Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A alfabetização passa a ser concebida, pela UNESCO (1999), como “conhecimento básico, necessário a todos num mundo em transformação; em sentido amplo, é um direito humano fundamental [...]".

A alfabetização, nesta concepção, tem principalmente o papel de

  • A.

    ensinar técnicas de leitura e escrita para melhor desenvolver a concentração dos alunos nos estudos.

  • B.

    possibilitar a inserção das pessoas no mercado de trabalho informal, de maneira a permitir a ascensão social.

  • C.

    incentivar os alunos a teorizar, por meio da aquisição de conhecimentos empíricos, para que consigam prosseguir os estudos.

  • D.

    promover a participação em atividades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de ser requisito básico para a educação continuada durante a vida.

Para que a escola seja inclusiva, respeitando e valorizando a diversidade cultural existente em nossa sociedade, nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados,

  • A.

    o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena é obrigatório.

  • B.

    a aprendizagem de LIBRAS tornou-se parte integrante dos currículos escolares.

  • C.

    o direito à liberdade de expressão foi legalmente instituído aos grupos socialmente discriminados.

  • D.

    a aquisição da leitura e da escrita se dará a partir do estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para facilitar o acesso, a permanência, a aprendizagem e a obtenção de conhecimentos aos alunos com necessidades educacionais especiais, a escola que se propõe a ser inclusiva deve disponibilizar

  • A.

    tratamento clínico especializado para os alunos deficientes.

  • B.

    suportes técnicos e científicos sistemáticos aos professores.

  • C.

    psicólogos educacionais para avaliar as deficiências.

  • D.

    formação técnica aos pais de alunos deficientes.

Muitos estudos foram realizados com relação à organização do espaço que a escola ocupa e utiliza, e que vai sendo transformado nas relações estabelecidas. Segundo Zabala (1998), as salas precisam de um mobiliário que permita um deslocamento temporário conforme as propostas metodológicas, além do trabalho individual. Esta forma de organização seria

  • A.

    o deslocamento da centralidade da aprendizagem para o ensino.

  • B.

    a oportunidade de centrar no ensino a transmissão do conhecimento.

  • C.

    a oportunidade de se ter o controle da sala de aula.

  • D.

    o deslocamento da centralidade do ensino para a aprendizagem.

A noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se

  • A.

    ao nível de desenvolvimento recém-conquistado pela criança.

  • B.

    à distância entre o nível de desenvolvimento atual da criança e o que ela é capaz de fazer com ajuda.

  • C.

    ao quociente intelectual da criança mensurado na idade pré-escolar.

  • D.

    às expectativas de aprendizagem que se colocam para a criança.

  • E.

    às aprendizagens que estão consolidadas pela criança, autonomamente.

A inclusão escolar, que visa a reverter o percurso de exclusão de qualquer natureza e ampliar as possibilidades de inserção de crianças, jovens e adultos em escolas regulares, tem sido defendida em conferências, convenções e documentos internacionais. A Declaração de Salamanca, em 1994, propôs a escola inclusiva como aquela

  • A.

    aberta às diferenças, na qual as crianças, jovens e adultos devem aprender juntos, independentemente de suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.

  • B.

    na qual se desenvolva uma pedagogia centrada no professor e capaz de educar as crianças com diferentes necessidades, reordenando o trabalho pedagógico para as classes que irão receber estas crianças com suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.

  • C.

    que reconhece e responde às diversas necessidades de seus alunos, assegurando um currículo capaz de educá-los em espaços criados exclusivamente para os alunos com necessidades educacionais especiais, reordenando e adaptando o trabalho pedagógico para as classes que acolherão as crianças com estas características.

  • D.

    que tem como princípio o direito incondicional à escolarização de todos os alunos em espaços educativos diferenciados; para isso a escola deve transformar-se para receber estes alunos e isto deve constar no Projeto Político-Pedagógico da escola, construído pela equipe gestora.

O alfabeto da Língua Portuguesa é composto por 26 letras, que possibilitam a escrita de todas as palavras da língua. O professor deve apresentá-lo aos alunos seguindo a ordem, o que facilita a compreensão do todo e a distinção de cada unidade, além de dar condição aos alunos de ampliarem sua compreensão sobre

  • A.

    os nomes das letras, familiarizando-se com a ortografia, pontuação, paragrafação na ordem alfabética.

  • B.

    a cultura escrita, familiarizando-se com um conhecimento de grande utilidade social, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem alfabética.

  • C.

    a cultura escrita, familiarizando-se com o conhecimento de escrita de palavras, frases e textos.

  • D.

    o conhecimento de ortografia, pontuação, paragrafação e sua compreensão sobre como escrever palavras e frases sem erros ortográficos.

Therrién (1995) salienta o quanto os estudos sobre a formação do professor ainda persistem em uma dissociação entre a formação e a prática cotidiana, não enfatizando os saberes da experiência. Segundo o autor, esses saberes da experiência, que se caracterizam por serem originados na prática cotidiana da profissão, podem refletir tanto a dimensão da razão

  • A.

    instrumental, que implica um saber-fazer ou saber-agir, quanto a dimensão da razão interativa, que permite supor, julgar, decidir e modificar de acordo com os condicionamentos das situações complexas.

  • B.

    instrumental, que implica a transmissão do saber pelo professor, que detém todo o conhecimento a ser repassado pelo aluno, quanto a dimensão da razão interativa, que implica num saber-fazer ou saber-agir.

  • C.

    interativa, que implica um saber-fazer ou saber-agir, quanto a dimensão instrumental, que permite supor, julgar, decidir, modificar de acordo com os condicionamentos de situações complexas.

  • D.

    interativa, que implica a transmissão do saber pelo professor que detém todo o conhecimento a ser repassado pelo aluno, quanto a dimensão da razão instrumental que permite supor, julgar, decidir, modificar de acordo com os condicionamentos de situações complexas.

Lúcia é professora em uma escola pública e ministra aulas no Ensino Fundamental no 2º ano (1ª série). Rachel, sua colega de turno, solicitou sua ajuda para montar os agrupamentos e reagrupamentos com sua sala, com o objetivo de fornecer a aprendizagem de todos os seus alunos com relação à leitura. Rachel tem algumas informações sobre o perfil dos seus alunos e, também, registros sobre as hipóteses de escrita das crianças. Lúcia ofereceu as seguintes orientações a Rachel para que o planejamento dos agrupamentos seja produtivo e atinja os objetivos de aprendizagem dos alunos:

  • A.

    realizar uma atividade diferente com cada aluno, tendo o professor como o único informante durante o desenvolvimento da atividade.

  • B.

    desenvolver atividades com pouco desafio, intervir da mesma maneira com todos os alunos e definir o número de participantes nos agrupamentos.

  • C.

    organizar atividades em pequenos grupos, definir o número de participantes em cada grupo e estabelecer critérios de seleção dos participantes.

  • D.

    planejar os agrupamentos junto com os alunos, sendo que eles devem escolher com quem desejam realizar a atividade.

Uma professora do 2º ano (1ª série) elaborou algumas atividades com o objetivo de identificar os progressos e as dificuldades dos seus alunos e levantar o que eles sabem e não sabem. Os alunos deveriam escrever uma lista de animais. A partir desta avaliação inicial, a professora planejará suas ações educativas acompanhando os processos dos alunos para que eles possam avançar no seu desenvolvimento e nas suas aprendizagens. Esta avaliação realizada por esta professora denomina-se

  • A.

    classificatória.

  • B.

    verificadora.

  • C.

    do rendimento escolar.

  • D.

    formativa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...