Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entende-se por letramento:
O uso da escrita e da leitura com função social.
A apropriação dos códigos.
Alfabetização de adultos.
Um método de alfabetização.
Cidadania é, essencialmente consciência/vivência de direitos e deveres. Todo pedagogo, comprometido com seu tempo reconhece que não há cidadania sem democracia. É correto afirmar que a democracia fundamenta-se em três direitos a saber:
direitos civis, direitos filosóficos e direitos políticos.
direitos civis, direitos sociais e direitos políticos.
direitos civis, direitos sociais e direitos científicos.
direitos civis, direitos sociais e direitos pedagógicos.
Considera-se adequado para o trabalho nas séries iniciais:
Fragmentos de textos científicos.
A maior diversidade textual possível.
Tão somente textos literários.
Poesias e músicas, apenas
Em educação, a teoria não é, por si só, a solução para novas práticas. Surge a necessidade permanente por parte dos pedagogos, de atitudes constantes de reflexão e registros das práticas pedagógicas. Nessa direção é correto afirmar que:
O cotidiano é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.
O dialogo é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.
O dialogo é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem, devendo ser evitado, preferencialmente, em seus locais de trabalho.
O livro didático é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.
A atual compreensão da alfabetização não utiliza a palavra e as silabas isoladamente, porque:
Os elementos isolados descaracterizam a língua e dificultam a significação do real.
As crianças aprendem mais rápido com o texto.
Os elementos isolados descaracterizam a língua, embora signifiquem melhor a realidade.
As crianças têm dificuldades matemáticas para juntar as partes.
A gestão democrática em educação é de fundamental importância para uma sociedade mais equânime e inclusiva. É, portanto, atitude e método. Existem algumas limitações e obstáculos a instauração de um processo democrático como parte de uma gestão mais eficiente. Dentre eles é correto afirmar que:
Em gestão educacional temos muita experiência democrática, estão faltando líderes mais autoritários.
Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que não delega aos técnicos e aos educadores a capacidade de governar e definir rumos para a educação nos pais.
Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que atribui aos técnicos e apenas a eles a capacidade de governar, sendo o povo incapaz de exercer governo e apresentar propostas para a área educativa.
Em gestão educacional a própria estrutura de nosso sistema educativo é extremamente horizontal.
Constitui em aspecto essencial para quem está sendo alfabetizado:
Ter passado por treinamento psicomotor
Ter, obrigatoriamente, freqüentado a pré-escola.
Saber somar para juntar as famílias silábicas.
A idéia de representação e a função dos símbolos.
A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver esse tempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. A educação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que:
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade pragmática.
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade planetária.
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade escolástica.
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade linear.
São considerados aspectos importantes na análise lingüística:
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, análise no interior da palavra.
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, análise no interior da palavra, número.
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, rima.
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, páginas.
O projeto político pedagógico é um instrumento que deve ser implementado na perspectiva de uma educação para a cidadania. Com esta compreensão é correto afirmar que:
O projeto político pedagógico precisa ser construído inclusive por interferência política partidária. Um processo sempre inconcluso e se possível parcial.
O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico não deve confrontar o instituído com o instituinte.
O projeto político pedagógico precisa ser construído sem interferência política. Um processo sempre inconcluso e se possível imparcial.
O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico sempre confronta o instituído com o instituinte.
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