Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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Quando o/a professor/a elabora seu plano de ensino, encontra-se diante de uma opção ou dilema muito genérico. Precisa "ensinar" a certos alunos/as determinados conteúdos, ou seja, necessita desenvolver um currículo. Nessa situação, é preciso partir, ao menos de três considerações corretas e usuais em educação. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Desconsiderar as condições situacionais da escola, rever o reagrupamento de alunos/as para formação de turmas, e a experiência do professor.

  • B.

    Condições da situação na qual se realiza o planejamento, o currículo dado aos professores e as condições materiais, e o grupo de alunos/as por possibilidades e necessidades concretas.

  • C.

    Inexperiência dos/as professores/as e equipe pedagógica, o currículo imposto pelos sistemas de ensino, e a forma de gestão da unidade educativa.

  • D.

    Condições da situação na qual se realiza o planejamento, a garantia de implantação de novos paradigmas de avaliação, e os conselhos do corpo diretivo, em virtude de conhecerem melhor a escola.

Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:

A seqüência correta é:

  • A. F, F, V, V e V.
  • B. F, V, F, V e F.
  • C. V, F, V, V e V.
  • D. V, F, V, F e V.

"A prática escolar usualmente denominada de avaliação da aprendizagem pouco tem a ver com avaliação. Ela constitui-se muito mais de provas/exames do que de avaliação. Provas/exames têm por finalidade, no caso da aprendizagem escolar, verificar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo e classificar em termos de aprovação/reprovação. [...] Entendo que o ato de avaliar é, constitutivamente, amoroso, o ato amoroso é aquele que acolhe a situação, na sua verdade, assim, manifesta-se o ato amoroso consigo mesmo e com os outros. O ato amoroso da avaliação permeia atos, ações, alegria, dores, permite que cada coisa seja o que é, neste momento". (In: Lukesi, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso, 2001, p. 171/172). Neste sentido, para Lukesi, o ato amoroso da avaliação deve ser:

  • A.

    Contínuo e cumulativo.

  • B.

    Diagnóstico e cumulativo.

  • C.

    Diagnóstico, processual.

  • D.

    Acolhedor, integrativo, inclusivo.

Muito se fala em formação de sujeito, a escola como meio e processo de contribuição para formação de cidadania, porém vivemos numa sociedade em que muitas pessoas não são capazes de pensar na estruturação e seleção de conteúdos escolares que consigam atingir estes objetivos. Quando planejarmos um projeto curricular, devemos considerar:

  • A.

    Conhecimento inter-relacional de sujeitos, conhecimento erudito folclórico, conhecimento plural e conhecimento médico/psicológico.

  • B.

    Conhecimento popular/vulgar, conhecimento comunitário, conhecimento técnico-científico e conhecimento escolar.

  • C.

    Conhecimento multi-relacional, conhecimento meritocrático, conhecimento biodinâmico e conhecimento acadêmico transformador.

  • D.

    Conhecimento pessoal/cultural, conhecimento popular, conhecimento acadêmico dominante e transformador e conhecimento escolar.

Nas concepções contemporâneas de educação, muito se tem falado em novos comportamentos do professor perante a aprendizagem. Behrens (2000) define essa nova atitude docente como processo de mediação pedagógica, os seja, mediação pedagógica é a atitude do professor que se coloca como facilitador ou motivador da aprendizagem. Segundo este autor, são características da mediação pedagógica:

  • A.

    Somente I, II e V estão corretas.

  • B.

    Somente I, III e IV estão corretas.

  • C.

    Somente a assertiva I está correta.

  • D.

    Somente I, IV e V estão corretas.

Pensar na construção, elaboração de um Projeto Político Pedagógico para uma respectiva unidade escolar, é pensar que o mesmo será constituído através de relações democráticas, respeitando as diversidades de toda a comunidade escolar envolvida. Tendo a proposta educativa características diversas, quanto a concepção de homem, modelo de sociedade, tendência e concepção pedagógica, entre outras, é correto afirmar:

I. O projeto político está em permanente (re)construção.

II. O projeto político pedagógico é o eixo estruturante e integrador de toda a atividade pedagógica escolar.

III. O projeto político pedagógico não precisa ter pertinência histórica, nem contextualização social, pois é uma reivindicação educacional muito recente.

Estão corretas as assertivas:

  • A.

    Somente a assertiva I está correta.

  • B.

    Nenhuma das assertivas está correta.

  • C.

    Somente I e II estão corretas.

  • D.

    Somente I e III estão corretas.

Quando à manutenção e o financiamento da educação podemos afirmar como (F) falso ou (V) verdadeiro:

  • A. F, V, F e V.
  • B. F, F, V e V.
  • C. V, F, V e V.
  • D. V, F, V e F.

O surgimento de novas tecnologias traz consigo alto poder de inclusão ou exclusão das pessoas no seu ambiente. Podemos afirmar que:

  • A.

    A exclusão acontece em virtude da incapacidade do sujeito de lidar com linguagens diferenciadas.

  • B.

    Já é uma realidade o acesso de todas as pessoas com deficiência aos recursos tecnológicos, ampliando sua rede de comunicação e conhecimento.

  • C.

    As novas tecnologias têm excluído as pessoas com deficiência, pois trabalham sempre com a idéia de homogeneização.

  • D.

    A descoberta de recursos tecnológicos que possibilitam a comunicação e o acesso de alunos com surdez, com cegueira ou com dificuldades motoras a uma série de conhecimentos impôs à sociedade o seguinte questionamento. Quem é o deficiente, o sujeito ou a sociedade?

Assinale a seqüência correta quanto às definições dadas abaixo:

  • A.

    Planejamento, Plano, Projeto, Programa.

  • B.

    Plano, Programa, Planejamento, Projeto.

  • C.

    Projeto, Programa, Plano, Planejamento.

  • D.

    Planejamento, Projeto, Programa e Plano.

Belloni (2001) afirma que:

  • A.

    A educação para as mídias tem como objetivo a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação.

  • B.

    A educação para as mídias não é fundamental para a democratização das oportunidades educacionais, do acesso ao saber e da redução das desigualdades sociais.

  • C.

    A educação para as mídias implica em permanecer nas práticas meramente instrumentais, típicas de um certo tecnicismo redutor ou de um deslumbramento acrítico.

  • D.

    A educação para as mídias enfatiza mais a aquisição de conteúdos, negligenciando a aprendizagem autônoma e independente.

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