Lista completa de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com a atual LDB, a flexibilidade passou a constituir um dos eixos básicos em torno do qual a escola deve organizar-se. Ela possibilita mais que isso, incentiva o surgimento de novas formas de organização e funcionamento dos estabelecimentos de ensino a partir da elaboração coletiva de suas propostas pedagógicas. No que se refere à organização da educação nacional, todos os dispositivos abaixo indicam a flexibilização da lei, EXCETO:
A autonomia dos sistemas de ensino – federal, estaduais, do Distrito Federal e municípios para se organizarem, devendo funcionar em regime de colaboração.
A competência dos estabelecimentos de ensino de elaborar suas propostas pedagógicas.
A obrigação de os sistemas de ensino assegurar às unidades escolares públicas de Educação Básica progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira.
Na execução da política educacional brasileira, a educação infantil e a educação de jovens e adultos foram deserdadas.
A colaboração dos Estados, Distrito Federal e Municípios no estabelecimento da União de competências e diretrizes que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
No artigo 15 da LDBEN/96 estabelece que "Os sistemas de ensino asseguraram às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público". Como se pode ver, a autonomia é determinada por lei. Entretanto, da mesma forma que a gestão democrática da escola não é construída apenas pela exigência legal, também a autonomia precisa ser construída no cotidiano da escola. Analise as afirmativas a seguir:
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, III e V
I, II e IV
II, III e V
I, II e III
II, IV e V
Pensar em alternativas para a Gestão Democrática da Escola significa alterar a cultura vivenciada na instituição, superar uma ação isolada, fragmentada possibilitando a todos os envolvidos na ação escolar, a compreensão do processo que se concretiza no interior dela. Colocando em prática a Gestão Democrática da Escola, pode-se afirmar que todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
O Projeto Político-Pedagógico constitui um documento referencial para a escola, condutor de princípios, ações e atividades.
É fundamental que o Projeto Político-Pedagógico seja traduzido em um comportamento, em uma nova cultura organizacional difundida no interior da escola.
A participação dos segmentos que se apresentam à escola resulta de um processo de envolvimento rápido e de forma estanque.
Para os professores , o sucesso do Projeto pensado coletivamente fortalece, aprofunda e enriquece sua prática, tornandoo mais solidário.
Impossível de acontecer por imposição, seu início será fortemente influenciado pela atuação dos gestores da escola, mas o avanço da proposta depende do grau de responsabilidade assumido por aqueles que passam a atuar neste percurso.
As relações humanas acontecem em decorrência do processo de interação. Em situações de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades a serem executadas, interações e sentimentos recomendados, em busca de:
Comunicação.
Cooperação.
Respeito.
Amizade.
Todas as alternativas anteriores complementam o enunciado.
Conforme determina o Estatuto, os dirigentes de escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental deverão comunicar ao Conselho Tutelar os cursos de:
Maus tratos envolvendo seus alunos.
Reiteração de faltas injustificadas.
Evasão escolar, injustificada.
Elevados níveis de repetência.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I. Todo professor deverá ser um professor de ética em sala de aula.
II. A educação se tornará mais coerente e eficaz se esclarecer as bases axiológicas da educação
III. Se os valores estão na base de todas as nossas ações, é inevitável reconhecer sua importância para a prática educativa.
IV. Aprende-se a ser moral estudando sobre a moral.
V. A aprendizagem da vida moral é espontânea e resulta de um automotismo.
São falsas as afirmativas:
"A educação é fundamental para a socialização do homem e sua humanização". Pode-se afirmar então, que:
Leia atentamente as afirmativas propostas:
I. Filosofia e Educação são dois fenômenos que estão presentes em todas as sociedades.
II. Quando se reflete sobre a educação ela se processa dentro de uma cultura cristalizada e perenizada.
III. Filosofia e educação estão vinculadas no tempo no espaço.
IV. A educação pode prescindir de pressupostos, de conceitos que fundamentam e orientam os seus caminhos.
V. A filosofia se encarrega de interpretar teoricamente as aspirações, desejos e anseios de um grupo humano.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
"A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar apoiando-se à Pedagogia tradicional." José C. Libâneo Entre as características desse movimento destacam-se:
São temas fundamentais da Didática:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...