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Quando o/a professor/a elabora seu plano de ensino, encontra-se diante de uma opção ou dilema muito genérico. Precisa "ensinar" a certos alunos/as determinados conteúdos, ou seja, necessita desenvolver um currículo. Nessa situação, é preciso partir, ao menos de três considerações corretas e usuais em educação. Assinale a alternativa correta:
Desconsiderar as condições situacionais da escola, rever o reagrupamento de alunos/as para formação de turmas, e a experiência do professor.
Condições da situação na qual se realiza o planejamento, o currículo dado aos professores e as condições materiais, e o grupo de alunos/as por possibilidades e necessidades concretas.
Inexperiência dos/as professores/as e equipe pedagógica, o currículo imposto pelos sistemas de ensino, e a forma de gestão da unidade educativa.
Condições da situação na qual se realiza o planejamento, a garantia de implantação de novos paradigmas de avaliação, e os conselhos do corpo diretivo, em virtude de conhecerem melhor a escola.
Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:
A seqüência correta é:
"A prática escolar usualmente denominada de avaliação da aprendizagem pouco tem a ver com avaliação. Ela constitui-se muito mais de provas/exames do que de avaliação. Provas/exames têm por finalidade, no caso da aprendizagem escolar, verificar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo e classificar em termos de aprovação/reprovação. [...] Entendo que o ato de avaliar é, constitutivamente, amoroso, o ato amoroso é aquele que acolhe a situação, na sua verdade, assim, manifesta-se o ato amoroso consigo mesmo e com os outros. O ato amoroso da avaliação permeia atos, ações, alegria, dores, permite que cada coisa seja o que é, neste momento". (In: Lukesi, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso, 2001, p. 171/172). Neste sentido, para Lukesi, o ato amoroso da avaliação deve ser:
Contínuo e cumulativo.
Diagnóstico e cumulativo.
Diagnóstico, processual.
Acolhedor, integrativo, inclusivo.
Muito se fala em formação de sujeito, a escola como meio e processo de contribuição para formação de cidadania, porém vivemos numa sociedade em que muitas pessoas não são capazes de pensar na estruturação e seleção de conteúdos escolares que consigam atingir estes objetivos. Quando planejarmos um projeto curricular, devemos considerar:
Conhecimento inter-relacional de sujeitos, conhecimento erudito folclórico, conhecimento plural e conhecimento médico/psicológico.
Conhecimento popular/vulgar, conhecimento comunitário, conhecimento técnico-científico e conhecimento escolar.
Conhecimento multi-relacional, conhecimento meritocrático, conhecimento biodinâmico e conhecimento acadêmico transformador.
Conhecimento pessoal/cultural, conhecimento popular, conhecimento acadêmico dominante e transformador e conhecimento escolar.
Nas concepções contemporâneas de educação, muito se tem falado em novos comportamentos do professor perante a aprendizagem. Behrens (2000) define essa nova atitude docente como processo de mediação pedagógica, os seja, mediação pedagógica é a atitude do professor que se coloca como facilitador ou motivador da aprendizagem. Segundo este autor, são características da mediação pedagógica:
Somente I, II e V estão corretas.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente a assertiva I está correta.
Somente I, IV e V estão corretas.
Pensar na construção, elaboração de um Projeto Político Pedagógico para uma respectiva unidade escolar, é pensar que o mesmo será constituído através de relações democráticas, respeitando as diversidades de toda a comunidade escolar envolvida. Tendo a proposta educativa características diversas, quanto a concepção de homem, modelo de sociedade, tendência e concepção pedagógica, entre outras, é correto afirmar:
I. O projeto político está em permanente (re)construção.
II. O projeto político pedagógico é o eixo estruturante e integrador de toda a atividade pedagógica escolar.
III. O projeto político pedagógico não precisa ter pertinência histórica, nem contextualização social, pois é uma reivindicação educacional muito recente.
Estão corretas as assertivas:
Somente a assertiva I está correta.
Nenhuma das assertivas está correta.
Somente I e II estão corretas.
Somente I e III estão corretas.
Quando à manutenção e o financiamento da educação podemos afirmar como (F) falso ou (V) verdadeiro:
O surgimento de novas tecnologias traz consigo alto poder de inclusão ou exclusão das pessoas no seu ambiente. Podemos afirmar que:
A exclusão acontece em virtude da incapacidade do sujeito de lidar com linguagens diferenciadas.
Já é uma realidade o acesso de todas as pessoas com deficiência aos recursos tecnológicos, ampliando sua rede de comunicação e conhecimento.
As novas tecnologias têm excluído as pessoas com deficiência, pois trabalham sempre com a idéia de homogeneização.
A descoberta de recursos tecnológicos que possibilitam a comunicação e o acesso de alunos com surdez, com cegueira ou com dificuldades motoras a uma série de conhecimentos impôs à sociedade o seguinte questionamento. Quem é o deficiente, o sujeito ou a sociedade?
Assinale a seqüência correta quanto às definições dadas abaixo:
Planejamento, Plano, Projeto, Programa.
Plano, Programa, Planejamento, Projeto.
Projeto, Programa, Plano, Planejamento.
Planejamento, Projeto, Programa e Plano.
Belloni (2001) afirma que:
A educação para as mídias tem como objetivo a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação.
A educação para as mídias não é fundamental para a democratização das oportunidades educacionais, do acesso ao saber e da redução das desigualdades sociais.
A educação para as mídias implica em permanecer nas práticas meramente instrumentais, típicas de um certo tecnicismo redutor ou de um deslumbramento acrítico.
A educação para as mídias enfatiza mais a aquisição de conteúdos, negligenciando a aprendizagem autônoma e independente.
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