saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança.
Deixar a criança executar as tarefas que contenham alto grau de dificuldade, sem o devido acompanhamento.
Elogiar os avanços da criança, reforçando positivamente o seu esforço.
Procurar entender as expectativas da criança, estimulando-a com gestos positivos e frases de apoio.
Evitar lugar barulhento para a realização das tarefas escolares, pois a criança hiperativa se distrai facilmente com os estímulos externos.
A concepção de cuidado/educação adotada na educação infantil, se apoia no reconhecimento de que para a criança se desenvolver e aprender, é necessário que a pessoa que trabalha no seu processo de formação atue, atendendo às suas necessidades básicas e ao mesmo tempo inserindo-a na cultura. É INCORRETO afirmar que é compromisso da Instituição de Educação Infantil com as famílias e seu papel em relação às crianças
cuidar e educar, para que vençam todos os desafios sem se preocupar com sua integralidade.
cuidar e educar, para que se sintam seguras/protegidas.
cuidar e educar, para que aprendam a respeitar o outro nas suas diferenças.
cuidar e educar, para que construam sua identidade e autonomia.
cuidar e educar, para que se sintam bem felizes.
Crianças até seis anos de idade, encontram-se em uma fase de vida que dependem intensamente do adulto para sua sobrevivência. (Machado, 2001)
Precisam, portanto, ser cuidadas e educadas. É necessário que sejam oferecidas às crianças dessa faixa etária, condições de usufruírem plenamente suas possibilidades de apropriação e de produção de significados no mundo da natureza e da cultura. As crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a, EXCETO:
Brincar.
Desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão.
Expressar sentimentos e pensamentos.
Movimentar-se somente em ambientes fechados.
Diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil.
Nossas crianças têm direito à brincadeira. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem.
( ) As crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos devem ficar isoladas.
( ) As rotinas das creches devem ser flexíveis e reservar períodos longos para as brincadeiras livres das crianças.
( ) As salas onde as crianças ficam devem ser arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas.
( ) As famílias não precisam receber orientação sobre o que as brincadeiras representam para o desenvolvimento infantil.
( ) Os brinquedos devem ser guardados com carinho, de forma organizada e em locais de livre acesso às crianças.
A sequência está correta em
V, V, F, F, V, F
V, F, V, F, V, V
F, V, F, V, V, F
F, V, F, F, V, V
V, F, V, V, F, V
Educandos que apresentam necessidades educacionais especiais são aqueles que, durante o processo educacional, demonstram: (Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas):
( ) Dificuldades leves de aprendizagem.
( ) Dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos.
( ) Altas habilidades/superdotação.
( ) Limitações acentuadas no proceso de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares.
( ) Adaptações de acesso ao currículo com utilização de linguagens e códigos aplicáveis.
A sequência está correta em:
V, V, F, V, F
F, F, F, V, V
V, V, V, V, F
F, V, V, V, V
V, V, F, V, V
O atendimento educacional especializado, na forma de apoio representa os atendimentos que favorecem o acesso ao currículo, podendo ser oferecidos dentro e fora da sala de aula no mesmo turno da escolarização do aluno. O atendimento efetiva-se por meio dos seguintes serviços, EXCETO:
Psicólogo.
Itinerância.
Instrução de Libras.
Guia intérprete.
Interpretação de Libras.
São alguns conhecimentos que devem ser construídos pelos Professores durante o curso de formação para atender a demanda dos alunos com necessidades especiais, EXCETO:
Mecanismos funcionais de cognição das pessoas com deficiência.
Consciência das suas próprias condições, conhecimentos pedagógicos e metacognitivos.
Desenvolvimento da capacidade de auto-regular e de tomar consciência das etapas do processo ensino e aprendizagem.
Consciência que sua maneira de ser e ensinar para alunos "normais" é diferente da maneira de ser e ensinar para alunos especiais.
Capacidade de ministrar aulas sobre um mesmo conteúdo curricular a alunos que têm níveis diferentes de compreensão e de desempenho acadêmico.
São práticas inclusivas na escola, EXCETO:
Os conteúdos e as atividades de aprendizagem são acessíveis a todos os alunos.
A disciplina na sala de aula baseia-se no respeito mútuo.
Os profissionais de apoio facilitam a aprendizagem com a seleção dos alunos com necessidades especiais em salas de recuperação para não atrasar os conteúdos programados aos demais alunos.
Promove-se a participação ativa e responsável dos alunos ao longo de sua aprendizagem.
Todos os alunos participam das atividades fora da sala de aula.
Existem algumas implicações que diferenciam a Convivência Autoritária e a Convivência Democrática no ambiente escolar. Coloque CA quando se referir à Convivência Autoritária e CD quando se referir à Convivência Democrática:
( ) Incentiva a idéia de sempre haver um ganhador no contexto da escola.
( ) Respeita a hierarquia por meio da participação coletiva responsável.
( ) Reveste a autoridade de crítica, auto-avaliação e espírito solidário.
( ) Deixa claro que quem manda tem o poder, restando aos demais obedecer.
( ) Incentiva a liberdade de expressão, o diálogo e o companheirismo.
A sequência está correta em:
CA, CD, CA, CA, CD
CD, CA, CD, CD, CA
CA, CD, CD, CA, CD
CA, CD, CD, CD, CD
CD, CD, CD, CA, CD
Qual a definição do termo Libras no Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005?
Língua Brasileira de Sinais.
Língua de Sinais Brasileira.
LSB
LBS
BSL
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...