Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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A hiperatividade, também denominada de déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Pode incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Os professores e pais de criança hiperativa devem, EXCETO:

  • A.

    Saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança.

  • B.

    Deixar a criança executar as tarefas que contenham alto grau de dificuldade, sem o devido acompanhamento.

  • C.

    Elogiar os avanços da criança, reforçando positivamente o seu esforço.

  • D.

    Procurar entender as expectativas da criança, estimulando-a com gestos positivos e frases de apoio.

  • E.

    Evitar lugar barulhento para a realização das tarefas escolares, pois a criança hiperativa se distrai facilmente com os estímulos externos.

A concepção de cuidado/educação adotada na educação infantil, se apoia no reconhecimento de que para a criança se desenvolver e aprender, é necessário que a pessoa que trabalha no seu processo de formação atue, atendendo às suas necessidades básicas e ao mesmo tempo inserindo-a na cultura. É INCORRETO afirmar que é compromisso da Instituição de Educação Infantil com as famílias e seu papel em relação às crianças

  • A.

    cuidar e educar, para que vençam todos os desafios sem se preocupar com sua integralidade.

  • B.

    cuidar e educar, para que se sintam seguras/protegidas.

  • C.

    cuidar e educar, para que aprendam a respeitar o outro nas suas diferenças.

  • D.

    cuidar e educar, para que construam sua identidade e autonomia.

  • E.

    cuidar e educar, para que se sintam bem felizes.

“Crianças até seis anos de idade, encontram-se em uma fase de vida que dependem intensamente do adulto para sua sobrevivência.” (Machado, 2001)

Precisam, portanto, ser cuidadas e educadas. É necessário que sejam oferecidas às crianças dessa faixa etária, condições de usufruírem plenamente suas possibilidades de apropriação e de produção de significados no mundo da natureza e da cultura. As crianças precisam ser apoiadas em suas iniciativas espontâneas e incentivadas a, EXCETO:

  • A.

    Brincar.

  • B.

    Desenvolver a imaginação, a curiosidade e a capacidade de expressão.

  • C.

    Expressar sentimentos e pensamentos.

  • D.

    Movimentar-se somente em ambientes fechados.

  • E.

    Diversificar atividades, escolhas e companheiros de interação em creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil.

“Nossas crianças têm direito à brincadeira.” Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem.

( ) As crianças que têm dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos devem ficar isoladas.

( ) As rotinas das creches devem ser flexíveis e reservar períodos longos para as brincadeiras livres das crianças.

( ) As salas onde as crianças ficam devem ser arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas.

( ) As famílias não precisam receber orientação sobre o que as brincadeiras representam para o desenvolvimento infantil.

( ) Os brinquedos devem ser guardados com carinho, de forma organizada e em locais de livre acesso às crianças.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F, F, V, F

  • B.

    V, F, V, F, V, V

  • C.

    F, V, F, V, V, F

  • D.

    F, V, F, F, V, V

  • E.

    V, F, V, V, F, V

Educandos que apresentam necessidades educacionais especiais são aqueles que, durante o processo educacional, demonstram: (Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas):

( ) Dificuldades leves de aprendizagem.

( ) Dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos.

( ) Altas habilidades/superdotação.

( ) Limitações acentuadas no proceso de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares.

( ) Adaptações de acesso ao currículo com utilização de linguagens e códigos aplicáveis.

A sequência está correta em:

  • A.

    V, V, F, V, F

  • B.

    F, F, F, V, V

  • C.

    V, V, V, V, F

  • D.

    F, V, V, V, V

  • E.

    V, V, F, V, V

O atendimento educacional especializado, na forma de apoio representa os atendimentos que favorecem o acesso ao currículo, podendo ser oferecidos dentro e fora da sala de aula no mesmo turno da escolarização do aluno. O atendimento efetiva-se por meio dos seguintes serviços, EXCETO:

  • A.

    Psicólogo.

  • B.

    Itinerância.

  • C.

    Instrução de Libras.

  • D.

    Guia intérprete.

  • E.

    Interpretação de Libras.

São alguns conhecimentos que devem ser construídos pelos Professores durante o curso de formação para atender a demanda dos alunos com necessidades especiais, EXCETO:

  • A.

    Mecanismos funcionais de cognição das pessoas com deficiência.

  • B.

    Consciência das suas próprias condições, conhecimentos pedagógicos e metacognitivos.

  • C.

    Desenvolvimento da capacidade de auto-regular e de tomar consciência das etapas do processo ensino e aprendizagem.

  • D.

    Consciência que sua maneira de ser e ensinar para alunos "normais" é diferente da maneira de ser e ensinar para alunos especiais.

  • E.

    Capacidade de ministrar aulas sobre um mesmo conteúdo curricular a alunos que têm níveis diferentes de compreensão e de desempenho acadêmico.

São práticas inclusivas na escola, EXCETO:

  • A.

    Os conteúdos e as atividades de aprendizagem são acessíveis a todos os alunos.

  • B.

    A disciplina na sala de aula baseia-se no respeito mútuo.

  • C.

    Os profissionais de apoio facilitam a aprendizagem com a seleção dos alunos com necessidades especiais em salas de recuperação para não atrasar os conteúdos programados aos demais alunos.

  • D.

    Promove-se a participação ativa e responsável dos alunos ao longo de sua aprendizagem.

  • E.

    Todos os alunos participam das atividades fora da sala de aula.

Existem algumas implicações que diferenciam a Convivência Autoritária e a Convivência Democrática no ambiente escolar. Coloque CA quando se referir à Convivência Autoritária e CD quando se referir à Convivência Democrática:

( ) Incentiva a idéia de sempre haver um ganhador no contexto da escola.

( ) Respeita a hierarquia por meio da participação coletiva responsável.

( ) Reveste a autoridade de crítica, auto-avaliação e espírito solidário.

( ) Deixa claro que quem manda tem o poder, restando aos demais obedecer.

( ) Incentiva a liberdade de expressão, o diálogo e o companheirismo.

A sequência está correta em:

  • A.

    CA, CD, CA, CA, CD

  • B.

    CD, CA, CD, CD, CA

  • C.

    CA, CD, CD, CA, CD

  • D.

    CA, CD, CD, CD, CD

  • E.

    CD, CD, CD, CA, CD

Qual a definição do termo Libras no Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005?

  • A.

    Língua Brasileira de Sinais.

  • B.

    Língua de Sinais Brasileira.

  • C.

    LSB

  • D.

    LBS

  • E.

    BSL

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