Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na perspectiva da organização do ensino por Ciclos de aprendizagem, o caráter assumido pelas práticas avaliativas deve ser
classificatório.
seletivo.
formativo.
diagnóstico.
Uma matriz de referência pode conter conhecimentos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, com a finalidade de
determinar estratégias parar o bom desenvolvimento das atividades.
padronizar as práticas a serem desenvolvidas pelos professores.
orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação.
impor condições para o desenvolvimento da avaliação.
O professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio
da utilização de materiais didáticos escritos.
da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos.
de atividades lúdicas que estimulem a leitura.
do desenvolvimento de projetos temáticos.
A contextualização do ensino da Matemática é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem dos alunos nesta área do conhecimento. Neste sentido, essa contextualização poderá ser desenvolvida pelos professores
por meio de atividades variadas que repitam a aplicação direta dos conceitos matemáticos já trabalhados em sala de aula.
a partir do trabalho sobre a história da matemática e da vinculação dos conteúdos com o cotidiano e as práticas sociais que envolvam esta área do conhecimento.
por meio de atividades sistemáticas que reforcem a importância desta área do conhecimento para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos alunos.
a partir da realização de atividades extraclasse que possibilitem a relação dos conceitos apreendidos em sala de aula com mais autonomia.
Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é uma das finalidades importantes do ensino da Matemática, pois
o aluno, a partir da resolução de problemas, é estimulado a pensar de forma individual, desenvolvendo assim habilidades como raciocínio e lógica.
as soluções e respostas aos problemas colocados são precisas e facilitam o processo de avaliação e planejamento das atividades.
como a resolução de problemas está diretamente relacionada à resolução de conflitos, essas atividades possibilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
os professores, quando apoiam a sua prática pedagógica na resolução de problemas, contextualizam a aprendizagem e propiciam a aquisição de conhecimentos relevantes.
Sandra é professora do 2º ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais adequada seria
proporcionar um momento de discussão coletiva com os alunos para o estabelecimento de combinados a serem cumpridos pelo grupo.
determinar regras para o bom convívio do grupo e estabelecer premiações e punições para os alunos que cumprirem ou não estas regras.
reunir-se com os pais e explicitar os problemas que estão sendo enfrentados e exigir a colaboração dos mesmos para o enfrentamento das questões levantadas.
conversar com a coordenadora para estabelecer procedimentos para sanção de alunos que descumpram as boas regras de convivência.
Marisa é professora do 1º ano do Ensino Fundamental e acabou de realizar a avaliação diagnóstica dos alunos de sua sala. A partir desta atividade, a professora deverá
remanejar os alunos com conhecimentos insuficientes para classes de reforço.
arquivar os resultados obtidos e compará-los com avaliação a ser desenvolvida no final do ano letivo.
classificar os alunos e dividi-los em dois grupos: dos avançados e dos que possuem dificuldades.
planejar intervenções pedagógicas para atender as necessidades mapeadas pela avaliação diagnóstica.
Para que o trabalho em grupo possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos, é importante que o professor
intervenha na composição dos grupos, evitando a escolha apenas por afinidades entre os alunos.
garanta a realização de atividades coletivas extraclasse para que os alunos possam desenvolver tarefas.
mantenha a composição dos grupos durante um longo período para que os alunos possam se habituar a trabalhar em conjunto.
deixe que os próprios alunos escolham seu grupo para garantir o bom relacionamento entre os integrantes.
No espaço escolar, o grêmio estudantil
amplia os conflitos com a direção escolar, pois os alunos tendem a assumir uma postura autônoma.
afasta alunos que têm menor nível de participação e espírito crítico em relação aos participantes do grêmio.
funciona como um espaço de socialização e ludicidade, amenizando a pressão do ensino médio.
concretiza o direito dos adolescentes de se organizar e participar em entidades estudantis.
não agrega maiores contribuições, atualmente, pois os demais espaços da escola já são democráticos.
As dimensões/eixos do conhecimento que devem ser contemplados nos instrumentos avaliativos, para que os mesmos estejam de acordo com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, são:
diagnóstico, aplicação e avaliação.
pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.
conceituais, procedimentais e atitudinais.
sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
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