Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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As Novas Tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia, e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente dispomos estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre estas é correto afirmar:

  • A.

    A integração destas à educação deverá se dar de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.

  • B.

    A integração destas à educação deverá se dar de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.

  • C.

    A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.

  • D.

    Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino e aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.

Segundo Mazzotta (2001), "A inclusão da educação de deficientes, da educação dos excepcionais ou da educação especial na política educacional brasileira vem a ocorrer":

  • A.

    No final dos anos 20 e início da década de 30 do século XX.

  • B.

    No final dos anos 50 e início da década de 60 do século XX.

  • C.

    Somente com a Lei n.º 5.692/71.

  • D.

    Somente com a Lei n.º 4.024/61.

Para Mello (1985), a educação escolar democrática, no conjunto dos demais processos de transformação social, exerce um papel que é específico, mas não isolado, ou seja, que se articula, organicamente, às vezes contraditoriamente com a dinâmica de transformação da sociedade. Que papel é esse?

  • A.

    O de transmitir e repassar conhecimentos que preparem o aluno para o vestibular no término do ensino médio.

  • B.

    O de transmitir e repassar conhecimentos que preparem o aluno para o vestibular no término do ensino médio.

  • C.

    O de garantir, às camadas populares, a aquisição de conhecimentos que favoreçam sua inserção na dinâmica mais geral das mudanças que ocorrem na sociedade.

  • D.

    O de transmitir conhecimentos úteis e técnicos aos alunos, para garantir-lhes uma vaga no mercado de trabalho.

No Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto –, a Constituição Federal (1988) prescreve em seu artigo 208, item III, prescreve que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Segundo a concepção inclusiva o termo preferencialmente refere-se:

  • A.

    Ao atendimento educacional especializado, ou seja, por meio de instrumentos necessários à eliminação das barreiras que as pessoas com deficiência têm para relacionar-se com o ambiente externo. Devem estar disponíveis em todos os níveis de ensino escolar, de preferência nas escolas comuns da rede regular.

  • B.

    Ao atendimento educacional especializado, no entanto, não indica que este deverá ocorrer em princípio nas escolas comuns da rede regular.

  • C.

    Ao atendimento educacional especializado, cabendo à escola definir se atenderá ou não ao aluno.

  • D.

    Ao atendimento educacional especializado, afirmando que este deve ser realizado pelas instituições especiais nas escolas regulares.

A coordenação, atualização, organização e socialização da legislação do ensino e de administração de pessoal da unidade escolar são atribuições que competem:

  • A.

    Apenas ao(à) secretário(a) da escola.

  • B.

    Ao administrador escolar e/ou ao diretor.

  • C.

    Ao Conselho Municipal de Educação.

  • D.

    Apenas ao Sindicato que representa a categoria.

Na perspectiva de um ensino para todos e aberto às diferenças, avalia-se:

  • A.

    A aprendizagem considerando o desenvolvimento do grupo.

  • B.

    A aprendizagem pelo percurso do aluno no decorrer de um curso. Leva-se em conta o que ele é capaz de fazer para ultrapassar suas dificuldades, construir os conhecimentos, tratar informações, organizar seu trabalho e participar ativamente da vida escolar.

  • C.

    A aprendizagem considerando os objetivos traçados e a capacidade do aluno responder ao esperado.

  • D.

    A aprendizagem do aluno, seu rendimento individual. No entanto, todo o investimento do processo educacional é feito na perspectiva de que o aluno com deficiência se iguale aos outros alunos.

Segundo Martins (1991), o planejamento, como elemento do processo administrativo, inclui:

  • A.

    A determinação de objetivos, políticas, métodos e programas a serem desenvolvidos, bem como das formas de acompanhamento e controle.

  • B.

    Determinação de objetivos, políticas e métodos, as metas a serem alcançadas, o cronograma e a avaliação.

  • C.

    Políticas, técnicas, métodos, os planos a serem desenvolvidos e sua implementação.

  • D.

    Introdução, justificativa, conteúdos, determinação de objetivos, os métodos e o cronograma.

É correto afirmar que:

  • A.

    Uma avaliação classificatória promove o diálogo entre os professores, entre professores e alunos e entre a escola e os pais, pela profundidade do acompanhamento.

  • B.

    A busca de objetividade e precisão em avaliação desvia o olhar do educador acerca do potencial do educando.

  • C.

    Notas e conceitos classificatórios não padronizam o que é diferente, personalizando as dificuldades e os avanços de cada aluno.

  • D.

    Uma análise qualitativa em avaliação não relativiza o certo e o errado.

Ao elegermos o currículo das nossas escolas, a reflexão deve contemplar quais conhecimentos incluir/excluir, que grupos sociais considerar e de que forma estão sendo incluídos/excluídos e, conseqüentemente, que divisões sociais estão sendo produzidas ou reforçadas no interior desse currículo. Nesse processo, ao administrador escolar, enquanto especialista em assuntos educacionais, compete:

  • A.

    Com o orientador educacional e o supervisor escolar, refletir e encaminhar as discussões, junto à comunidade escolar, do processo de articulação das ações curriculares, mediando e interferindo para que o aluno e sua realidade sejam foco permanente de reflexão e do redirecionamento desta.

  • B.

    Coordenar somente o processo de discussão, elaboração e operacionalização do planejamento de ensino.

  • C.

    Responsabilizar-se apenas pela apresentação de dados da comunidade escolar, como suporte para as escolhas que farão parte do currículo.

  • D.

    Definir e elaborar, junto com os administradores das outras escolas da rede, somente os projetos que as escolas devem incluir no currículo e desenvolver durante o ano letivo.

A finalidade da avaliação pode ser concebida em duas dimensões diversas:

De controle como cerceamento, ou de controle enquanto acompanhamento. Das alternativas abaixo, em qual delas mais se encontra a dimensão de controle da avaliação enquanto acompanhamento?

  • A.

    Presença de parâmetros comparativos, verificando a caminhada do aluno através de fichas.

  • B.

    Garantir a neutralidade e objetividade do processo, estabelecendo uma série de regras, normas e fórmulas para estatisticamente verificar o desempenho do aluno.

  • C.

    Observar os trajetos percorridos por cada um, obedecendo os ritmos e interesses diversos.

  • D.

    Privilégio às tabelas de ponto, observando o alcance ou não de determinados padrões.

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