Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o enunciado, escolha a alternativa INCORRETA. Na atualidade, a mídia impressa e eletrônica, principalmente TV e a Internet, têm um potencial pedagógico que tem sido desprezado na educação. Fazer uso dos multimeios para enriquecer e contextualizar o processo ensino aprendizagem significa, criticamente, conhecê-los para:

  • A.

    saber de suas vantagens e desvantagens.

  • B.

    a adesão incondicional.

  • C.

    saber dos seus riscos e possibilidades.

  • D.

    transformá-los, em alguns momentos, em ferramentas, e, em outros dispensá-los.

Escolha a alternativa certa. Considerando que a construção do conhecimento é um processo que integra a avaliação, como devem ser avaliados os conhecimentos aprendidos e/ou construídos pelos/as alunos/as?

  • A.

    Com base nos critérios definidos para cada série e nos critérios mais gerais, vinculados à organização curricular e as condições de aprendizagem oferecidas, avaliar as características próprias, os limites e as possibilidades grupais e individuais de cada turma.

  • B.

    Atribuindo notas/conceitos através de provas, de testes e de trabalhos e/ou exercícios.

  • C.

    Através de instrumentos de medição da aprendizagem que possibilita a aprovação ou reprovação.

  • D.

    Julgando as habilidades intelectuais, envolvendo os aspectos pessoais e comportamentais dos educandos.

Das alternativas abaixo identifique aquela na qual todos/as propõem alternativas às concepções de avaliação escolar, que historicamente têm servido para selecionar e classificar os alunos- desvinculada do processo educativo com um todo:

  • A.

    Lea Depresbiteris, Philippe Perrenoud, Jussara Hoffmann, Maria Teresa Steban e Carlos Cipriano Luckesi.

  • B.

    Michel Thiollent, Edgar Morin, Mari Rangel, Naura Syria Carapeto Ferreira e Juan José Mourino Mosquiera.

  • C.

    Álvaro Vieira Pinto, Carlos Rodrigues Brandão, Rubem Alves, Paulo Freire e Celso dos Santos Vasconcellos.

  • D.

    Philippe Perrenoud, Michael Scriven, Tyler Ralph, Benjamin Bloom e Clarilza Prado Sousa.

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Se entendermos o PPP como organização do trabalho pedagógico na escola (VEIGA, Ilma Passos, 1994, p. 11), um dos elementos constitutivo do PPP é o currículo, por ser:

  • A.

    o processo permanente de reflexão e discussão dos problemas educacionais.

  • B.

    o processo onde os agentes da prática educativa elegem as prioridades materiais e administrativas da escola.

  • C.

    o eixo articulador dos diferentes aspectos do trabalho educativo, integrantes do processo de socialização e construção dos saberes escolares.

  • D.

    o processo técnico-adnimistrativo de gestão da escola.

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Na idealização de um novo projeto de escola pública e de sociedade, o PPP tem sido apontado como um instrumento pedagógico e político de mudança. Ao construirmos o PPP temos a intenção de:

  • A.

    elaborar um documento, para atender as exigências da Secretaria da Educação, em conformidade com a LDB.

  • B.

    ter um documento dos especialistas para a assessoria pedagógica.

  • C.

    definir a filosofia, as diretrizes, as metas e os fins da ação pedagógica para a formação de sujeitos capazes de intervirem e transformarem a realidade.

  • D.

    resolver os problemas de gestão e manutenção da escola, em parceria com a comunidade.

Escolha a alternativa certa.

Tomaz Tadeu da Silva (2000, p. 150) afirma que depois das teorias críticas e pós-críticas não podemos mais olhar para o currículo com a mesma ingenuidade de antes.

Ambas as teorias nos ensinaram, de diferentes formas, que o currículo é:

  • A.

    uma questão eminentemente técnica, voltada para questões relacionadas a procedimentos e métodos.

  • B.

    uma questão relacionada a transmissão de conhecimentos universalmente válidos/legítimos.

  • C.

    uma questão relacionada ao "como" selecionar objetivos, conteúdos e práticas escolares.

  • D.

    uma questão de saber, identidade e poder.

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Se concordarmos que currículo constitui-se no núcleo que corporifica o conjunto de todas as experiências cognitivas e afetivas proporcionadas aos alunos e alunas no decorrer do processo de educação escolar, podemos tratá-lo como sendo:

  • A.

    um espaço transcendente e atemporal, desvinculado de formas específicas e contingentes de organização da sociedade.

  • B.

    um espaço conflituoso e ativo de produção cultural.

  • C. um espaço harmonioso de produção de identidades e subjetividades.
  • D.

    um espaço de transmissão de uma cultura incontestada e unitária, necessária ao ajustamento/adaptação do indivíduo a sociedade.

A concretização de um projeto coletivo e interdisciplinar na escola é resultado da ação comum entre os vários especialistas. Nesse processo, a especificidade de cada um está presente. Escolha a alternativa que NÃO é objeto da ação específica do Supervisor Escolar.

  • A.

    Promover a articulação dos vários recursos: materiais, físicos, humanos e materiais e a necessária organização administrativa, para viabilizar a ação pedagógica.

  • B.

    Participar, junto com os demais especialistas e professores da análise das dificuldades de aprendizagem dos/as alunos/as.

  • C.

    Coordenar, junto com os demais especialistas e professores a análise dos resultados da avaliação do rendimento escolar, visando o redimensionamento e a melhoria do processo ensinoaprendizagem.

  • D.

    Propiciar oportunidades periódicas reavaliação do processo ensino aprendizagem e subsidiar o planejamento das ações pedagógicas.

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Na década de 70 (século XX) a ação supervisora, pautada nos princípios da eficiência e da eficácia, esteve voltada para os aspectos técnico-burocráticos do ensino. Nos anos 80 (século XX), a crítica a sua função tecnicista mobiliza a idéia de eliminá–la da escola (assim como os demais especialistas). No final dos anos 80 (século XX), início dos anos 90 (século XX) com questionamento dos modelos tradicionais, os educadores, de um modo geral, e os profissionais da supervisão passaram a refletir sobre a sua prática educativa, rediscutindo o seu papel e os processos que dão outro sentido para a escola pública. À partir daí coube à Supervisão Escolar:

  • A.

    articular/coordenar o planejamento e a prática pedagógica prescrevendo o que os demais devem fazer/executar.

  • B.

    promover a coordenação das atividades docentes, fundamentada na função contextualizada, em busca da construção/viabilização de um Projeto Pedagógico pautado nos princípios do trabalho coletivo e da gestão democrática.

  • C.

    coordenar, organizar e controlar a prática educativa para garantir a qualidade do ensino.

  • D.

    responder pelo funcionamento geral da escola tendo em vista os fins pedagógicos.

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. A escola pública, é um espaço/tempo de aprendizagem e de luta no campo do direito e da igualdade social. A perspectiva de construir, na escola, um projeto educativo voltado para esses interesses coletivos, está:

  • A.

    na dependência exclusiva da vontade política dos seus profissionais e do governo.

  • B.

    no interesse, na habilidade e nas condições sócio-econômicas do(a) aluno(a).

  • C.

    na sua função de produzir/socializar o conhecimento científico e no fato de ser pública.

  • D. na sua função de agência formadora de recursos humanos para o mercado de trabalho.
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