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Os Projetos Temáticos são uma boa forma de garantir a interdisciplinaridade no trabalho com os alunos porque supõem uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos
na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam claros e relevantes.
na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam menos relevantes.
que fica mais a cargo do professor.
que fica mais a cargo dos alunos.
O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são:
I. planejar a fala em situações formais de comunicação. II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada. III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão. IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas complexas. Está correto o que consta APENAS emI, II e III.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e IV.
O conceito de zona de desenvolvimento proximal, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre
os saberes que o aprendiz possui, tanto corretos quanto equivocados, evidenciando a proximidade entre o saber consolidado e o saber erroneamente adquirido e que necessita de correção.
o que um aluno já aprendeu em seu desenvolvimento comparativamente a um colega mais ou menos competente, evidenciando ao educador a proximidade entre os saberes dos diversos alunos.
o que o aprendiz não sabe e aquilo que se pretende ensinar (meta de aprendizagem) pela mediação de outros mais competentes em relação a tal conhecimento, sejam eles adultos ou colegas.
o que já se encontra consolidado no desenvolvimento da criança e os desempenhos possíveis ou as capacidades que ela costuma apresentar quando interage com pessoas mais experientes.
O desenvolvimento psicomotor é
uma importante dimensão da alfabetização, que deve ser observada pelo professor quando os alunos desenham ou escrevem, mas não representa um pré-requisito para a alfabetização propriamente dita.
um pré-requisito fundamental para a aquisição da linguagem escrita e deve ser conquistado previamente à alfabetização propriamente dita, através de exercícios específicos de coordenação motora fina.
um aspecto que fazia parte de concepções tradicionais que foram abandonadas ao longo do tempo e não interfere no processo de aquisição da linguagem escrita, pois adia de forma equivocada o contato com a escrita.
um conteúdo e meta da área curricular de corpo/movimento/educação física que deve ser acompanhado pelo professor especialista sem ocupar o tempo dedicado à aprendizagem da linguagem escrita.
O planejamento da organização do trabalho pedagógico envolve decisões sobre aspectos simples, porém fundamentais para a construção de uma rotina de atividades que possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, a rotina planejada e realizada na escola deve ser
variada, tanto em relação ao tempo de cada atividade desenvolvida, quanto ao conteúdo curricular e à forma de agrupamento das crianças para que não haja repetições e não se torne cansativa.
sistemática e regular, garantindo-se tempo específico e fixo para as aulas diárias de alfabetização, com frequência prevista para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos para a aprendizagem da leitura e escrita.
estabelecida dia a dia com as crianças, que são protagonistas no processo de aprendizagem, considerando-se sempre a realidade dos alunos, a bagagem que trazem de seu contexto e seus interesses.
variada e sistemática de modo equilibrado, com diferentes formas de agrupamento das crianças, uso de materiais diversificados e interação com diversos conteúdos, capacidades e contextos.
Um elemento importante do trabalho de alfabetização é a criação (na sala de aula e na escola como um todo) de um ambiente alfabetizador, tanto por parte do professor, quanto dos outros profissionais da instituição. Nesse sentido, o professor deve
optar por materiais escritos produzidos para o uso escolar, como livros didáticos, uma vez que não precisam ser adaptados ou transformados para se adequarem aos alunos.
adaptar materiais diversos de uso social em sua linguagem e formato para que se adequem à realidade dos alunos e sua capacidade de compreensão, evitando-se materiais complexos e muito extensos dentro da sala de aula.
selecionar, além de materiais produzidos para o uso escolar, os diversos tipos de texto que circulam na sociedade, de preferência em seus suportes originais, cumprindo a mesma função que exercem fora da escola, desde que não sejam inadequados aos alunos.
produzir com a equipe da escola materiais escritos para uso no processo de alfabetização, que considerem as características do ano de escolaridade, a realidade do grupo de alunos e os objetivos didáticos, evitando inadequações naquilo que é apresentado à classe.
O analfabetismo no Brasil tem sido foco de estudos, estatísticas e análises há muitas décadas. A constatação de que a escola (que tem como uma de suas principais funções alfabetizar as crianças) vem produzindo analfabetos e analfabetos funcionais gerou um intenso debate nas escolas, nas universidades, nas secretarias de Educação, na imprensa etc. Hoje sabe-se que esse fracasso é decorrente
da adoção do sistema de ciclos pautados pela progressão continuada desenvolvida por escolas e sistemas de ensino.
da adoção do método silábico/fônico como estratégia didática de alfabetização e o desenvolvimento de práticas de ensino da linguagem escrita.
da utilização de práticas de alfabetização fundamentadas na teoria construtivista de ensino e aprendizagem.
de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos, metodológicos e conceituais da escola e da sociedade brasileira em geral.
Considerando que a aprendizagem do alfabeto com suas 26 letras é um dos aspectos importantes no processo de ensino e aprendizagem, a proposta mais adequada para a prática de sala de aula é apresentar
a letra A e seguir a sequência conforme os alunos se apropriem de cada letra, evitando o excesso de informações e possíveis confusões entre elas.
as 26 letras, garantindo uma visão do conjunto de nosso alfabeto e, consequentemente, a compreensão do todo pelos alunos.
o alfabeto em partes, começando pelas letras mais fáceis para, depois de sua aprendizagem, apresentar aquelas que podem gerar equívocos como, por exemplo Z" e "S.
o conjunto de 26 letras somente quando os alunos forem alfabetizados e puderem apropriar-se da ordem alfabética e seu uso em nossa sociedade.
No ambiente escolar, a gestão democrática consiste
na consecução das atividades burocráticas que as Secretarias de Educação designam ao diretor.
na harmonização da equipe escolar, tendo em vista a pluralidade de ideias que cria obstáculos ao ensino.
nos processos sistemáticos de tomada de decisões e na concretização dessas no cotidiano escolar.
na centralização da liderança no diretor que tem o papel de realizar a ação educativa integrada à rede.
em um princípio ideário superado da esquerda frente as atuais teorias da administração.
Após a realização da avaliação diagnóstica de sua turma, a professora Carla descobriu que sua classe apresentava um perfil bem heterogêneo no que se referia às capacidades de leitura e escrita de seus alunos. A estratégia que mais poderia auxiliar no desenvolvimento dessas capacidades de todos os alunos de sua sala seria
a aplicação de atividades individuais, que proporcionariam a adequação da atividade de acordo com o nível de cada um dos alunos.
o desenvolvimento de tarefas em parceria, de forma que os alunos pudessem desenvolver atividades diversificadas e com maior autonomia.
a realização de ditados e de constantes avaliações diagnósticas que possibilitariam o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.
o desenvolvimento de atividades extra-classe que possibilitariam que os alunos pusessem em jogo seus conhecimentos sobre determinado tema.
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