Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os principais tipos de narrativa de ficção são:
Romance, texto informativo, novela.
Conto, romance e novela.
Novela, crônica, texto informativo.
Conto, texto científico, novela.
A principal atividade na infância é a brincadeira. A maneira que as crianças jogam ou brincam é um meio que constrói sua identidade cultural. As brincadeiras envolvem emoções, afetividades e rupturas. Com esta compreensão é correto afirmar que:
O papel do pedagogo é garantir a possibilidades das brincadeiras e dos jogos, viabilizando a organização do espaço com observação permanente, orientando as escolhas das brincadeiras.
Tanto a brincadeira quanto o jogo são marcados pela intenção e decisão do pedagogo. É o pedagogo que dá sentido aos jogos e às brincadeiras infantis.
O papel do pedagogo é garantir a possibilidades das brincadeiras e dos jogos, viabilizando a organização do espaço e impondo as regras necessárias.
Tanto a brincadeira quanto o jogo são marcados pela intenção e decisão da criança. É a criança que dá sentido aos jogos e às brincadeiras.
No processo de alfabetização, o convívio com a linguagem escrita deve ser real. Isto, metodologicamente, significa:
Só utilizar textos clássicos na sala de aula.
Intensificar, na sala de aula, os símbolos desconectados de sua função social.
Intensificar, na sala de aula, a interação com as produções gráficas utilizadas no meio cultural.
Trabalhar com cartilhas de famílias silábicas.
A educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados, sobretudo, é o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e ruptura com o velho. Sobre o ato pedagógico é correto afirmar que:
É uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tornando complexa a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
É uma atividade sistemática e nem sempre intencional de interação entre seres sociais, tornando possível a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
É uma atividade intencional de interação entre seres sociais, tornando complexa a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
É uma atividade sistemática e intencional de interação entre seres sociais, tornando possível a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
Atualmente, compreende-se o processo de alfabetização como:
Apropriação de conhecimento do alfabeto.
Apropriação de diferentes linguagens.
Apropriação da leitura.
Apropriação da escrita.
Quando falamos em educar para a cidadania, a tarefa é árdua e constante. Um pedagogo comprometido com o seu tempo, entende que precisamos exigir do Estado o cumprimento de suas obrigações, no entanto ainda é correto afirmar que:
Os educadores progressistas influentes nos órgãos públicos educacionais podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.
Os pais e sindicatos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança, assumindo inclusive a docência.
Os agrupamentos progressistas gestados na sociedade civil podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.
Somente profissionais da educação críticos e comprometidos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.
Como a espontaneidade se liga com o processo de construção de conhecimento em teatro?
Não dá para ensinar espontaneidade, ela depende da pessoa, não contribuindo portanto para o ensino de teatro.
Espontaneidade é simplesmente ação livre, ensinar teatro é deixar os alunos agirem livremente.
Podemos desenvolver a espontaneidade no teatro exercitando-a em situações de jogo.
A espontaneidade precisa ser controlada através do teatro.
Ao analisar a práxis humana, constatamos que ela supõe um trabalho material cujo resultado é a produção dos bens materiais. O homem antecipa a ação por meio do pensamento, criando idéias e teorias. Em relação ao trabalho e o papel da escola é correto afirmar que:
É preciso que os alunos com maior potencial cognitivo sejam iniciados na compreensão dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo, sabendo avaliar os fins a que se destina o trabalho, bem como, as conseqüências dele decorrentes.
É preciso que todos os alunos sejam iniciados na compreensão dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo, sabendo avaliar os fins a que se destina o trabalho, bem como, as conseqüências dele decorrentes.
A escola é ela mesma um local de trabalho, no entanto, não sofre as influências da sociedade em que está inserida.
Apesar de pertencer ao mundo do trabalho, não compete a escola dar condições para que se discuta as relações de trabalho que os educandos estão inseridos.
Nos jogos teatrais, assim como nos jogos de regras:
o professor deve ensinar a forma de se seguir as regras.
as regras são para ser seguidas, não havendo espaço para combinação e portanto para acordo do grupo.
as regras devem ser sagradas independentemente da reciprocidade dos meios empregados para ganhar.
pode haver um acordo do grupo sobre as regras do jogo, porque as regras inicialmente estabelecem um parâmetro, mas podem perder gradualmente a rigidez.
A criação do Estado e, paralelamente, a propriedade privada, bem como o grande incremento do comércio foram fatores que conjugados, impuseram aos homens a necessidade de formalização do contrato social. Assim, a escrita surge como ferramenta fundamental para a fixação daquilo que se faz, se diz e se pensa. Conhecendo a história e o poder da escrita tornase cada vez mais necessário que o pedagogo contemporâneo, fortaleçase na discussão das metodologias de alfabetização. Nesta perspectiva é correto afirmar que:
As tendências relacionadas a alfabetização sofreram e continuam sofrendo, influência de pacotes educacionais ligados a modismos de época, aceitos pela maioria dos professores que não discutem os fundamentos teóricos das propostas apresentadas.
As metodologias de alfabetização vêm sofrendo modificações no decorrer de nossa história educacional, acompanhando, de certa forma, as necessidades geradas pelas formas de organização social e econômica de nosso país.
As metodologias de alfabetização permanecem inalteradas no decorrer de nossa história educacional, acompanhando, de certa forma, a organização social e econômica de nosso país.
As tendências metodológicas, relacionadas a alfabetização, no país, são aceitas pela maioria dos professores que discutem os fundamentos teóricos das propostas apresentadas
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