Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O analfabetismo no Brasil tem sido foco de estudos, estatísticas e análises há muitas décadas. A constatação de que a escola (que tem como uma de suas principais funções alfabetizar as crianças) vem produzindo analfabetos e analfabetos funcionais gerou um intenso debate nas escolas, nas universidades, nas secretarias de Educação, na imprensa etc. Hoje sabe-se que esse fracasso é decorrente

  • A.

    da adoção do sistema de ciclos pautados pela progressão continuada desenvolvida por escolas e sistemas de ensino.

  • B.

    da adoção do método silábico/fônico como estratégia didática de alfabetização e o desenvolvimento de práticas de ensino da linguagem escrita.

  • C.

    da utilização de práticas de alfabetização fundamentadas na teoria construtivista de ensino e aprendizagem.

  • D.

    de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos, metodológicos e conceituais da escola e da sociedade brasileira em geral.

Considerando que a aprendizagem do alfabeto com suas 26 letras é um dos aspectos importantes no processo de ensino e aprendizagem, a proposta mais adequada para a prática de sala de aula é apresentar

  • A.

    a letra “A” e seguir a sequência conforme os alunos se apropriem de cada letra, evitando o excesso de informações e possíveis confusões entre elas.

  • B.

    as 26 letras, garantindo uma visão do conjunto de nosso alfabeto e, consequentemente, a compreensão do todo pelos alunos.

  • C.

    o alfabeto em partes, começando pelas letras mais “fáceis” para, depois de sua aprendizagem, apresentar aquelas que podem gerar equívocos como, por exemplo “Z" e "S”.

  • D.

    o conjunto de 26 letras somente quando os alunos forem alfabetizados e puderem apropriar-se da ordem alfabética e seu uso em nossa sociedade.

Após a realização da avaliação diagnóstica de sua turma, a professora Carla descobriu que sua classe apresentava um perfil bem heterogêneo no que se referia às capacidades de leitura e escrita de seus alunos. A estratégia que mais poderia auxiliar no desenvolvimento dessas capacidades de todos os alunos de sua sala seria

  • A.

    a aplicação de atividades individuais, que proporcionariam a adequação da atividade de acordo com o nível de cada um dos alunos.

  • B.

    o desenvolvimento de tarefas em parceria, de forma que os alunos pudessem desenvolver atividades diversificadas e com maior autonomia.

  • C.

    a realização de ditados e de constantes avaliações diagnósticas que possibilitariam o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.

  • D.

    o desenvolvimento de atividades extra-classe que possibilitariam que os alunos pusessem em jogo seus conhecimentos sobre determinado tema.

Na perspectiva da organização do ensino por Ciclos de aprendizagem, o caráter assumido pelas práticas avaliativas deve ser

  • A.

    classificatório.

  • B.

    seletivo.

  • C.

    formativo.

  • D.

    diagnóstico.

Uma matriz de referência pode conter conhecimentos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, com a finalidade de

  • A.

    determinar estratégias parar o bom desenvolvimento das atividades.

  • B.

    padronizar as práticas a serem desenvolvidas pelos professores.

  • C.

    orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação.

  • D.

    impor condições para o desenvolvimento da avaliação.

O professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio

  • A.

    da utilização de materiais didáticos escritos.

  • B.

    da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos.

  • C.

    de atividades lúdicas que estimulem a leitura.

  • D.

    do desenvolvimento de projetos temáticos.

A contextualização do ensino da Matemática é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem dos alunos nesta área do conhecimento. Neste sentido, essa contextualização poderá ser desenvolvida pelos professores

  • A.

    por meio de atividades variadas que repitam a aplicação direta dos conceitos matemáticos já trabalhados em sala de aula.

  • B.

    a partir do trabalho sobre a história da matemática e da vinculação dos conteúdos com o cotidiano e as práticas sociais que envolvam esta área do conhecimento.

  • C.

    por meio de atividades sistemáticas que reforcem a importância desta área do conhecimento para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos alunos.

  • D.

    a partir da realização de atividades extraclasse que possibilitem a relação dos conceitos apreendidos em sala de aula com mais autonomia.

Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é uma das finalidades importantes do ensino da Matemática, pois

  • A.

    o aluno, a partir da resolução de problemas, é estimulado a pensar de forma individual, desenvolvendo assim habilidades como raciocínio e lógica.

  • B.

    as soluções e respostas aos problemas colocados são precisas e facilitam o processo de avaliação e planejamento das atividades.

  • C.

    como a resolução de problemas está diretamente relacionada à resolução de conflitos, essas atividades possibilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.

  • D.

    os professores, quando apoiam a sua prática pedagógica na resolução de problemas, contextualizam a aprendizagem e propiciam a aquisição de conhecimentos relevantes.

Sandra é professora do 2º ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais adequada seria

  • A.

    proporcionar um momento de discussão coletiva com os alunos para o estabelecimento de combinados a serem cumpridos pelo grupo.

  • B.

    determinar regras para o bom convívio do grupo e estabelecer premiações e punições para os alunos que cumprirem ou não estas regras.

  • C.

    reunir-se com os pais e explicitar os problemas que estão sendo enfrentados e exigir a colaboração dos mesmos para o enfrentamento das questões levantadas.

  • D.

    conversar com a coordenadora para estabelecer procedimentos para sanção de alunos que descumpram as boas regras de convivência.

Marisa é professora do 1º ano do Ensino Fundamental e acabou de realizar a avaliação diagnóstica dos alunos de sua sala. A partir desta atividade, a professora deverá

  • A.

    remanejar os alunos com conhecimentos insuficientes para classes de reforço.

  • B.

    arquivar os resultados obtidos e compará-los com avaliação a ser desenvolvida no final do ano letivo.

  • C.

    classificar os alunos e dividi-los em dois grupos: dos avançados e dos que possuem dificuldades.

  • D.

    planejar intervenções pedagógicas para atender as necessidades mapeadas pela avaliação diagnóstica.

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