Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os principais tipos de narrativa de ficção são:

  • A.

    Romance, texto informativo, novela.

  • B.

    Conto, romance e novela.

  • C.

    Novela, crônica, texto informativo.

  • D.

    Conto, texto científico, novela.

A principal atividade na infância é a brincadeira. A maneira que as crianças jogam ou brincam é um meio que constrói sua identidade cultural. As brincadeiras envolvem emoções, afetividades e rupturas. Com esta compreensão é correto afirmar que:

  • A.

    O papel do pedagogo é garantir a possibilidades das brincadeiras e dos jogos, viabilizando a organização do espaço com observação permanente, orientando as escolhas das brincadeiras.

  • B.

    Tanto a brincadeira quanto o jogo são marcados pela intenção e decisão do pedagogo. É o pedagogo que dá sentido aos jogos e às brincadeiras infantis.

  • C.

    O papel do pedagogo é garantir a possibilidades das brincadeiras e dos jogos, viabilizando a organização do espaço e impondo as regras necessárias.

  • D.

    Tanto a brincadeira quanto o jogo são marcados pela intenção e decisão da criança. É a criança que dá sentido aos jogos e às brincadeiras.

No processo de alfabetização, o convívio com a linguagem escrita deve ser real. Isto, metodologicamente, significa:

  • A.

    Só utilizar textos clássicos na sala de aula.

  • B.

    Intensificar, na sala de aula, os símbolos desconectados de sua função social.

  • C.

    Intensificar, na sala de aula, a interação com as produções gráficas utilizadas no meio cultural.

  • D.

    Trabalhar com cartilhas de famílias silábicas.

A educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados, sobretudo, é o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e ruptura com o velho. Sobre o ato pedagógico é correto afirmar que:

  • A.

    É uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tornando complexa a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.

  • B.

    É uma atividade sistemática e nem sempre intencional de interação entre seres sociais, tornando possível a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.

  • C.

    É uma atividade intencional de interação entre seres sociais, tornando complexa a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.

  • D.

    É uma atividade sistemática e intencional de interação entre seres sociais, tornando possível a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.

Atualmente, compreende-se o processo de alfabetização como:

  • A.

    Apropriação de conhecimento do alfabeto.

  • B.

    Apropriação de diferentes linguagens.

  • C.

    Apropriação da leitura.

  • D.

    Apropriação da escrita.

Quando falamos em educar para a cidadania, a tarefa é árdua e constante. Um pedagogo comprometido com o seu tempo, entende que precisamos exigir do Estado o cumprimento de suas obrigações, no entanto ainda é correto afirmar que:

  • A.

    Os educadores progressistas influentes nos órgãos públicos educacionais podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.

  • B.

    Os pais e sindicatos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança, assumindo inclusive a docência.

  • C.

    Os agrupamentos progressistas gestados na sociedade civil podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.

  • D.

    Somente profissionais da educação críticos e comprometidos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.

Como a espontaneidade se liga com o processo de construção de conhecimento em teatro?

  • A.

    Não dá para ensinar espontaneidade, ela depende da pessoa, não contribuindo portanto para o ensino de teatro.

  • B.

    Espontaneidade é simplesmente ação livre, ensinar teatro é deixar os alunos agirem livremente.

  • C.

    Podemos desenvolver a espontaneidade no teatro exercitando-a em situações de jogo.

  • D.

    A espontaneidade precisa ser controlada através do teatro.

Ao analisar a práxis humana, constatamos que ela supõe um trabalho material cujo resultado é a produção dos bens materiais. O homem antecipa a ação por meio do pensamento, criando idéias e teorias. Em relação ao trabalho e o papel da escola é correto afirmar que:

  • A.

    É preciso que os alunos com maior potencial cognitivo sejam iniciados na compreensão dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo, sabendo avaliar os fins a que se destina o trabalho, bem como, as conseqüências dele decorrentes.

  • B.

    É preciso que todos os alunos sejam iniciados na compreensão dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo, sabendo avaliar os fins a que se destina o trabalho, bem como, as conseqüências dele decorrentes.

  • C.

    A escola é ela mesma um local de trabalho, no entanto, não sofre as influências da sociedade em que está inserida.

  • D.

    Apesar de pertencer ao mundo do trabalho, não compete a escola dar condições para que se discuta as relações de trabalho que os educandos estão inseridos.

Nos jogos teatrais, assim como nos jogos de regras:

  • A.

    o professor deve ensinar a forma de se seguir as regras.

  • B.

    as regras são para ser seguidas, não havendo espaço para combinação e portanto para acordo do grupo.

  • C.

    as regras devem ser sagradas independentemente da reciprocidade dos meios empregados para ganhar.

  • D.

    pode haver um acordo do grupo sobre as regras do jogo, porque as regras inicialmente estabelecem um parâmetro, mas podem perder gradualmente a rigidez.

A criação do Estado e, paralelamente, a propriedade privada, bem como o grande incremento do comércio foram fatores que conjugados, impuseram aos homens a necessidade de formalização do contrato social. Assim, a escrita surge como ferramenta fundamental para a fixação daquilo que se faz, se diz e se pensa. Conhecendo a história e o poder da escrita tornase cada vez mais necessário que o pedagogo contemporâneo, fortaleçase na discussão das metodologias de alfabetização. Nesta perspectiva é correto afirmar que:

  • A.

    As tendências relacionadas a alfabetização sofreram e continuam sofrendo, influência de pacotes educacionais ligados a modismos de época, aceitos pela maioria dos professores que não discutem os fundamentos teóricos das propostas apresentadas.

  • B.

    As metodologias de alfabetização vêm sofrendo modificações no decorrer de nossa história educacional, acompanhando, de certa forma, as necessidades geradas pelas formas de organização social e econômica de nosso país.

  • C.

    As metodologias de alfabetização permanecem inalteradas no decorrer de nossa história educacional, acompanhando, de certa forma, a organização social e econômica de nosso país.

  • D.

    As tendências metodológicas, relacionadas a alfabetização, no país, são aceitas pela maioria dos professores que discutem os fundamentos teóricos das propostas apresentadas

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