Questões de Pedagogia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O plano de gestão escolar é

I. condição de garantia da autonomia da escola.

II. planejamento de ações individuais do gestor.

III. documento de identidade da escola.

IV. retrato do projeto coletivo.

V. burocracia inerente ao diretor.

Está correto o apresentado APENAS em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    I, III e V.

O conselho de classe/série consiste em um

  • A.

    colegiado que tem como objetivo maior avaliar como a escola vem desenvolvendo o processo de ensino-aprendizagem.

  • B.

    dispositivo utilizado ao final do processo de avaliação dos alunos com problemas de aprendizagem.

  • C.

    espaço criado pelos diretores de escola para participar dos processos de avaliação dos alunos da escola.

  • D.

    recurso usado pelos professores para resolver questões relativas a comportamento e relacionamento com as turmas.

  • E.

    espaço democrático criado na escola para socializar com os alunos os resultados da avaliação da aprendizagem.

Na execução de um planejamento, prevê- se acompanhamento, registro do processo, sistematização e avaliação, portanto, pode-se inferir que

  • A.

    planejar e sistematizar as atividades se restringe à elaboração do projeto político pedagógico.

  • B.

    o planejamento é desnecessário quando se trata de organização de brincadeiras infantis.

  • C.

    o planejamento é o início de um processo que necessita de avaliação, por isso o registro não é importante uma vez que o que interessa é o resultado obtido.

  • D.

    planejar é atividade intrínseca à educação.

  • E.

    planejar, acompanhar, registrar e avaliar as ações pedagógicas é de competência do coordenador pedagógico. Ao professor compete executar o estabelecido para garantir os resultados esperados.

A relação da gestão escolar com o grêmio estudantil deve ser de

  • A.

    não interferência, já que o grêmio deve ser iniciativa dos alunos.

  • B.

    apoio, com a criação de espaços de participação dos alunos no cotidiano escolar.

  • C.

    controle, pois os alunos do ensino fundamental precisam disso constantemente.

  • D.

    tutela, já que os alunos precisam se adaptar ao projeto pedagógico da escola.

  • E.

    não apoio, pois as experiências de grêmio estudantil acabam em conflitos com a gestão.

Em uma escola pública localizada na periferia de uma grande cidade, o diretor observava um alto nível de absenteísmo nas reuniões do conselho de escola e, dentre as poucas pessoas que compareciam, um certo desinteresse nos assuntos que compunham a pauta. Considere as seguintes ações:

I. considerar a falta de participação como um indicador de que a comunidade não tem interesse em participar da gestão e dissolver o conselho escolar.

II. rever os horários e datas de reunião, considerando a rotina de trabalho dos representantes do conselho escolar.

III. implementar uma política de premiação que motive pais e representantes da comunidade local a participarem das reuniões do conselho.

IV. repensar o formato das reuniões, investindo em pautas mais de natureza consultiva e deliberativa do que apenas informativa.

V. ampliar o convite à reunião, possibilitando que outras pessoas interessem-se por compor o conselho escolar e dele participar.

As ações que mais se aproximam de uma gestão aliada aos princípios democráticos são as descritas APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    III, IV e V.

  • C.

    II, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    I, II e V.

A aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana baseia-se em uma política de

  • A.

    exclusão, pautada em dificultar a entrada de grupos historicamente favorecidos em nome da igualdade social.

  • B.

    manutenção, pautada em ações que corroboram a ideia de que na escola brasileira não há racismo.

  • C.

    reparações, pautada em ações afirmativas que visam a corrigir desigualdades raciais e sociais historicamente constituídas.

  • D.

    assistencialismo, pautada em ações sociais que buscam assistir grupos socialmente desfavorecidos.

  • E.

    intervencionismo, pautada em ações curriculares que incluem novos conteúdos ao projeto pedagógico das escolas.

Madalena acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental no interior de São Paulo. Ao iniciar suas atividades, percebe que a escola ainda não tem uma proposta pedagógica estruturada de acordo com a política educacional do Estado. Para auxiliar sua equipe na adequação da proposta pedagógica da escola, além de considerar dados relativos ao perfil sociocultural e econômico dos alunos, Madalena deverá utilizar, principalmente,

  • A.

    a matriz de avaliação do Saresp, propondo uma discussão coletiva com o grupo de professores e elaborando a proposta pedagógica para a avaliação escola.

  • B.

    a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, propondo uma discussão com a equipe escolar e a construção de planos anuais por disciplina.

  • C.

    os materiais do Programa Ler e Escrever, propondo uma discussão com o grupo de professores e a elaboração de plano que contemple o trabalho com leitura e escrita em todas as áreas.

  • D.

    as Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental, elaborando junto ao professor coordenador a proposta pedagógica, para apresentação à equipe, para validação.

  • E.

    os Parâmetros Curriculares Nacionais, elaborando individualmente o documento e apresentando-o para a equipe.

De maneira geral, é possível afirmar que os planos de ensino dos professores constituem

  • A.

    a relação oficial e acordada das propostas feitas pelos vários professores para cada disciplina e série.

  • B.

    os norteadores que servem para a elaboração dos planos das aulas e da avaliação da aprendizagem dos alunos.

  • C.

    a sequência lógica de ensino-aprendizagem e as regras básicas de funcionamento da classe.

  • D.

    a definição daquilo que deve mobilizar os professores das disciplinas para implementá-las em suas aulas.

  • E.

    as possibilidades e ajustes, em relação àqueles indicados nas Propostas Curriculares e no Plano Plurianual.

Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.

Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

Um dos professores respondeu que essa lei só dificultou mais ainda a situação em sala de aula, pois até questionar a avaliação do professor agora o aluno pode. Ele se referiu ao

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: III − direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

O diretor, visando a uma atuação formativa e democrática,

  • A.

    concordou com essa fala, pois é fato que a ampliação dos direitos contribui com a diminuição da autoridade do professor.

  • B.

    concordou com essa fala, pois especificamente nesse parágrafo há ingerência do ECA em uma definição da escola sobre critérios de avaliação.

  • C.

    discordou dessa fala, pois o professor confundiu a questão da autoridade com a clareza dos critérios da avaliação.

  • D.

    registrou a opinião do professor e informou ao professor coordenador para que tomasse as providências em relação à formação.

  • E.

    preferiu não emitir uma posição com relação a essa fala, pois isso iria restringir o professor na sua liberdade de expressão.

Atenção: Leia a situação a seguir e responda às questões de números 54 e 55.

Um diretor levou para discutir com a equipe de professores de sua escola o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

Esse documento legal

  • A.

    não tem relação alguma com o regime de progressão continuada, já que um regula os direitos da criança e do adolescente e outro o sistema de avaliação.

  • B.

    tem seus princípios em conformidade com o regime de progressão continuada, pois ambos visam a garantir o direito ao acesso e à permanência do aluno na escola.

  • C.

    está em desacordo com o regime de progressão continuada, pois o ECA garante o direito à educação, enquanto o regime de progressão continuada o flexibiliza.

  • D.

    sustenta-se equivocadamente na ideia de garantia dos direitos e não no mérito do aluno que se esforça para aprender.

  • E.

    reforça a preponderância dos direitos do adolescente na sociedade atual.

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