Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Admite-se que, no processo de domínio da linguagem teatral, a comunicação ficava mais objetiva e o trabalho evoluía quando:

  • A.

    o professor fazia a leitura do que ele havia entendido da cena apresentada.

  • B.

    o foco do jogo era claro para quem atuava e para quem assistia.

  • C.

    o grupo que assistia a cena ria bastante da cena apresentada.

  • D.

    não havia separação entre quem atuava e quem assistia.

As políticas dirigidas à democratização da gestão partem da premissa de que cabe ao cidadão decidir os rumos daquilo que é público. No âmbito da educação é de fundamental importância que o pedagogo contemporâneo oportunize a discussão com a comunidade, no processo de planejamento das ações educativas. Em relação ao planejamento, como instrumento de mobilização popular, é correto afirmar que:

  • A.

    O planejamento popular não envolve partilha de poder. A participação no processo substitui a deliberação sobre as prioridades.

  • B.

    O planejamento popular envolve partilha de poder. A participação no processo não substitui a deliberação sobre as prioridades definidas por um grupo gestor.

  • C.

    O planejamento popular é fruto da ação de um grupo gestor, que repassa os encaminhamentos aos grupos envolvidos.

  • D.

    O planejamento popular é fruto de uma ação coletiva, que explicita as tensões e os anseios dos grupos envolvidos.

Escolha a alternativa correta. Para consolidar uma Pedagogia da Educação Infantil uma série de orientações teórico-práticas em instituições educativas para as crianças de zero a seis anos deve-se:

  • A.

    considerar práticas pedagógicas pautadas por uma perspectiva da criança como um vir a ser, universal, de tempo cronológico linear e homogêneo.

  • B.

    considerar práticas pedagógicas pautadas na estimulação precoce que visa atingir determinados comportamentos sociais e padrões cognitivos.

  • C.

    considerar e valorizar práticas pedagógicas pautadas por um modelo de criança padrão centrado na estimulação ou no desenvolvimento de habilidades.

  • D.

    considerar práticas que enfatizam as crianças como sujeitos da sua ação na relação pedagógica, entendendo-os como múltiplos sujeitos múltiplos no âmbito das determinações sócio-culturais.

No sistema de Viola Spolin, o foco tem a função de:

  • A.

    indicar a forma certa de se fazer teatro.

  • B.

    permitir que o aluno congele a cena no momento correto.

  • C.

    delimitar que conflitos deverão ser representados.

  • D.

    ajudar a isolar segmentos de técnicas teatrais complexas para que sejam completamente exploradas.

Sobre a relação creche e as famílias escolha a alternativa INCORRETA

  • A.

    A qualidade da relação creche e família não interfere no bem estar da criança na instituição, pois a família é responsável pela socialização da criança.

  • B.

    Quebrar o "muro de isolamento" entre creche e as famílias significa iniciar um dialógo, de modo que a presença e a participação das famílias no contexto da instituição possa se concretizar.

  • C.

    Quanto mais se conhecer a família e o contexto de vida da criança, melhor será a relação do professor com ela.

  • D.

    A comunicação efetiva entre creche e as famílias é um princípio que rege a relação entre elas e o que assegura às crianças a continuidade e o enriquecimento de suas experiências sociais.

Os jogos teatrais, são importantes para as crianças porque:

  • A.

    desenvolvem o pensamento operativo na solução dos problemas propostos.

  • B.

    alguns jogos fazem uso da escrita e favorecem a aprendizagem de ortografia.

  • C.

    permitem que as crianças aprendam a história do teatro.

  • D.

    desenvolvem o pensamento abstrato.

Considerando o enunciado, escolha a alternativa correta. Para que a prática pedagógica não se cristalize, é preciso repensar a forma de trabalho e a organização temporal e espacial para as crianças de 0 a 6 anos em instituições coletivas.

  • A.

    modelo pedagógico preconizado na educação infantil deve se assemelhar ao modelo do ensino fundamental, valorizando a aquisição de conhecimentos.

  • B.

    A organização dos espaços, dos brinquedos e da rotina na creche e pré-escola deve favorecer as ações e interações entre adultos e crianças e entre elas, num ambiente afetivo e acolhedor.

  • C.

    Todas as crianças devem realizar uma única proposta no mesmo tempo e no mesmo lugar.

  • D.

    A rotina rígida da creche valoriza as vivências simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas.

Qual a relação entre jogo dramático e jogo teatral?

  • A.

    O jogo teatral é um jogo de "faz de conta" e jogo dramático implica na dramatização dessas situações.

  • B.

    O jogo dramático visa a efetivar a passagem do jogo teatral objetivo em cenas, sejam elas trágicas ou cômicas.

  • C.

    O jogo teatral visa a efetivar a passagem do jogo dramático subjetivo para a realidade objetiva do palco.

  • D.

    O jogo dramático envolve situações trágicas e o jogo teatral envolve situações cômicas.

Quais as finalidades da Documentação Pedagógica nas Instituições de Educação Infantil? Escolha a alternativa correta.

  • A.

    A documentação pedagógica deve ser usada como um instrumento para a criação de uma prática pedagógica reflexiva e democrática.

  • B.

    A documentação pedagógica deve ser um mecanismo de registro de professor, bem como de coleta de dados.

  • C.

    A documentação pedagógica deve ser usada com instrumento de observação da criança para avaliar o desenvolvimento psicológico infantil.

  • D.

    A documentação pedagógica auxilia na classificação e categorização da criança com relação aos níveis e estágios de desenvolvimento.

O objetivo do Teatro do Oprimido é:

  • A.

    impedir que opressores façam teatro.

  • B.

    transformar os opressores para que deixem de oprimir.

  • C.

    transformar o povo, "espectador", ser passivo do fenômeno teatral, em sujeito transformador da ação dramática.

  • D.

    transformar o espectador através de mensagens contrárias à opressão do homem pelo homem.

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