Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entende-se por letramento:

  • A.

    O uso da escrita e da leitura com função social.

  • B.

    A apropriação dos códigos.

  • C.

    Alfabetização de adultos.

  • D.

    Um método de alfabetização.

Cidadania é, essencialmente consciência/vivência de direitos e deveres. Todo pedagogo, comprometido com seu tempo reconhece que não há cidadania sem democracia. É correto afirmar que a democracia fundamenta-se em três direitos a saber:

  • A.

    direitos civis, direitos filosóficos e direitos políticos.

  • B.

    direitos civis, direitos sociais e direitos políticos.

  • C.

    direitos civis, direitos sociais e direitos científicos.

  • D.

    direitos civis, direitos sociais e direitos pedagógicos.

Considera-se adequado para o trabalho nas séries iniciais:

  • A.

    Fragmentos de textos científicos.

  • B.

    A maior diversidade textual possível.

  • C.

    Tão somente textos literários.

  • D.

    Poesias e músicas, apenas

Em educação, a teoria não é, por si só, a solução para novas práticas. Surge a necessidade permanente por parte dos pedagogos, de atitudes constantes de reflexão e registros das práticas pedagógicas. Nessa direção é correto afirmar que:

  • A.

    O cotidiano é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.

  • B.

    O dialogo é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.

  • C.

    O dialogo é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem, devendo ser evitado, preferencialmente, em seus locais de trabalho.

  • D.

    O livro didático é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.

A atual compreensão da alfabetização não utiliza a palavra e as silabas isoladamente, porque:

  • A.

    Os elementos isolados descaracterizam a língua e dificultam a significação do real.

  • B.

    As crianças aprendem mais rápido com o texto.

  • C.

    Os elementos isolados descaracterizam a língua, embora signifiquem melhor a realidade.

  • D.

    As crianças têm dificuldades matemáticas para juntar as partes.

A gestão democrática em educação é de fundamental importância para uma sociedade mais equânime e inclusiva. É, portanto, atitude e método. Existem algumas limitações e obstáculos a instauração de um processo democrático como parte de uma gestão mais eficiente. Dentre eles é correto afirmar que:

  • A.

    Em gestão educacional temos muita experiência democrática, estão faltando líderes mais autoritários.

  • B.

    Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que não delega aos técnicos e aos educadores a capacidade de governar e definir rumos para a educação nos pais.

  • C.

    Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que atribui aos técnicos e apenas a eles a capacidade de governar, sendo o povo incapaz de exercer governo e apresentar propostas para a área educativa.

  • D.

    Em gestão educacional a própria estrutura de nosso sistema educativo é extremamente horizontal.

Constitui em aspecto essencial para quem está sendo alfabetizado:

  • A.

    Ter passado por treinamento psicomotor

  • B.

    Ter, obrigatoriamente, freqüentado a pré-escola.

  • C.

    Saber somar para juntar as famílias silábicas.

  • D.

    A idéia de representação e a função dos símbolos.

A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver esse tempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. A educação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que:

  • A.

    A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade pragmática.

  • B.

    A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade planetária.

  • C.

    A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade escolástica.

  • D.

    A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade linear.

São considerados aspectos importantes na análise lingüística:

  • A.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, análise no interior da palavra.

  • B.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, análise no interior da palavra, número.

  • C.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, rima.

  • D.

    Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, páginas.

O projeto político pedagógico é um instrumento que deve ser implementado na perspectiva de uma educação para a cidadania. Com esta compreensão é correto afirmar que:

  • A.

    O projeto político pedagógico precisa ser construído inclusive por interferência política partidária. Um processo sempre inconcluso e se possível parcial.

  • B.

    O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico não deve confrontar o instituído com o instituinte.

  • C.

    O projeto político pedagógico precisa ser construído sem interferência política. Um processo sempre inconcluso e se possível imparcial.

  • D.

    O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico sempre confronta o instituído com o instituinte.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...