Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Admite-se que, no processo de domínio da linguagem teatral, a comunicação ficava mais objetiva e o trabalho evoluía quando:
o professor fazia a leitura do que ele havia entendido da cena apresentada.
o foco do jogo era claro para quem atuava e para quem assistia.
o grupo que assistia a cena ria bastante da cena apresentada.
não havia separação entre quem atuava e quem assistia.
As políticas dirigidas à democratização da gestão partem da premissa de que cabe ao cidadão decidir os rumos daquilo que é público. No âmbito da educação é de fundamental importância que o pedagogo contemporâneo oportunize a discussão com a comunidade, no processo de planejamento das ações educativas. Em relação ao planejamento, como instrumento de mobilização popular, é correto afirmar que:
O planejamento popular não envolve partilha de poder. A participação no processo substitui a deliberação sobre as prioridades.
O planejamento popular envolve partilha de poder. A participação no processo não substitui a deliberação sobre as prioridades definidas por um grupo gestor.
O planejamento popular é fruto da ação de um grupo gestor, que repassa os encaminhamentos aos grupos envolvidos.
O planejamento popular é fruto de uma ação coletiva, que explicita as tensões e os anseios dos grupos envolvidos.
Escolha a alternativa correta. Para consolidar uma Pedagogia da Educação Infantil uma série de orientações teórico-práticas em instituições educativas para as crianças de zero a seis anos deve-se:
considerar práticas pedagógicas pautadas por uma perspectiva da criança como um vir a ser, universal, de tempo cronológico linear e homogêneo.
considerar práticas pedagógicas pautadas na estimulação precoce que visa atingir determinados comportamentos sociais e padrões cognitivos.
considerar e valorizar práticas pedagógicas pautadas por um modelo de criança padrão centrado na estimulação ou no desenvolvimento de habilidades.
considerar práticas que enfatizam as crianças como sujeitos da sua ação na relação pedagógica, entendendo-os como múltiplos sujeitos múltiplos no âmbito das determinações sócio-culturais.
No sistema de Viola Spolin, o foco tem a função de:
indicar a forma certa de se fazer teatro.
permitir que o aluno congele a cena no momento correto.
delimitar que conflitos deverão ser representados.
ajudar a isolar segmentos de técnicas teatrais complexas para que sejam completamente exploradas.
Sobre a relação creche e as famílias escolha a alternativa INCORRETA
A qualidade da relação creche e família não interfere no bem estar da criança na instituição, pois a família é responsável pela socialização da criança.
Quebrar o "muro de isolamento" entre creche e as famílias significa iniciar um dialógo, de modo que a presença e a participação das famílias no contexto da instituição possa se concretizar.
Quanto mais se conhecer a família e o contexto de vida da criança, melhor será a relação do professor com ela.
A comunicação efetiva entre creche e as famílias é um princípio que rege a relação entre elas e o que assegura às crianças a continuidade e o enriquecimento de suas experiências sociais.
Os jogos teatrais, são importantes para as crianças porque:
desenvolvem o pensamento operativo na solução dos problemas propostos.
alguns jogos fazem uso da escrita e favorecem a aprendizagem de ortografia.
permitem que as crianças aprendam a história do teatro.
desenvolvem o pensamento abstrato.
Considerando o enunciado, escolha a alternativa correta. Para que a prática pedagógica não se cristalize, é preciso repensar a forma de trabalho e a organização temporal e espacial para as crianças de 0 a 6 anos em instituições coletivas.
modelo pedagógico preconizado na educação infantil deve se assemelhar ao modelo do ensino fundamental, valorizando a aquisição de conhecimentos.
A organização dos espaços, dos brinquedos e da rotina na creche e pré-escola deve favorecer as ações e interações entre adultos e crianças e entre elas, num ambiente afetivo e acolhedor.
Todas as crianças devem realizar uma única proposta no mesmo tempo e no mesmo lugar.
A rotina rígida da creche valoriza as vivências simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas.
Qual a relação entre jogo dramático e jogo teatral?
O jogo teatral é um jogo de "faz de conta" e jogo dramático implica na dramatização dessas situações.
O jogo dramático visa a efetivar a passagem do jogo teatral objetivo em cenas, sejam elas trágicas ou cômicas.
O jogo teatral visa a efetivar a passagem do jogo dramático subjetivo para a realidade objetiva do palco.
O jogo dramático envolve situações trágicas e o jogo teatral envolve situações cômicas.
Quais as finalidades da Documentação Pedagógica nas Instituições de Educação Infantil? Escolha a alternativa correta.
A documentação pedagógica deve ser usada como um instrumento para a criação de uma prática pedagógica reflexiva e democrática.
A documentação pedagógica deve ser um mecanismo de registro de professor, bem como de coleta de dados.
A documentação pedagógica deve ser usada com instrumento de observação da criança para avaliar o desenvolvimento psicológico infantil.
A documentação pedagógica auxilia na classificação e categorização da criança com relação aos níveis e estágios de desenvolvimento.
O objetivo do Teatro do Oprimido é:
impedir que opressores façam teatro.
transformar os opressores para que deixem de oprimir.
transformar o povo, "espectador", ser passivo do fenômeno teatral, em sujeito transformador da ação dramática.
transformar o espectador através de mensagens contrárias à opressão do homem pelo homem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...