Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Em relação ao processo de avaliação, um dos problemas mais sérios da escola brasileira, a LDB prevê, EXCETO:

  • A.

    Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.

  • B.

    Possibilidade de aceleração de estudo para alunos com atraso escolar.

  • C.

    Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.

  • D.

    Prevalência dos aspectos quantitativos sobre os aspectos qualitativos e dos resultados das provas finais sobre os resultados ao longo do período.

  • E.

    Obrigatoriedade de estudos de recuperação e de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

Analise as afirmativas abaixo:

I. A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação capaz de expressar conceitos abstratos.

II. Haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas. 

III. A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e lingüisticamente inferior ao sistema de comunicação oral.

IV. As línguas de sinais derivariam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.

V. Os filhos de pais surdos são intérpretes de língua de sinais.

Podem ser considerados mitos sobre a língua de sinais, EXCETO a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I

  • B.

    I e II

  • C.

    II e III

  • D.

    I, III, V

  • E.

    IV e V

As línguas de sinais são basicamente produzidas pelas mãos. Entretanto, os movimentos do corpo e da face também desempenham funções importantes. Os principais parâmetros fonológicos das Libras são:

  • A.

    Locação − Movimento − Configuração de mão.

  • B.

    Expressão facial e corporal − Movimento − Orientação.

  • C.

    Orientação − Movimento − Configuração de mão.

  • D.

    Expressão facial – Configuração de mão – Movimento.

  • E.

    Expressão facial e corporal − Locação − Configuração de mão.

A escola precisa compreender, portanto, a necessidade de avançar superando a autonomia como simples determinação da Lei e alcançando uma outra construída na ação cotidiana dos seus sujeitos, por meio de práticas coletivas que contém com o compromisso de todos. Marque as alternativas que contribuem para a construção da autonomia no espaço escolar:

I. A autonomia construída é aquela que a escola define em seu cotidiano com base na participação dos seus vários grupos.

II. A autonomia da escola é garantida pela LDB – Lei 9.394/96 devendo ser assegurada pelos sistemas de ensino.

III. A construção da autonomia pela escola deve dispensar a ajuda financeira do poder público, em todos os níveis.

IV. A autonomia delegada para a escola é definida em lei e se refere a três níveis: financeiro, administrativo e pedagógico.

V. A escola torna-se soberana em suas decisões e dispensa as orientações do sistema de ensino à medida que constrói sua autonomia.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, II, IV

  • B.

    I, III, IV e V

  • C.

    II, IV, V

  • D.

    II, III, V

  • E.

    I, II, III, V

Dentro da Literatura Infantil, observa-se um projeto estético e ideológico. O projeto ideológico critica os valores e as relações de poder; o projeto estético expressa na linguagem o conteúdo ideológico. Coloque I para projeto ideológico e E para projeto estético:

( ) Questionamento do autoritarismo na sociedade, na literatura e na cultura.

( ) Questionamento dos modelos conformistas e repressivos, principalmente a partir da discussão dos papéis sociais da mulher e da criança.

( ) Emprego de uma linguagem brasileira que seduza o leitor.

( ) Busca de uma comunicação com o leitor criança, considerado um interlocutor tão inteligente e capaz quanto o adulto.

( ) Uso de uma comunicação aberta e lúdica, voltada para uma interação texto/leitor mais participativa.

A sequência está correta em:

  • A.

    E, E, E, E, I

  • B.

    E, I, E, I, E

  • C.

    I, I, I, I, E

  • D.

    I, I, E, I, E

  • E.

    I, I, E, E, I

O Projeto Político-Pedagógico representa a proposta de organização do trabalho educativo definido por ações intencionais estabelecidas coletivamente. Para a consecução do Projeto Político-Pedagógico da escola é preciso garantir, EXCETO:

  • A.

    A formação de grupos de trabalho, ampliando a participação dos diferentes segmentos nas decisões sobre a escola.

  • B.

    A estruturação do Projeto Político-Pedagógico estabelece uma trajetória que não pode ser imposta.

  • C.

    É um caminho que resulta do envolvimento dos seus participantes e da compreensão sobre a necessidade de construir uma escola a partir de novas perspectivas.

  • D.

    Os responsáveis pela gestão da escola têm papel definitivo na promoção do Projeto Político-Pedagógico.

  • E.

    A estruturação do Projeto Político-Pedagógico segue um padrão rígido de desenvolvimento.

Marque a 2ª coluna de acordo com a 1ª, estabelecendo as conexões entre os conceitos básicos e os conteúdos de cada um:

A sequência está correta em:

  • A.

    1, 3, 2, 2

  • B.

    3, 2, 1, 3

  • C.

    2, 1, 3, 1

  • D.

    2, 3, 3, 1

  • E.

    1, 1, 2, 3

Analise a descrição a seguir e identifique a qual filosofia educacional se refere:

 "Esta filosofia preocupa-se principalmente com os processos comunicativos entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes. Acredita-se que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais não devam ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral. É defendido o uso de quaisquer recursos lingüísticos, seja a língua oral, sinais ou códigos manuais facilitando assim, a comunicação."

  • A.

    Bimodalismo.

  • B.

    Bilingüismo.

  • C.

    Oralismo.

  • D.

    Libras.

  • E.

    Comunicação total.

Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação que existe entre a classe dominante e a educação das classes dominadas:

  • A.

    A classe dominante não se preocupa com a educação da classe dominada, que é a grande maioria da população.

  • B.

    A educação transmitida às classes dominadas é uma educação desprovida de interesses econômicos.

  • C.

    A classe dominante interfere na educação das classes dominadas, explicitando claramente os valores a serem desenvolvidos.

  • D.

    A educação é um meio de dominação. Por meio dela, a classe dominante impõe implicitamente seus valores ao resto da sociedade.

  • E.

    N.R.A

Na questão de segurança, é preciso que se observe com atenção os riscos que podemos classificar em diversos padrões e enumerá-los, EXCETO:

  • A.

    Ocorrências devido ao ambiente.

  • B.

    Ocorrências maldosas mencionadas pelo Educador Social.

  • C.

    Ocorrências devido a fatores emocionais e psicológicos.

  • D.

    Ocorrência devido a falta de proteção eficiente.

  • E.

    Ocorrências naturais e ocasionais.

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