Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Didática é uma das disciplinas da Pedagogia que estuda:

  • A. Os PCN's.
  • B. O livro didático e as revistas didáticas.
  • C. As experiências humanas.
  • D. O aluno e suas relações com o meio.
  • E. O processo de ensino através de seus componentes - conteúdos e ensino e aprendizagem.

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre:

  • A. Através do aparecimento de uma nova possibilidade orgânica nesse indivíduo
  • B. A partir do equilíbrio superior desse indivíduo.
  • C. Através de ações destinadas a atribuir significações.
  • D. Através de constantes desequilíbrios e equilibrações.
  • E. Através da aceleração do processo de aprendizagem.

Escolarização e crescimento econômico

                        Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera. Ao contrário, o crescimento econômico só é justificável pelo desenvolvimento social, educacional inclusive, que ele propicia. Entretanto, não podemos ignorar a relação direta existente entre a melhoria do sistema escolar e o desenvolvimento econômico. 
                       Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto econômico dos investimentos em educação escolar. Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas automaticamente embutidas nas análises matemáticas, especialmente quando envolvem a relação entre a distribuição de renda e a escolaridade, um ponto é comum a todos eles: investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico. A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população. Em termos aproximados, essa variação está entre cerca de 10%, no caso do ensino superior nos países ricos, e cerca de 30%, no caso do ensino básico nos países pobres. 
                        Esse retorno econômico é um reflexo em escala nacional do aumento da renda individual com o aumento da escolaridade do trabalhador. Cada ano a mais de escolaridade garante um aumento individual de renda que varia entre cerca de 5% a 10%, no caso de países com fortes mecanismos de controle de renda e sistemas escolares muito organizados, há cerca de 100%, no caso do ensino fundamental em países pobres de populações subescolarizadas. 

(Otaviano Helene)

"A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população." A afirmativa destacada é a base para a seguinte conclusão:

  • A.

    "Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera."

  • B.

    "Investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico."

  • C.

    "Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto em educação escolar."

  • D.

    "Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas..."

  • E.

    N.R.A.

"A filosofia contribui com a educação na medida em que indaga a respeito do homem que se quer formar, quais os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes, e, quais, os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos utilizados." (Maria Lúcia Aranha) Pode-se afirmar que três aspectos foram destacados no texto acima:

  • A. Antropológico, Axiológico, Epistemológico
  • B. Antropológico, Filosófico, Sociológico
  • C. Epistemológico, Psicológico, Axiológico
  • D. Filosófico, Psicológico, Sociológico
  • E. Sociológico, Axiológico, Filosófico

O papel da escola na tendência liberal Tecnista é:

  • A. Modeladora do comportamento humano.
  • B. Organizadora do processo de aquisição de habilidades.
  • C. Organizadora do processo de conhecimentos específicos.
  • D. Organizadora dos conhecimentos úteis e necessários na integração dos indivíduos na máquina do sistema.
  • E. Todas as opções anteriores estão corretas.

Segundo Luckesi, na tendência tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza:

  • A. Por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral.
  • B. Por adequar as necessidades individuais ao meio social.
  • C. Pela idéia de "aprender fazendo".
  • D. Pelo ensino solidário, cooperativo.
  • E. Pela idéia de auto-aprendizagem

Colocar os conhecimentos psicológicos a serviço da educação requer:

  • A. Uma certa habilidade do futuro professor
  • B. Um comportamento exemplar dos alunos.
  • C. Dos alunos a apropriação do conhecimento.
  • D. Um entendimento claro de teorias educacionais
  • E. Do professor a preparação de um conjunto de práticas de ensino.

O processo de ensino através de seus componentes – conteúdos e ensino e aprendizagem

  • A. Escola e dinâmica das relações sociais
  • B.

    Desenvolvimento histórico dos métodos de ensino e aprendizagem.

  • C. Valorização dos profissionais da educação.
  • D. Interpretação dos conteúdos.
  • E. Objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar.

O ensino elementar representa o principal desafio, o mais urgente e crucial problema da educação no Brasil." Tendo em vista o patamar atual e pela indústria, exige-se do Ensino Fundamental hoje, EXCETO:

  • A. Ensinar matemática, a linguagem das ciências.
  • B. Ensinar as leis das ciências da natureza, que possibilitam sua transformação
  • C. Tem um caráter propedêntico predominante.
  • D. Alfabetizar, proporcionando o real domínio da leitura e da escrita.
  • E. Ensinar as ciências sociais para que o educando conheça seus direitos e deveres.

A abrangência nacional dos PCN's visa criar condições nas escolas para garantir a toda criança ou jovem brasileiro:

  • A. A permanência na escola.
  • B. O ingresso na escola.
  • C. A participação nos projetos da escola.
  • D. Ao acesso ao conjunto de conhecimentos necessários à cidadania.
  • E. Ao acesso aos conteúdos preparados e organizados pelo professor.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...