Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Com a atual LDB, a flexibilidade passou a constituir um dos eixos básicos em torno do qual a escola deve organizar-se. Ela possibilita mais que isso, incentiva o surgimento de novas formas de organização e funcionamento dos estabelecimentos de ensino a partir da elaboração coletiva de suas propostas pedagógicas. No que se refere à organização da educação nacional, todos os dispositivos abaixo indicam a flexibilização da lei, EXCETO:

  • A.

    A autonomia dos sistemas de ensino – federal, estaduais, do Distrito Federal e municípios para se organizarem, devendo funcionar em regime de colaboração.

  • B.

    A competência dos estabelecimentos de ensino de elaborar suas propostas pedagógicas.

  • C.

    A obrigação de os sistemas de ensino assegurar às unidades escolares públicas de Educação Básica progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira.

  • D.

    Na execução da política educacional brasileira, a educação infantil e a educação de jovens e adultos foram deserdadas.

  • E.

    A colaboração dos Estados, Distrito Federal e Municípios no estabelecimento da União de competências e diretrizes que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

No artigo 15 da LDBEN/96 estabelece que "Os sistemas de ensino asseguraram às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público". Como se pode ver, a autonomia é determinada por lei. Entretanto, da mesma forma que a gestão democrática da escola não é construída apenas pela exigência legal, também a autonomia precisa ser construída no cotidiano da escola. Analise as afirmativas a seguir:

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A.

    I, III e V

  • B.

    I, II e IV

  • C.

    II, III e V

  • D.

    I, II e III

  • E.

    II, IV e V

Pensar em alternativas para a Gestão Democrática da Escola significa alterar a cultura vivenciada na instituição, superar uma ação isolada, fragmentada possibilitando a todos os envolvidos na ação escolar, a compreensão do processo que se concretiza no interior dela. Colocando em prática a Gestão Democrática da Escola, pode-se afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O Projeto Político-Pedagógico constitui um documento referencial para a escola, condutor de princípios, ações e atividades.

  • B.

    É fundamental que o Projeto Político-Pedagógico seja traduzido em um comportamento, em uma nova cultura organizacional difundida no interior da escola.

  • C.

    A participação dos segmentos que se apresentam à escola resulta de um processo de envolvimento rápido e de forma estanque.

  • D.

    Para os professores , o sucesso do Projeto pensado coletivamente fortalece, aprofunda e enriquece sua prática, tornandoo mais solidário.

  • E.

    Impossível de acontecer por imposição, seu início será fortemente influenciado pela atuação dos gestores da escola, mas o avanço da proposta depende do grau de responsabilidade assumido por aqueles que passam a atuar neste percurso.

As relações humanas acontecem em decorrência do processo de interação. Em situações de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades a serem executadas, interações e sentimentos recomendados, em busca de:

  • A.

    Comunicação.

  • B.

    Cooperação.

  • C.

    Respeito.

  • D.

    Amizade.

  • E.

    Todas as alternativas anteriores complementam o enunciado.

Conforme determina o Estatuto, os dirigentes de escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental deverão comunicar ao Conselho Tutelar os cursos de:

  • A.

    Maus tratos envolvendo seus alunos.

  • B.

    Reiteração de faltas injustificadas.

  • C.

    Evasão escolar, injustificada.

  • D.

    Elevados níveis de repetência.

  • E.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Leia com atenção as afirmativas abaixo:

I. Todo professor deverá ser um professor de ética em sala de aula.

II. A educação se tornará mais coerente e eficaz se esclarecer as bases axiológicas da educação

III. Se os valores estão na base de todas as nossas ações, é inevitável reconhecer sua importância para a prática educativa.

IV. Aprende-se a ser moral estudando sobre a moral.

V. A aprendizagem da vida moral é espontânea e resulta de um automotismo.

São falsas as afirmativas:

  • A. IV e V
  • B. II e III
  • C. I e II
  • D. I, II e III
  • E. II, IV e V

"A educação é fundamental para a socialização do homem e sua humanização". Pode-se afirmar então, que:

  • A. Trata-se de um processo que dura a vida inteira
  • B. Se restringe à mera continuidade da tradição.
  • C. Não há possibilidade de rupturas.
  • D. A cultura não se renova.
  • E. O homem só se socializa com a recepção de conhecimentos.

Leia atentamente as afirmativas propostas:

I. Filosofia e Educação são dois fenômenos que estão presentes em todas as sociedades.

II. Quando se reflete sobre a educação ela se processa dentro de uma cultura cristalizada e perenizada.

III. Filosofia e educação estão vinculadas no tempo no espaço.

IV. A educação pode prescindir de pressupostos, de conceitos que fundamentam e orientam os seus caminhos.

V. A filosofia se encarrega de interpretar teoricamente as aspirações, desejos e anseios de um grupo humano.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  • A. I e II
  • B. II e III
  • C. II, IV e V
  • D. I, III e IV
  • E. I, III e V

"A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar apoiando-se à Pedagogia tradicional." José C. Libâneo Entre as características desse movimento destacam-se:

  • A. A valorização da criança dotada de liberdade, iniciativa e interesses próprios.
  • B. A ação de agentes externos na formação do aluno.
  • C. O primado do objeto de conhecimento.
  • D. A transmissão do saber constituído.
  • E. Predomínio da palavra do professor.

São temas fundamentais da Didática:

  • A. Escola e dinâmica das relações sociais.
  • B. Desenvolvimento histórico dos métodos de ensino e aprendizagem.
  • C. Valorização dos profissionais da educação.
  • D. Interpretação dos conteúdos.
  • E. Objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar
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