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As Novas Tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia, e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente dispomos estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre estas é correto afirmar:
A integração destas à educação deverá se dar de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.
A integração destas à educação deverá se dar de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.
A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.
Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino e aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.
Segundo Mazzotta (2001), "A inclusão da educação de deficientes, da educação dos excepcionais ou da educação especial na política educacional brasileira vem a ocorrer":
No final dos anos 20 e início da década de 30 do século XX.
No final dos anos 50 e início da década de 60 do século XX.
Somente com a Lei n.º 5.692/71.
Somente com a Lei n.º 4.024/61.
Para Mello (1985), a educação escolar democrática, no conjunto dos demais processos de transformação social, exerce um papel que é específico, mas não isolado, ou seja, que se articula, organicamente, às vezes contraditoriamente com a dinâmica de transformação da sociedade. Que papel é esse?
O de transmitir e repassar conhecimentos que preparem o aluno para o vestibular no término do ensino médio.
O de transmitir e repassar conhecimentos que preparem o aluno para o vestibular no término do ensino médio.
O de garantir, às camadas populares, a aquisição de conhecimentos que favoreçam sua inserção na dinâmica mais geral das mudanças que ocorrem na sociedade.
O de transmitir conhecimentos úteis e técnicos aos alunos, para garantir-lhes uma vaga no mercado de trabalho.
No Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto –, a Constituição Federal (1988) prescreve em seu artigo 208, item III, prescreve que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. Segundo a concepção inclusiva o termo preferencialmente refere-se:
Ao atendimento educacional especializado, ou seja, por meio de instrumentos necessários à eliminação das barreiras que as pessoas com deficiência têm para relacionar-se com o ambiente externo. Devem estar disponíveis em todos os níveis de ensino escolar, de preferência nas escolas comuns da rede regular.
Ao atendimento educacional especializado, no entanto, não indica que este deverá ocorrer em princípio nas escolas comuns da rede regular.
Ao atendimento educacional especializado, cabendo à escola definir se atenderá ou não ao aluno.
Ao atendimento educacional especializado, afirmando que este deve ser realizado pelas instituições especiais nas escolas regulares.
A coordenação, atualização, organização e socialização da legislação do ensino e de administração de pessoal da unidade escolar são atribuições que competem:
Apenas ao(à) secretário(a) da escola.
Ao administrador escolar e/ou ao diretor.
Ao Conselho Municipal de Educação.
Apenas ao Sindicato que representa a categoria.
Na perspectiva de um ensino para todos e aberto às diferenças, avalia-se:
A aprendizagem considerando o desenvolvimento do grupo.
A aprendizagem pelo percurso do aluno no decorrer de um curso. Leva-se em conta o que ele é capaz de fazer para ultrapassar suas dificuldades, construir os conhecimentos, tratar informações, organizar seu trabalho e participar ativamente da vida escolar.
A aprendizagem considerando os objetivos traçados e a capacidade do aluno responder ao esperado.
A aprendizagem do aluno, seu rendimento individual. No entanto, todo o investimento do processo educacional é feito na perspectiva de que o aluno com deficiência se iguale aos outros alunos.
Segundo Martins (1991), o planejamento, como elemento do processo administrativo, inclui:
A determinação de objetivos, políticas, métodos e programas a serem desenvolvidos, bem como das formas de acompanhamento e controle.
Determinação de objetivos, políticas e métodos, as metas a serem alcançadas, o cronograma e a avaliação.
Políticas, técnicas, métodos, os planos a serem desenvolvidos e sua implementação.
Introdução, justificativa, conteúdos, determinação de objetivos, os métodos e o cronograma.
É correto afirmar que:
Uma avaliação classificatória promove o diálogo entre os professores, entre professores e alunos e entre a escola e os pais, pela profundidade do acompanhamento.
A busca de objetividade e precisão em avaliação desvia o olhar do educador acerca do potencial do educando.
Notas e conceitos classificatórios não padronizam o que é diferente, personalizando as dificuldades e os avanços de cada aluno.
Uma análise qualitativa em avaliação não relativiza o certo e o errado.
Ao elegermos o currículo das nossas escolas, a reflexão deve contemplar quais conhecimentos incluir/excluir, que grupos sociais considerar e de que forma estão sendo incluídos/excluídos e, conseqüentemente, que divisões sociais estão sendo produzidas ou reforçadas no interior desse currículo. Nesse processo, ao administrador escolar, enquanto especialista em assuntos educacionais, compete:
Com o orientador educacional e o supervisor escolar, refletir e encaminhar as discussões, junto à comunidade escolar, do processo de articulação das ações curriculares, mediando e interferindo para que o aluno e sua realidade sejam foco permanente de reflexão e do redirecionamento desta.
Coordenar somente o processo de discussão, elaboração e operacionalização do planejamento de ensino.
Responsabilizar-se apenas pela apresentação de dados da comunidade escolar, como suporte para as escolhas que farão parte do currículo.
Definir e elaborar, junto com os administradores das outras escolas da rede, somente os projetos que as escolas devem incluir no currículo e desenvolver durante o ano letivo.
A finalidade da avaliação pode ser concebida em duas dimensões diversas:
De controle como cerceamento, ou de controle enquanto acompanhamento. Das alternativas abaixo, em qual delas mais se encontra a dimensão de controle da avaliação enquanto acompanhamento?Presença de parâmetros comparativos, verificando a caminhada do aluno através de fichas.
Garantir a neutralidade e objetividade do processo, estabelecendo uma série de regras, normas e fórmulas para estatisticamente verificar o desempenho do aluno.
Observar os trajetos percorridos por cada um, obedecendo os ritmos e interesses diversos.
Privilégio às tabelas de ponto, observando o alcance ou não de determinados padrões.
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