Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O foco do jogo "Cabo de Guerra" é dar realidade ao objeto (uma corda imaginária):
Quando a concentração é plena, a dupla faz corretamente a mímica do jogo, mas sai sem estar cansada.
Quando a concentração é plena, a dupla sai do jogo com toda a evidência de ter realmente jogado.
Quando a concentração é plena, a corda parece elástica.
Quando a concentração é plena os jogadores terminam caindo no chão.
Ao nascer, a criança ingressa num mundo de relações sociais que lhe abrirá todas as possibilidades de aprendizado e de constituição de si mesma como sujeito. Nesta direção é correto afirmar que:
A criança se desenvolverá no processo de apropriação das formas de agir, pensar e sentir da cultura sintetizados nos objetos e materiais simbólicos das práticas humanas que as gerações atuais produziram.
A ação pedagógica, para crianças, não deve ser estruturada em correspondência com as particularidades físicas, psicológicas e sociais levando em conta os seus diferentes níveis de desenvolvimento.
O mundo social em que a criança se desenvolve é a sua fonte e força motriz, pois nele se encontram todas as capacidades e valores do gênero humano, desenvolvidos ao longo da história da espécie.
A criança tem uma participação ativa e independente no seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.
Na avaliação segundo o sistema de Viola Spolin:
é essencial que seja feita por todos, alunos e professores, a partir de um padrão de "certo e errado", indicado pelo professor.
é essencial que o professor não assuma sozinho a avaliação, mas que faça perguntas que todos respondam, inclusive ele próprio.
é essencial que o professor assuma que esta tarefa lhe compete. É ele que deve indicar o que está certo e o que está errado.
é essencial que todos digam de quem gostaram mais. Não há necessidade de se dizer de quem eles não gostaram.
Toda atividade humana é mediada pelo signo. Percebemos isso quando comparamos a atividade mental humana com a dos outros animais. Eles dirigem suas ações pelo imediatismo, enquanto, o homem é capaz de romper com essa dimensão imediata do comportamento, dirigindo e controlando suas ações. Compreendendo os signos como mediadores da interação humana é correto afirmar que:
O signo possibilita ao homem fazer planos, imaginar algo ou criar intenções.
O homem é capaz de tomar decisões baseadas em intenções e de dirigir sua ação através do universo simbólico do qual o signo não faz parte.
O signo não permite ao homem libertar-se do tempo e do espaço presentes e fazer relações mentais mesmo quando os objetos não estão ali à sua frente.
O homem é capaz de tomar decisões baseadas em intenções e de dirigir sua ação através do universo simbólico do qual o signo faz parte parcialmente.
Para Boal, ao se trabalhar com situações de opressão do cotidiano dos alunos:
é absolutamente proibido trabalhar fora de uma perspectiva realista.
é absolutamente necessário saber se a situação é verdadeira ou falsa.
é absolutamente necessário começar de um relato individual, que possa ser pluralizado por identificação ou por analogia.
é absolutamente necessário começar de um relato individual, mas não precisa que haja identificação dos outros alunos com o problema.
O ensino e a aprendizagem são tão antigos quanto a própria humanidade. Nas tribos primitivas os filhos aprendiam com os pais a atender suas necessidades, a superar as dificuldades do clima e desenvolver-se na arte da caça. Com o passar do tempo, muitas pessoas começaram a se dedicar, exclusivamente, às tarefas relacionadas com o ensino. Em relação ao conceito etimológico do ensino é correto afirmar que:
"Ensinar é transmitir conhecimentos".
"Ensinar é gravar no espírito".
"Ensinar é eficiência e produtividade".
"Ensinar é criar condições de aprendizagem" .
A exploração do espaço:
é parte do domínio da linguagem teatral e pode ser feita na sala de aula, que se transformada, em função da representação, em espaço estético.
não funciona quando é feita em câmara lenta.
não precisa ocorrer, já que os alunos já conhecem a sala de aula.
não tem sentido, já que o teatro deve ser feito no palco.
O educando é caracterizado pelas múltiplas determinações da realidade. É um sujeito ativo que pela ação e a aprendizagem ao mesmo tempo se constrói ou se aliena. A educação visa a aquisição de um patamar novo pelo educando, uma participação ativa na cultura elaborada. Dentro dessa perspectiva é correto afirmar que:
O educando necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber elaborado e socialmente válido.
O educando não necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber socialmente imposto.
O educando necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui, não interagindo, mais apropriandose do saber elaborado e socialmente imposto.
O educando não necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber elaborado e socialmente válido.
A interação com o texto no processo teatral:
deve ser sempre a primeira atividade de teatro a ser feita na sala de aula.
nunca deve ser feita na escola, onde os jogos devem dominar o foco dos trabalhos.
pode ser feita com textos dramáticos e não dramáticos a partir de jogos.
somente interessa quando o texto for criado pelo aluno.
Proporcionar a todas as crianças e jovens o acesso e a permanência na escola básica, provendo-lhes de uma sólida formação cultural e cientifica é dever da sociedade e particularmente do poder público. O pedagogo insere-se também nesta luta e tarefa. Entre a escolarização e as lutas democráticas, por sua efetivação a toda população é correto afirmar que:
Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação com mais rigor, na dimensão política.
O pedagogo precisa ter claro, que a atuação política tem caráter pedagógico e que nem sempre a atuação pedagógica tem caráter político.
Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação, com mais rigor, em duas dimensões, a política e a pedagógica.
Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação, com mais rigor, na dimensão pedagógica.
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