Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    considerar alfabetização e letramento como processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparáveis, sendo ambos indispensáveis.

  • B.

    entender que a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que primeiramente contempla a alfabetização, para em um segundo momento, contemplar o letramento.

  • C.

    focar-se no letramento, uma vez que grande parte dos indicadores do SAEB mostra que muitas crianças, embora alfabetizadas, não são letradas ou manifestam diferentes graus de analfabetismo funcional.

  • D.

    dedicar sempre a maior ênfase à alfabetização, por ser o mecanismo pelo qual a criança se apropria do sistema alfabético, já que este envolve aprendizados muito específicos e totalmente independentes do letramento e dos componentes do sistema fonológico da língua.

  • A.

    aponta para a perspectiva da criança e do adolescente como sujeito de direitos, inclusive no que se refere a possibilidade de refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem.

  • B.

    mostra-se pouco realista, pois, em uma turma de alunos, é praticamente impossível para o professor mediar o questionamento sobre os critérios utilizados nos processos avaliativos.

  • C.

    deve ser modificada, uma vez que critérios de avaliação coerentes e válidos somente podem ser decididos pelo professor, de acordo com sua experiência profissional e acadêmica.

  • D.

    não influencia no âmbito da escola, já que o diretor e o coordenador da equipe docente são as instâncias superiores e as estratégias avaliativas mais específicas ficam restritas à sala de aula.

  • E.

    consiste no auge da perspectiva democrática, mas restringe o papel do professor na avaliação dos alunos.

No Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é

  • A.

    de importância secundária, já que a educação infantil não é obrigatória, sendo uma opção dos pais colocar seus filhos na creche.

  • B.

    um problema particular dos pais das crianças, que têm o direito de escolher se pretendem colocar seus filhos na creche.

  • C.

    de importância fundamental, já que a educação infantil é um direito da criança e um dever do estado.

  • D.

    um problema da assistência social, que deve verificar a demanda real de pais que trabalham fora de casa.

  • E.

    uma possibilidade de articulação da escola e comunidade para organizar espaços informais de cuidado das crianças.

Em relação ao trabalho, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que

  • A.

    é desejável que o adolescente ocupe o tempo com atividades remuneradas, evitando seu envolvimento em conflitos.

  • B.

    se deve motivar o jovem a assumir um emprego fixo, dependendo da situação socioeconômica da família.

  • C.

    é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

  • D.

    é importante adiar ao máximo a contratação de um jovem, evitando interferir em seu ingresso no ensino superior.

  • E.

    poderá o adolescente trabalhar como bolsista ou estagiário, mas nunca como empregado fixo de uma empresa.

O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi implantado em 1990, com o objetivo de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo país. Para tanto, o SAEB coleta especificamente informações sobre

  • A.

    a escola, gestão escolar, professores e alunos.

  • B.

    a escola, gestão escolar e dados dos municípios e estados.

  • C.

    os alunos e pais de escolas públicas e privadas.

  • D.

    os professores, coordenadores, diretores e pais dos alunos.

  • E.

    as secretarias municipais e estaduais de educação em todo país.

Conforme artigo 56 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de

  • A.

    reiteração de indisciplina, roubo na instituição envolvendo seus alunos e desrespeito às instâncias superiores da escola.

  • B.

    violência por parte de seus alunos, falta de participação dos pais em reuniões e descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares.

  • C.

    alunos que não apresentam documentação necessária para inscrição, falta de vagas em sua unidade e inadequação do aluno a sua unidade.

  • D.

    maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar esgotados os recursos escolares, e elevados níveis de repetência.

  • E.

    descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares, maus-tratos envolvendo seus alunos e reiteração de indisciplina.

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) considera criança a pessoa de até

  • A.

    9 anos de idade incompletos.

  • B.

    10 anos de idade incompletos.

  • C.

    11 anos de idade incompletos.

  • D.

    12 anos de idade incompletos.

  • E.

    13 anos de idade incompletos.

  • A.

    assumir a formação integral do aluno e reforçar a necessidade do planejamento das atividades a serem desenvolvidas.

  • B.

    ter uma estrutura logística adequada, tais como quadras e laboratórios, para que possam ser trabalhados procedimentos, valores e normas.

  • C.

    realizar a avaliação de acordo com a matriz do SAEB, pois a mesma contempla também procedimentos, valores e atitudes.

  • D.

    proporcionar prioritariamente momentos lúdicos de jogos e brincadeiras, que auxiliem no desenvolvimento de procedimentos, normas e atitudes.

  • E.

    assumir a formação de seus profissionais, uma vez que a noção de conteúdo expressa nos documentos é complexa e de difícil compreensão.

O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é

  • A.

    avaliar as escolas públicas no que diz respeito às metodologias e práticas desenvolvidas.

  • B.

    gerar informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais no país.

  • C.

    coletar dados das escolas públicas do país para auxiliar diretores e coordenadores no monitoramento de suas ações.

  • D.

    fornecer subsídios para que os diretores e coordenadores das escolas possam implementar processos formativos mais eficientes.

  • E.

    coletar dados para compor banco de dados que auxilie no desenvolvimento de currículos mais contextualizados às demandas territoriais.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem como um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Neste sentido, este documento configura-se como

  • A.

    uma matriz curricular que deve ser executada por estados e municípios e tem como objetivo resolver os problemas educacionais do país.

  • B.

    um referencial curricular homogêneo, que deve ser aplicado por todos os estados para garantir bons resultados no sistema educacional.

  • C.

    um currículo que deve ser utilizado por todas as escolas do país, para garantir a qualidade da educação em escolas públicas e privadas.

  • D.

    uma matriz curricular a ser utilizada por todas as escolas públicas para garantir uma melhor avaliação no SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico).

  • E.

    um referencial curricular aberto e flexível a ser utilizado por estados e municípios e tem como objetivo contribuir com a qualidade da educação no país.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...