Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:
O que se entende por avaliação a serviço da ação?
Coloca o conhecimento obtido, pela observação ou investigação, a serviço da melhoria da situação avaliada.
Refere-se à intenção prognóstica, somativa, de explicação e apresentação de resultados finais.
Tem por objetivo a verificação e o registro de dados do desempenho escolar individual, definindo intervenções no processo.
Significa acentuar o caráter seletivo e burocrático da avaliação, entendendo que só dessa forma o aluno terá condições de auto avaliar seu desempenho.
Uma das funções do administrador escolar, juntamente com o diretor e outros especialistas, é promover a discussão, com o coletivo da escola, da distribuição e aplicação dos recursos financeiros visando a um ensino de qualidade. Parte desses recursos são provenientes do FUNDEF - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, instituído pela Emenda Constitucional n°14/96. Sobre o referido Fundo é correto afirmar:
Segundo Hoffmann (2002) vários estudiosos contemporâneos apontam a preocupação de superar o viés positivista e classificatório das práticas avaliativas escolares. Neste sentido buscam:
Retomar o caminho das verdades absolutas, dos critérios objetivos, das medidas padronizadas.
Retomar o papel do professor enquanto único responsável pelas práticas avaliativas escolares.
Retomar o sentido ético da avaliação, de juízo consciente de valor, de respeito às diferenças, de compromisso com a aprendizagem para todos e a formação da cidadania.
Retomar os parâmetros comparativos, de maturidade e normalidade.
Coloque (F) para Falso e (V) para Verdadeiro e assinale alternativa correta:
É correto afirmar que:
O trabalho diversificado, onde são oferecidas diferentes atividades para diferentes alunos corresponde aos princípios inclusivos.
As adaptações curriculares e a facilitação das atividades correspondem aos princípios inclusivos.
A ênfase nos conteúdos programáticos da série e a adoção do livro didático como ferramenta exclusiva, corresponde à visão de escola dentro dos princípios inclusivos.
O ensino individualizado/diferenciado para os alunos que apresentam déficits intelectuais e problemas de aprendizagem é uma solução que não corresponde aos princípios inclusivos.
Os limites de idade na escolaridade obrigatória variam entre os países e segundo as circunstâncias históricas que afetaram cada um deles. No Brasil, a faixa etária de escolaridade está compreendida entre 07 e 14 anos. Quanto ao ensino obrigatório é correto afirmar:
As condições sociais, como trabalho dos pais e centros de interesses dos meninos/as e jovens na sociedade contemporânea, tendem a acabar com a obrigatoriedade da educação.
A escolarização obrigatória não é uma necessidade em sociedades avançadas, pois a educação nessas sociedades pode ser desenvolvida através de trabalhos no meio familiar, igrejas e instituições sociais: conselhos comunitários, clubes sociais, entre outros.
A obrigatoriedade representa um projeto de socialização do cidadão, a oportunidade e a intenção de sentar as bases de uma cultura comum para todo um grupo social. A educação, com seu efeito socializador, homogeneíza crenças, aspirações, valores e comportamentos básicos para manter uma ordem numa sociedade complexa.
A educação nas sociedades em desenvolvimento, como no Brasil, apesar de obrigatória em determinada faixa etária, tem o caráter de garantir privilégios, onde os sujeitos de classes de melhor poder aquisitivo optam por matricular seus filhos em escolas privadas e de melhor qualidade.
O lema "segregar para integrar" que defende a necessidade de os alunos com deficiência prepararem-se em instituições especiais, considerando sua deficiência, para o ingresso posterior em escolas regulares, fundamenta-se nos princípios de uma escola:
Segregadora e normalizadora.
Inclusiva e democrática.
Que valoriza a diversidade e o aprender com as diferenças.
Que respeita a individualidade do sujeito.
Os estudos de educação inclusiva trazem um novo pensar sobre a definição de deficiência. Surge o termo "situação de deficiência", que significa mais precisamente:
Qual é o nível de deficiência do sujeito.
Considerando o desenvolvimento individual do sujeito, sua deficiência sofre mudanças ao longo do tempo.
Qual a deficiência precisa do sujeito.
A condição que resulta da interação entre as características da pessoa e as dos ambientes em que ela está provisoriamente ou constantemente inserida.
Santos (1995) cita: "... é preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza". Nesta frase o autor levanta que:
O aluno não tem uma identidade fixada em modelos ideais, permanente. Possui sua subjetividade. No entanto, sua diferença não pode estabelecer marcos de inferioridade diante do outro, apenas estabelece uma característica fundamental do ser humano, como ser único.
Somos todos iguais considerando a espécie humana.
A diferença deve ser sempre marcada. É necessário salientar a diferença para conquistar espaços. Em outras situações deve-se negar a deficiência para garantir direitos.
O indivíduo deve salientar a deficiência para lutar por seus direitos.
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