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considerar alfabetização e letramento como processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparáveis, sendo ambos indispensáveis.
entender que a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que primeiramente contempla a alfabetização, para em um segundo momento, contemplar o letramento.
focar-se no letramento, uma vez que grande parte dos indicadores do SAEB mostra que muitas crianças, embora alfabetizadas, não são letradas ou manifestam diferentes graus de analfabetismo funcional.
dedicar sempre a maior ênfase à alfabetização, por ser o mecanismo pelo qual a criança se apropria do sistema alfabético, já que este envolve aprendizados muito específicos e totalmente independentes do letramento e dos componentes do sistema fonológico da língua.
aponta para a perspectiva da criança e do adolescente como sujeito de direitos, inclusive no que se refere a possibilidade de refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem.
mostra-se pouco realista, pois, em uma turma de alunos, é praticamente impossível para o professor mediar o questionamento sobre os critérios utilizados nos processos avaliativos.
deve ser modificada, uma vez que critérios de avaliação coerentes e válidos somente podem ser decididos pelo professor, de acordo com sua experiência profissional e acadêmica.
não influencia no âmbito da escola, já que o diretor e o coordenador da equipe docente são as instâncias superiores e as estratégias avaliativas mais específicas ficam restritas à sala de aula.
consiste no auge da perspectiva democrática, mas restringe o papel do professor na avaliação dos alunos.
No Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é
de importância secundária, já que a educação infantil não é obrigatória, sendo uma opção dos pais colocar seus filhos na creche.
um problema particular dos pais das crianças, que têm o direito de escolher se pretendem colocar seus filhos na creche.
de importância fundamental, já que a educação infantil é um direito da criança e um dever do estado.
um problema da assistência social, que deve verificar a demanda real de pais que trabalham fora de casa.
uma possibilidade de articulação da escola e comunidade para organizar espaços informais de cuidado das crianças.
Em relação ao trabalho, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que
é desejável que o adolescente ocupe o tempo com atividades remuneradas, evitando seu envolvimento em conflitos.
se deve motivar o jovem a assumir um emprego fixo, dependendo da situação socioeconômica da família.
é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
é importante adiar ao máximo a contratação de um jovem, evitando interferir em seu ingresso no ensino superior.
poderá o adolescente trabalhar como bolsista ou estagiário, mas nunca como empregado fixo de uma empresa.
O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi implantado em 1990, com o objetivo de produzir informações sobre o desempenho da educação básica em todo país. Para tanto, o SAEB coleta especificamente informações sobre
a escola, gestão escolar, professores e alunos.
a escola, gestão escolar e dados dos municípios e estados.
os alunos e pais de escolas públicas e privadas.
os professores, coordenadores, diretores e pais dos alunos.
as secretarias municipais e estaduais de educação em todo país.
Conforme artigo 56 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de
reiteração de indisciplina, roubo na instituição envolvendo seus alunos e desrespeito às instâncias superiores da escola.
violência por parte de seus alunos, falta de participação dos pais em reuniões e descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares.
alunos que não apresentam documentação necessária para inscrição, falta de vagas em sua unidade e inadequação do aluno a sua unidade.
maus-tratos envolvendo seus alunos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar esgotados os recursos escolares, e elevados níveis de repetência.
descaso por parte dos familiares de seus alunos esgotados os recursos escolares, maus-tratos envolvendo seus alunos e reiteração de indisciplina.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) considera criança a pessoa de até
9 anos de idade incompletos.
10 anos de idade incompletos.
11 anos de idade incompletos.
12 anos de idade incompletos.
13 anos de idade incompletos.
assumir a formação integral do aluno e reforçar a necessidade do planejamento das atividades a serem desenvolvidas.
ter uma estrutura logística adequada, tais como quadras e laboratórios, para que possam ser trabalhados procedimentos, valores e normas.
realizar a avaliação de acordo com a matriz do SAEB, pois a mesma contempla também procedimentos, valores e atitudes.
proporcionar prioritariamente momentos lúdicos de jogos e brincadeiras, que auxiliem no desenvolvimento de procedimentos, normas e atitudes.
assumir a formação de seus profissionais, uma vez que a noção de conteúdo expressa nos documentos é complexa e de difícil compreensão.
O censo escolar é realizado em âmbito nacional com informações referentes à educação básica em seus diferentes níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Um dos objetivos deste processo é
avaliar as escolas públicas no que diz respeito às metodologias e práticas desenvolvidas.
gerar informações para a formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais no país.
coletar dados das escolas públicas do país para auxiliar diretores e coordenadores no monitoramento de suas ações.
fornecer subsídios para que os diretores e coordenadores das escolas possam implementar processos formativos mais eficientes.
coletar dados para compor banco de dados que auxilie no desenvolvimento de currículos mais contextualizados às demandas territoriais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem como um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o país. Neste sentido, este documento configura-se como
uma matriz curricular que deve ser executada por estados e municípios e tem como objetivo resolver os problemas educacionais do país.
um referencial curricular homogêneo, que deve ser aplicado por todos os estados para garantir bons resultados no sistema educacional.
um currículo que deve ser utilizado por todas as escolas do país, para garantir a qualidade da educação em escolas públicas e privadas.
uma matriz curricular a ser utilizada por todas as escolas públicas para garantir uma melhor avaliação no SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico).
um referencial curricular aberto e flexível a ser utilizado por estados e municípios e tem como objetivo contribuir com a qualidade da educação no país.
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